Como as redes sociais podem afetar a qualidade do seu relacionamento

0
7796

Elas surgiram com o intuito de conectar pessoas. Através da tecnologia, as redes sociais seriam uma forma de nos aproximarmos das pessoas queridas que estão distantes ou que a nossa rotina diária não permite mais vermos com frequência.

Mas seu uso tem sido tão constante e frenético que essa questão vem levantando dúvidas de muitos estudiosos do quanto ela é realmente benéfica. Em um relacionamento não seria diferente, as redes sociais viraram “provas criminais” para um casal terminar, e é comum encontrarmos casais mexendo no aparelho celular olhando o perfil do companheiro que está ao lado, simplesmente investigando.

E foram essas situações corriqueiras que motivaram o estudante de jornalismo Russel Clayton da Universidade de Missouri montar um estudo aprofundado sobre as redes sociais, o comportamento dos casais e sua influência. E sabe a qual conclusão ele chegou? As redes sociais destroem relacionamentos!

O que foi afirmado no estudo

O teste feito no Twitter, revelou que casais que usavam essa rede social estavam muito mais propensos a terem desentendimentos e que brigas que surgiram a partir de algum comentário nesta rede estão diretamente ligadas a separações e divórcios. Conclui-se então, que a rede social não afeta somente casais jovens, mas também pessoas maduras e envolvidas em um matrimônio.

A pesquisa foi realizada com 581 casais usuários da rede social e as questões eram mais superficiais e a medida que o estudante colhia as respostas ele se aprofundava na vida afetiva dos entrevistados e nos seus costumes do uso do Twitter. Assim, o jornalista notou que quanto mais tempo o casal permanecia online, mais brigas e desentendimentos ocorriam entre eles.

Ele pode notar também que a traição tornou-se mais comum por meio da rede social e que no Facebook, os números aumentam ainda mais por ser a rede social mais utilizada no mundo todo.

Sintomas da influência das redes sociais no relacionamento

Demonstração de afeto online

Muitas brigas começam porque o casal espera que o outro faça declarações de forma que todos da rede saibam que eles estão juntos e bem. É comum ver casais discutindo porque um estava online e não falou nada com o parceiro por exemplo, eles buscam um motivo da interação não ter ocorrido, como se um vivesse em função do outro.

A verdadeira conexão é perdida

O diálogo vira coisa rara entre o casal, as conclusões são tiradas daquilo que é visto na rede social e nada é explicado ou discutido se não for direto na briga. Os momentos que poderiam passar juntos são desperdiçados com a cabeça baixa olhando para uma tela, não no olhar do outro. Não há confidência nem conexão entre ambos. E quanto mais íntimo o casal, mais eles tem a liberdade de deixar o outro de lado para olharem o celular.

Sentimento constante de ser enganado

Você não pode ver o parceiro online no chat e não está falando com você, isso significa que ele está conversando com outra pessoa, possivelmente te traindo. Ou se ele diz que irá em um determinado lugar e de repente aparece a foto dele com um conhecido em outro ponto. O que ele está fazendo com o amigo? Por que estão ali? Essa mania constante de que é vítima de uma traição torna-se comum em um relacionamento sem base, fraco.

Todos viraram detetives

De repente todo mundo vira detetive e passa a pesquisar a vida do parceiro, quer saber o que ele faz quando não está ao lado, onde vai, quais perfis ele visualizou e ninguém tem mais assuntos pessoais e restritos. Não existe o particular, o individual.

Atrito por interesses diferentes

Nem sempre os dois estão preocupados com redes sociais e essa pessoa acaba se sentindo sufocada pelas cobranças relacionadas ao assunto. É muito importante logo no início da relação os dois conversarem sobre o modo de vida de cada um, quais suas crenças, o que importante e o que não é. É preciso decidir se vocês levarão uma vida pública ou não.

Limitar as aberturas de terceiros

Todo mundo pela internet fica mais soltinho, fala o que tem vontade e de repente aquela pessoa que era somente um conhecido já está pedindo mais informações sobre sua vida e querendo te adicionar em todos os meios de comunicação possível. E a corda vai ficando maior se você der liberdade. É essencial que se faça um real balanço do que é importante para você, se o seu relacionamento é o que se espera e se está com quem você gosta. Se as respostas forem positivas, não dê asas para terceiros ficarem íntimos em sua vida, pois isso é falta de respeito com seu parceiro e dependendo do nível em que as conversas chegarem pode sim virar uma traição.

Como ter um relacionamento saudável com o uso de redes sociais

Não só em caráter de proteger seu relacionamento, essas atitudes protegem a você mesmo pois nunca se sabe quem pode visualizar seu perfil com más intenções, então é bom limitar a ação de outras pessoas em sua vida, as dicas são:

  • Passado é passado, não fique procurando vestígios do parceiro de possíveis ex relacionamentos;
  • Moderar o que é exposto, sua vida é do seu interesse, não vire vitrine para ninguém. Não precisa ficar jogando indiretas nem expondo o seu humor, ou você virará uma novela a ser seguida e comentada;
  • Evite ficar publicando fotos de vocês dois, principalmente as que parecem mais íntimas. Isso passa a impressão de que você se preocupa mais com o que os outros pensam de vocês do que do próprio relacionamento;
  • Estar em uma relação não significa que você é dona da pessoa – é muito difícil de aceitar isso, mas todos precisam de um espaço próprio, aquela brecha para respirar, há assuntos que não são necessários serem divididos. Então deixe o parceiro conversar com os amigos em paz, não viva em função da vida dele, investigando cada passo e querendo saber de tudo. Se não há confiança em uma relação, saiba que não dará certo, em algum momento o laço irá se desfazer;
  • Limites, todos precisam. Vocês podem combinar de quando usar as redes sociais, separe momentos só para vocês dois, para viverem e se conhecerem melhor sem precisar de tecnologia para isso. É muito mais fácil perguntar diretamente para pessoa algo do que revirar o perfil dela para descobrir o que te interessa. Essa atitude deixará vocês mais próximos, mais confiantes e fortalecerá o sentimento.

Uma ferramenta que foi criada para promover a aproximação de pessoas acaba por afastá-las cada dia mais. É preciso o conhecimento dos limites para se manter uma relação saudável e estável, onde haja diálogo e entendimentos.

Existem ferramentas como a terapia de casais que podem auxiliar as pessoas que passam por dificuldades de comunicação e querem encontrar uma saída para salvar o relacionamento. Esse tipo de tratamento ajuda os casais a encontrarem a melhor maneira de se conhecerem melhor e colocar o relacionamento no caminho correto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.