Amizade e saúde mental são elementos que se encontram ao longo da vida. Toda pessoa possui em seu entorno muitas  relações interpessoais. Isso porque, seguindo uma visão antropológica, os seres humanos a cada momento estão fazendo trocas sociais. 

Contudo, ao voltar no tempo e pensarmos nos momentos mais marcantes que já vivemos, podemos perceber que na maioria deles estávamos na companhia de pessoas que poderíamos chamar de amigos. Dessa forma, as amizades são capazes de proporcionar  experiências de alegria, satisfação, celebrações e também decepções. 

Os 7 benefícios da amizade para o ser humano

Quem nunca precisou de um ombro amigo, desabafar sobre as angústias da vida ou comemorar as conquistas ao lado daquela pessoal querida? A verdade é que é da natureza do ser humano viver em sociedade e ser integrado a um grupo. No entanto, saiba os 7 benefícios da amizade para nós:

1. Promove saúde

Em uma pesquisa de 1937, a Universidade Harvard liderou um dos maiores estudos sobre a saúde humana cuja conclusão se encontra em um fator surpreendente: o elemento que mais influencia o nível de saúde das pessoas não tem relação com a genética, adquirir bens materiais e nem a alimentação. Acredite ou não, são os amigos.

Além dos valores adaptativos publicados pela revista  Perspectives on Psychological Science, ter amigos faz bem à alma e também à saúde. A ciência já comprova que manter uma ampla rede de amizades proporciona a redução da tensão e do estresse, aumenta as defesas do corpo e prolonga a vida. 

2. Otimismo e companheirismo

O ato de sorrir faz com que a vida seja mais leve e contagiante. Ter um amigo para todas as horas faz com que a vida não se torne um peso no qual se deve enfrentar sozinho. Logo, ter alguém  para compartilhar desde suas maiores alegrias e até mesmo para momentos de decepções e tristezas ajuda a vida ser mais leve e feliz.

3. Traz longevidade

Em um estudo sobre a amizade e longevidade, a professora de psicologia Julianne Holt-Lunstad, da Universidade Brigham Young,  nos EUA, comenta o fato: “Não dispor de uma rede social de apoio é um fator de mortalidade mais potente que a obesidade ou uma vida sedentária e sem exercício físico. Os estudos demonstram um aumento de 50% na probabilidade de viver mais quando se possui uma rede sólida de relações sociais.”

Indivíduos com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem laços de amizade fortes. De acordo com  pesquisadores da Universidade Duke, existe  uma quantidade mínima de amigos para tornar alguém menos vulnerável a doenças.

4. Ajuda a se abrir e dividir sentimentos 

Os amigos servem também para os momentos que precisamos compartilhar o que nos afligem, para que assim possamos pensar melhor em tudo. Essa forma é a mais pura para trazer alívio e satisfação à nossa vida. Sendo assim, a amizade é um laço forte que nos permite dividir nossas dores com o outro e se sentir melhor por saber que não estamos sozinhos.

5. Amadurecimento

Ter amgos é uma forma crucial de amadurecimento, isso porque, é com os amigos que partilhamos experiências e garantimos aprendizado e melhorias. Dessa forma, a convivência com outras pessoas e a troca de relações e jeitos faz com que inclusive o adulto consiga desenvolver sentimentos bons de empatia, compreensão, paciência, entre outros.

6. Visão do mundo

Através da convivência e dos diálogos é possível perceber as diferenças e semelhanças das vidas que estão em uma relação de amizade. No entanto,  isso pode significar harmonia e sabedoria em relação ao aumento da diversidade, paciência e empatia. Portanto, convivendo com pessoas diferentes de nós e que amamos entendemos a importância da subjetividade.

7. Diminuição do estresse

Além de conseguir desabafar, quando se tem um amigo é possível que nunca se caia no tédio. Sempre conhecendo lugares novos e inventando programas para sair da rotina, um amigo é a pessoa certa para te fazer se sentir melhor quando as coisas não vão bem. Logo, soltar uma boa risada e se distrair na companhia de uma amizade nos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.