Nem todo mundo sabe diferenciar um simples dia corrido do estresse. Muitas vezes banalizamos o seu significado e dobramos a carga de trabalho, afazeres e responsabilidades, sem pensar no peso psicológico que estamos nos colocando, chegando ao ponto do acúmulo atingir o grau de estresse agudo e crônico. Você sabe identificar o estresse? Confira abaixo 5 fatos sobre ele!

1 – O que é estresse?

Por vezes, nos deparamos com situações que demandam mais do que conseguimos lidar naquele momento, seja por questões emocionais, psicológicas ou físicas. Esse esforço demasiado sob pressão causa o estresse. Em resposta, o organismo sofre diversas alterações e libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas.

estresse emocional está muito ligado a como lidamos com as situações mais difíceis. Muitas pessoas tendem a guardar para si essas frustrações e dificuldades, mas é aí que o estresse e a psicologia andam juntos. É importante procurar um psicólogo para externar todos esses sentimentos e evitar que o quadro piore.

Confira tudo sobre o estresse no nosso artigo. Clique aqui!

2 – Estresse envelhece

Acredite ou não, a ciência já tem estudos que comprovam a afirmação. Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos explicam: a adrenalina, hormônio liberado quando alguém está sob estresse e tensão, pode diminuir a quantidade da proteína P53, responsável por proteger o genoma.

3 – Estresse é doença?

Embora possa causar diversas doenças, o estresse, em si, não é considerado uma. Segundo o Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) “quando intenso ou prolongado, a reação ao estresse pode enfraquecer o organismo, levando-o a uma condição que propicia uma queda no funcionamento do sistema imunológico de tal porte que vários sintomas e doenças podem manifestar-se.”. Portanto, o estresse baixa imunidade e abre caminho para muitas doenças.

4 – A origem do estresse

Não existe um fator único que cause o estresse. Ele pode ser engatilhado por uma ou mais combinações de fatores, seja elas externos, comuns ou temporários. O que é possível afirmar é que o estresse faz mal e traz diversas consequências negativas tanto ao físico quanto psicológico.

Sintomas externos: são os acontecimentos dos quais você não possui controle, ou outras pessoas que te causam estresse;

Sintomas integrantes de sua rotina: eles estão presentes todos os dias, é o seu trabalho, seu colega ou seu patrão por exemplo;

Sintomas temporários: são aquelas tarefas que podem ser facilmente resolvidas se você concentrar nelas, mas que acabam sendo deixadas de lado e causando nervosismo sem necessidade.

5 – Estresse causa doenças

Existem níveis de estresse. Alguns mais brandos e outros mais graves. Mas e quando o estresse nos faz adoecer? Os tipos mais graves de estressa podem, sim, causar doenças. Mas será que o estresse causa câncer? Ou ainda, o estresse causa AVC?

No estresse agudo episódico, por exemplo, o paciente pode desenvolver desde enxaquecas, até hipertensão, dores no peito e doenças cardíacas!

Já o estresse crônico, considerado o quadro mais grave, pode causar episódios violentos, suicídio, infartos e até câncer.

Não é fácil nos mantermos empenhados e alinhados em nossos planos e sentimentos, mas há momentos em que necessitamos olhar para nós mesmos e avaliarmos como estamos conduzindo nossos dias e as situações que nos prejudicam em maior escala. 

Toda vez que o esforço para realizar alguma tarefa, seja ela de instância física, psicológica ou emocional, for muito grande, o indivíduo deve sim procurar ajuda, seja através de um hobby, de uma conversa com os amigos ou, caso nenhuma das tentativas para relaxar e eliminar o estresse funcione, a interferência de um psicólogo se faz necessária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.