Com a pandemia, diversas mudanças impactaram o mundo corporativo, entretanto, uma que ganhou bastante destaque foi a implementação do trabalho remoto. Aliás, esse desafio fez com que as empresas tivessem que ir além para pensar na gestão de pessoas.

Nesse sentido, os gestores precisaram tomar cuidado para que os colaboradores não se sentissem isolados, pois estes poderiam se sentir mais acuados e inseguros ao falar sobre seus medos e inseguranças no modelo home-office. 

Dessa forma, a questão da segurança psicológica dentro do ambiente de trabalho foi ganhando força. Afinal, a saúde mental dos funcionários está diretamente ligada a produtividade e ao sucesso dos negócios.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O que é segurança psicológica no trabalho?

Segurança psicológica no trabalho se refere a um ambiente organizacional em que as pessoas se sentem confortáveis para falarem suas opiniões, compartilharem experiências e ideias sem serem punidos ou rejeitados. 

Trata-se, basicamente, da construção de um ambiente de trabalho colaborativo e receptivo que estimula as pessoas a serem elas mesmas. Aliás, são diversos os benefícios que a segurança psicológica gera às empresas. De forma geral, traz maior produtividade das equipes, redução de turnover, equipes mais seguras e maior receita.

LEIA MAIS: Como lidar com a saúde mental dos colaboradores no ambiente corporativo

As empresas que desejam crescer, ter sucesso e ser um lugar seguro para os profissionais produzirem devem se preocupar com a segurança psicológica no ambiente de trabalho. Afinal, esse fator é determinandte na produtividade, felicidade e no comprometimento dos colaboradores no dia a dia.

Sendo assim, esse aspecto organizacional proporcina uma cultura que permite o crescimento profissional, pois permite que as pessoas compartilharem ideias, opiniões e medos sem o medo de serem julgados ou expostos.

Desse modo, um ambiente harmonioso permite a difusão de experiências e liberdade criativo, tão importantes para a prosperidade dos negócios. Então, a segurança psicológica também é fundamental de um ponto de visto econômico da empresa.

As consequências da falta da segurança psicológica

Como vimos, essa característica organizacional é um dos fatores essenciais para que uma equipe alcance a alta performance e seja inovadora. Entretanto, a falta dela pode ser devastadora dentro de uma empresa.

Nesse sentido, é possível perceber que os colaboradores estão mais propensos a problemas de saúde mental, o que afeta diretamente o desempenho individual. Assim, quando a equipe se torna frágil e não desenvolve uma comunicação de qualidade, a empresa perde economicamente também.

Um ambiente conturbado e que atrapalha a atividade das pessoas somente trará prejuízos à corporação. Dessa forma, os objetivos não serão alcançados e diversos problemas interpessoais irão minar a capacidade de crescimento do negócio.

Conheça a Telavita

Como ter mais segurança psicológica no trabalho

Não podemos negar a importância da segurança psicológica para a promoção do bem-estar corporativo e para o crescimento da empresa. Afinal, essa característica demonstra que a gestão está também preocupada com a saúde e o crescimento dos profissionais. 

Sendo assim, segue abaixo algumas dicas para garantir a segurança psicológica na empresa:

  • Cultura de feedback bem estabelecida: aspecto importante para criar um diálogo eficiente e honesto entre gestores e funcionários;
  • Inclusão de outros membros na tomada de decisão: para obter resultados positivos a empresa deve ouvir os colaboradores e incluí-los na tomada de decisão; 
  • Escuta ativa: trata-se de prestar atenção e demonstrar interesse no que está sendo dito pelos profissionais; 
  • Maior tolerância aos erros e às diferenças: as empresas que não praticam a segurança psicológica no trabalho são mais intolerantes com os colaboradores;
  • Criatividade e tomada de decisões: para colocar algumas ideias em prática é necessário correr alguns riscos, então, encontre o equilíbrio entre as ideias e as suas consequências a fim de atingir novos resultados.

LEIA MAIS: Riscos psicossociais do adoecimento físico e mental no trabalho

Sinais de um ambiente organizacional saudável

O clima organizacional mais harmonioso e colaborativo permite que os profissionais trabalhem com mais leveza e engajamento. Ou seja, segurança psicológica no trabalho é sinônimo de uma empresa saudável.

Desse modo, é importante reconhecer os principais aspectos da segurança nas empresas: 

  • Se expressar: é importante que o ambiente seja seguro para que todos consigam expressar suas ideias, sugestões e experiências sem medo de julgamentos ou punições; 
  • Aprender: os profissionais devem ter a oportunidade de aprender com seus erros, de fazer perguntas, de inovar e de arriscar; 
  • Interagir: o ambiente deve permitir que todos possam interagir, trocar ideias, fazer questionamentos, pedir opiniões, dar e receber feedbacks; 
  • Pertencer: para que a empresa consiga promover a segurança psicológica no trabalho, é necessário que os colaboradores se sintam parte da organização.
Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.