O Conselho Federal de Psicologia adverte para o uso irregular dos testes psicológicos

0
3592
teste psicológico online

Em meio à onda de fake news e conteúdos sem nenhuma base na verdade ou legalidade, a psicologia online também enfrenta alguns percalços no que diz respeito à  veiculação de diagnósticos através de testes psicológicos online, o que vai contra as normas estabelecidas pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia)

Em novembro de 2018, o CFP emitiu uma nova resolução que tornou a terapia online completamente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial.  O atendimento psicológico online oferece diversos benefícios, como a praticidade e a segurança. Ele também ajuda a quebrar as barreiras geográficas que o trânsito e a agenda cheia causam, além das psicológicas, como o preconceito e a timidez.

A psicoterapia online será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes, e, em vias de prezar pelo respeito, credibilidade e autonomia no assunto, a TelaVita se responsabiliza em seguir todos os critérios estabelecidos pelo CFP, e isso inclui os testes psicológicos. Eles são ferramentas utilizadas pelos profissionais da psicologia e psiquiatria para desenhar o perfil do paciente baseado em seu histórico pessoal e de consultas para obter o diagnóstico mais assertivo possível.

Quem pode aplicar testes psicológicos?

A avaliação psicológica é designada somente a profissionais da psicologia, ou seja, a utilização dos testes psicológicos são restritos a eles. “O Conselho Federal de Psicologia alerta a sociedade para os riscos decorrentes do emprego desses instrumentos por profissionais que não estejam habilitados e credenciados para esse fim”, divulgou o portal do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Testes psicológicos online

Atualmente, inúmeros sites, portais e páginas em redes sociais vêm utilizando os testes psicológicos e testes de personalidade como meio de diagnosticar doenças psicológicas. Segundo as normas do CFP para a regularização da psicologia online, artigos, testes ou qualquer outro meio que veicule diagnósticos online, são estritamente proibidos.

“O objetivo é defender o uso responsável e os bons resultados que podem advir dos testes psicológicos. Recentemente, vários instrumentos de avaliação psicológica estão sendo divulgados em redes sociais e canais do YouTube. O uso de testes psicológicos considerados desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP n.º 002/2003, é considerado falta de ética e o profissional pode responder administrativamente”, explica o CFP.

A TelaVita é uma plataforma de psicologia online que visa democratizar  e transformar o acesso à saúde e bem-estar com autoridade e inovação. Atua no mercado de forma séria e comprometida com cada atendimento, além de fornecer profissionais com currículo e experiência no mercado.

Segurança e privacidade são prioridades para a Telavita, já que a plataforma visa a saúde do paciente. Com a regulamentação do CFP, a norma referente à segurança ficou ainda mais rígida. É o conselho quem determina a eficiência das plataformas online e autoriza o funcionamento de cada empresa, e a TelaVita é referência em todos os quesitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.