A principal característica do TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) é a presença das crises pertinentes, recorrentes e pensamentos impulsivos e obsessivos que te obrigam a repetir uma certa ação. Os seus pensamentos mostram as mesmas imagens ou falas por um longo período.

Para quem sofre dessa doença, a única forma de controlar os pensamentos e vontades impulsivas é realização das ações que são propostas, obedecendo cada critério e os instintos que perturbam. Essas atitudes se chamam compulsões, onde a própria pessoa pré-estabelece regras que são extremamente rígidas.

Muitos famosos também sofrem desse mal e em entrevistas admitem que tentam buscar uma solução para amenizar as repetições sistemáticas.

Os famosos que tem TOC

Katy Perry

E foi na revista Q Magazine que tudo foi revelado, a cantora informou que possui TOC e que percebeu que seus sintomas pioram quando realiza algum show. Além de admitir sobre outras coisas que a incomodam desproporcionalmente como: maquiagens quebradas, pelos de animais de estimação e marcas de digitais nos óculos.

Penélope Cruz

A atriz Penélope confirmou em uma entrevista do site UOL , que tem uma mistura de pensamentos de superstição e TOC. Ela diz que só percebeu pela mania de abrir e fechar a porta por diversas vezes. Porém o problema ainda não foi totalmente controlado.

Justin Timberlake

O cantor americano afirma que precisa observar tudo perfeitamente alinhado, e em sua geladeira os alimentos tem lugares específicos que seguem uma ordem determinada. Apesar do incomodo com a doença, ele diz que não  impede o mesmo de viver e que tenta se controlar.

Megan Fox

A bela atriz revelou que não consegue utilizar os talheres de lugares públicos, porque não suporta pensar na quantidade de bactérias que cada objeto possui.

Cameron Diaz

Diaz possui o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia e por isso não abre portas com elas – e sim com o cotovelo – desta forma não sentirá a necessidade de lavar novamente. A atriz também desenvolveu a mania de limpar as maçanetas e portas antes de abrir.

Charlize Theron

A atriz sul-africana possui a mania de checar todas as gavetas e armários quando chega em algum local. Especialmente se irá mudar para algum lugar.

Daniel Radcliffe

O famoso ator britânico – que interpretou o personagem Harry Potter – surpreendeu a todos informando sobre os transtornos que possui desde os 5 anos, onde ele criou impulsos de repetir sussurrando cada frase que falava.

Alec Baldwin

Ele afirma que possui pensamentos que geram ansiedade quando o assunto é organização. O ator americano chega a perder compromissos marcados para deixar absolutamente tudo no lugar.

Emily Blunt

Emily descobriu do seu transtorno ainda pequena. Ao andar de carro com o seu pai, a atriz contava os postes que passava e ainda estalava a língua para cada um.

Charlie Sheen

O super artista americano foi diagnosticado com TOC e admitiu em várias entrevistas que não consegue ver desorganização: tudo precisa ocupar no devido lugar, só assim ele consegue se manter calmo.

Roberto Carlos

O grande cantor brasileiro se encontra em constante tratamento, o mesmo relata que se incomodava com as pessoas vestindo preto, e que conseguiu se controlar para seus pensamentos não tomarem seu total controle.

O TOC é uma doença que pode atingir a qualquer um, em diversos níveis e ações. Os pensamentos e manias sistemáticas podem se manifestar em tamanha profundidade a ponto de controlar e prejudicar o convívio social.

Apesar de ser conhecido, grande parte da população não sabe que possui o transtorno, entretanto sempre que houver a necessidade de realizar alguma tarefa como se ela fosse obrigatória, pode indicar a presença desse distúrbio de comportamento, é essencial que fique atento.

Existem formas de cuidar e tratar do TOC, como a ajuda dos profissionais da área de psicologia, e ainda complemento através do uso de medicamentos quando um psiquiatra julgar necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.