O tratamento do silêncio é o oposto da comunicação, elemento fundamental em qualquer relacionamento saudável e duradouro. No entanto, usar o silêncio como forma de punição não é uma solução eficaz para resolver conflitos, mas mesmo assim, muitas pessoas o utilizam para manipular a outra pessoa em questão.

Entretanto, essa é uma forma de abuso emocional. É usada para manipular e punir outra pessoa em relacionamentos amorosos e, em contrapartida, possui grande impacto na saúde emocional da vítima, podendo desencadear problemas psicológicos graves.

O que é o tratamento do silêncio?

O silêncio pode ser um aspecto importante em muitas situações, desde a meditação até as conversas cotidianas. No entanto, quando o silêncio é usado como uma forma de punição ou controle, pode ter um efeito prejudicial nas relações interpessoais e na saúde mental dos indivíduos. 

O tratamento do silêncio é definido como a prática de ignorar, recusar-se a responder ou evitar falar com outra pessoa. Esse comportamento pode ocorrer em qualquer tipo de relacionamento, seja entre parceiros românticos, amigos, familiares ou colegas de trabalho. 

Por que as pessoas fazem uso dessa prática?

Essa prática de abuso emocional pode ter várias causas. Algumas pessoas podem usá-lo como uma forma de punição por algo que a outra pessoa tenha feito, enquanto outras podem usá-lo como uma forma de controle. Também, pode ser usado como uma forma de se proteger de conflitos ou confrontos, ou como uma maneira de evitar lidar com questões difíceis.

Quando usado na forma de punição, consiste em ignorar alguém durante um período de tempo, o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle. 

Já podemos ter feito isso até de forma inconsciente, mas muitos abusadores fazem sabendo que estão machucando, ferindo, e gozam disto . No entanto, como é uma manipulação muito sútil, a vítima pode ter dificuldade em reconhecer que está sendo violentada psicologicamente. 

Impactos emocionais na vítima

Por se tratar de uma violência emocional, o tratamento do silêncio gera várias consequências, como: insegurança em alto nível, crise de ansiedade, e dependência emocional.

Independentemente da causa do tratamento do silêncio, é importante entender que ele pode ter um efeito negativo sobre a saúde emocional da pessoa que é alvo desse comportamento. 

A pessoa se pergunta por qual razão o silêncio está acontecendo e fica com medo, inclusive, de fazer algo errado que piore ou gere novos episódios. Sendo assim, pode se tornar refém por tempo indeterminado da relação tóxica.

O silêncio pode levar a sentimentos de rejeição, abandono  e isolamento, o que pode levar à depressão e ansiedade. Se você está enfrentando o tratamento do silêncio em um relacionamento, é importante agir de maneira assertiva para lidar com a situação. 

Algumas estratégias que você pode usar são: 

Comunicar seus sentimentos

Estabeleça limites  saudáveis para o comportamento que você está disposto a aceitar em um relacionamento. Se a pessoa continuar a usar o silêncio como uma forma de punição ou controle, você pode precisar se afastar do relacionamento.

Procurar ajuda profissional

Se o tratamento do silêncio está afetando sua saúde mental e emocional, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender o comportamento, desenvolver estratégias para lidar com a situação e praticar auto compaixão.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.