A bipolaridade é um transtorno relacionado às alterações no humor, de acordo com o DSM-5. No entanto, este transtorno mental afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo todo, sendo um dos distúrbios mais recorrentes da atualidade.

Contudo, abre-se o questionamento. O que configura uma pessoa com transtorno bipolar? Há muitas dúvidas acerca do tema e seu diagnóstico e por isso, trouxemos mais sobre a bipolaridade e os cinco principais sinais que indicam sua presença.

Tipos de bipolaridade

O Transtorno Bipolar é uma doença, por isso, como toda patologia, só poderá ser diagnosticada por um profissional. O tratamento consiste no acompanhamento psicológico e pode ser realizado com ou sem o auxílio de medicamentos.

Contudo, não é apenas alteração súbita no humor que determina uma pessoa bipolar. Apesar do termo ser usado corriqueiramente nas situações de oscilação de estado da mente, o transtorno bipolar pode ser classificado conforme a intensidade em:

Transtorno Bipolar tipo 1

É considerado o tipo mais grave de bipolaridade. Contudo, durante os episódios maníacos, a pessoa experimenta uma elevação anormal do humor, com sintomas como euforia, agitação, aumento da energia, diminuição da necessidade de sono e pensamentos acelerados, fala excessiva, impulsividade e comportamentos de risco.

Esses episódios maníacos podem durar pelo menos uma semana e podem levar a problemas significativos no funcionamento social, ocupacional e pessoal. Ainda, após o episódio maníaco, a pessoa pode entrar em um episódio depressivo, caracterizado por sintomas como tristeza profunda

Transtorno Bipolar tipo 2

Ao contrário do transtorno bipolar tipo 1, no transtorno bipolar tipo 2 não ocorrem episódios completos de mania. No entanto, as oscilações de humor podem ser significativamente debilitantes e interferir na qualidade de vida da pessoa.

É caracterizado por episódios de depressão maior alternados com episódios de hipomania. Durante os episódios de hipomania, a pessoa pode apresentar sintomas como aumento de energia, otimismo excessivo, aumento da atividade e diminuição da necessidade de sono.

Ciclotimia

É caracterizado por oscilações cíclicas de humor, com episódios de hipomania e episódios de leve depressão. Esses episódios são menos intensos do que os observados nos transtornos bipolares, mas ainda assim podem causar desconforto e interferir no funcionamento diário.

A ciclotimia é crônica e pode durar por longos períodos, com alternâncias entre os episódios de hipomania e depressão leve. No entanto, muitas vezes os sintomas não são reconhecidos ou não são suficientemente graves para serem considerados um transtorno bipolar completo.

5 sinais de bipolaridade

A bipolaridade tem tratamento, porém os sinais devem ser observados o quanto antes para ter uma eficácia positiva que evite a evolução do quadro. Então, confira abaixo os cinco principais sintomas do transtorno para ajudá-lo a identificar a bipolaridade.

1. Mudanças de humor

A mudança repentina de humor é uma das características mais marcantes do transtorno bipolar. A simples oscilação não determina o que é ser bipolar, porém a frequência com que isso ocorre irá dar o sinal da possibilidade do distúrbio.

Para saber como identificar uma pessoa bipolar, fique atento às variações do humor, pois, geralmente, são mudanças bruscas e extremas. Dessa forma, a pessoa bipolar irá passar de estados de alegria excessiva para fortes depressões ou vice-versa.

2. Oscilação na disposição

O transtorno de bipolaridade altera significativamente o nível de energia das pessoas. Dessa forma, é comum demonstrar muita disposição num dia em que esteja no estado de euforia, enquanto, até mesmo no dia seguinte, o indivíduo passe ao estado de depressão e fique desanimado para realizar qualquer atividade.

Dessa forma, para lidar com uma pessoa bipolar é fundamental, principalmente, nos estágios depressivos, entender os sinais e ficar atento na ocorrência dos sintomas. Este ponto é vital, pois a pessoa que está com falta de energia mental pode arquitetar pensamentos negativos e destrutivos, como o suicídio, por exemplo.

3. Alterações no apetite

Alguns pequenos sinais como o aumento ou a perda do apetite podem ajudar a identificar o transtorno bipolar. Entretanto, a duração e a intensidade dos sintomas são fatores importantes na observação. 

Sendo assim, é importante notar essas mudanças quando acompanhadas de comportamentos depressivos e ansiosos, podem representar o desfasamento da saúde mental do indivíduo em sofrimento.

4. Mudanças no sono

O transtorno de bipolaridade pode afetar o sono e, nesse caso também, possui efeitos diferentes conforme o estado mental do indivíduo. Logo, na fase eufórica, ocorre a diminuição das horas de sono por conta da agitação, levando a diversos episódios de insônia.

Em contraposição, a etapa depressiva pode levar a sintomas contrários, ou seja, resulta em aumento anormal das horas de sono. É importante notar que isso é decorrência do esgotamento mental e físico, influências claras do efeito da depressão.

5. Diferenças na libido

A alteração repentina na libido pode ser um indicativo da bipolaridade. Um desejo excessivo por sexo (na fase eufórica) e total desinteresse pela prática sexual (na fase depressiva) são os sintomas para prestar atenção.

Nesse sentido, é importante saber como lidar com pessoas bipolares, pois o sexo ainda é um tema delicado para a sociedade. Dessa forma, tentar compreender a situação e evitar uma postura agressiva são as melhores opções, além de, óbvio, procurar um profissional para tratar do tema.

Tratamento para o Transtorno de Bipolaridade

O tratamento para o transtorno bipolar envolve uma abordagem abrangente que combina medicamentos, terapia psicossocial e algumas mudanças no estilo de vida. É importante ressaltar que o tratamento deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais e deve ser realizado sob a supervisão de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.

Na Telavita, temos profissionais especializados em saúde mental prontos para oferecer suporte e orientação personalizada para o tratamento do transtorno bipolar. Nossa equipe de psicólogos e psiquiatras está preparada para ajudar você a encontrar o caminho para uma vida mais equilibrada e estável.

Conheça a Telavita

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite estou com uma irmã que está aparentando estar com problema bipolar ela ficou viúva a um ano sempre mostrou facilidade em rir e chora está com comportamento estranho fica com algumas pessoas bem com outras acreciva verbalmente comenta algo que não foi dito mais que ela ouviu dizer contra ela ela se nega ajuda médica mais sei que precisa de acompanhamento médico ela quer ir até a casa da minha mãe mais ao chegar começa a descutir com minha irmã que cuida da minha mãe vejo que precisa de ajuda

  2. eu tenho esses transtorno mas o meu parece que dura meses na fase depressiva nao tenho vontade de fazer nada fico o dia inteiro deitada nao sei mas o que fazer mas ninguem entende que eu presciso de ajuda fala que e frescura que e preguissa mas eu to nun desanimo inevitalvel nao sei ams o que fazer a questao do suicidio ja passou pela minha cabeca

  3. Sou diagnosticada com transtorno bipolar afetivo, e essa matéria descreve exatamente o que sentimos no decorrer do nosso dia a dia. É uma luta constante, e o acompanhamento médico é necessário, aliás, essencial!

  4. Eu me chamo Luana a 3 anos atrás fui diagnosticada com depressão e transtorno bipolar com mania, mas tem 1 ano que parei o tratamento, porém a uns meses eu tenho conversado sozinha, tenho muita vontade de rir sozinha, gritar, pular, bater palma, e outra hora t tudo muito mal, será que isso é por causa do Problema ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.