Os sintomas do estresse afetam milhões de pessoas, mas eles podem ser revertidos

Ele está ali. Aumenta e diminui conforme o passar do dia. Sempre presente. No trabalho é mais forte. Atrapalha. No transporte público surge em dias lotados. É desgastante. Em casa, quando se mostra, possui o efeito de uma bomba. Você sabe do que estamos falando? Dele mesmo, do estresse!

De acordo com um levantamento da International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Já é uma realidade no cotidiano das pessoas, assim como a dor e o incômodo gerado por ele.

“Saiba mais sobre o que é estresse aqui!

Os sintomas de estresse mental se tornam rotina quando ele se instala. Mas saiba que a situação pode ser revertida. Conhecer os indícios de sua atuação representa a possibilidade de diminuir o prejuízo sofrido. E como compreender quando isso acontece? Com ajuda profissional periódica, é possível aprender a evitar os gatilhos e a transformar o pensamento. O estresse pode ser controlado e, por conta disso, é necessário saber dos sintomas que o acompanham. Confira abaixo quais os sintomas do estresse:

Estresse: sintomas

Sintomas de estresse emocional

Os sintomas do estresse emocional refletem as mudanças de humor que acarretam na pessoa. Portanto, é necessário notar como a condição afeta o indivíduo.

– Ansiedade: tomar decisões é complicado quando alguém está assim. O estresse pode ser o gatilho para crises de ansiedade.

– Falta de motivação: o estresse pode ser um fator prejudicial ao estímulo e da pessoa e faz com que ela perca a vontade de realizar atividades.

– Irritabilidade: esse quesito é um pouco mais fácil de ser notado, pois o indivíduo fica mais nervoso nas relações do cotidiano.

– Tristeza: a pessoa começa a ver as situações ao seu redor de forma negativa. Desse modo, a tristeza toda conta e é mais difícil apresentar uma nova perspectiva do que está acontecendo.

– Dificuldade de concentração: a pessoa possui mais problemas para focar na realização de certas atividades.

“O autoconhecimento é a chave para mudanças! Conte com a Telavita!”

LEIA MAIS: Você anda estressado? Confira aqui 5 dicas para reduzir o estresse!

Estresse: sintomas físicos

Os sintomas de estresse no corpo nem sempre são relacionados a condição. Portanto, reconhecer os sinais é fundamental para identificar o que está acontecendo.

– Insônia: a pessoa estressada possui maior dificuldade para dormir. Sendo assim, é comum observar problemas de sono na população que se encontra nessa condição.

– Dor de cabeça: por conta do estresse, o indivíduo começa a demonstrar severas dores de cabeça. Ele acaba atuando como um amplificador do problema.

– Fadiga: o indivíduo que passa por isso está numa condição desgastante. Desse modo, acaba demonstrando sinais de maior cansaço.

– Tensão muscular: o estresse acumulado gera muito prejuízo para o corpo. A tensão muscular talvez seja a evidência mais clara disso.

– Mudança no desejo sexual: o último dos sintomas físicos de estresse está relacionado ao sexo. Por conta dessa condição, a pessoa apresenta menos interesse em realizar atividades sexuais.

LEIA MAIS: 5 coisas que você precisa saber sobre o estresse!

Sintomas de estresse comportamental

Nesse ponto, o estresse é refletido no comportamento das pessoas e é necessário estar atento às mudanças de atitudes dos demais.

– Mudança no apetite: ela pode ocorrer para ambos os lados, ou seja, o indivíduo pode tanto comer em maiores quantidades quanto em menores.

– Exibição de comportamentos nervosos: a inquietação é uma das características mais marcantes. Ainda, exibe certos tiques, como roer unhas.

– Isolamento: por conta do estresse, a pessoa procura ficar mais afastada dos demais. Geralmente, ocorre para não magoar os outros com comentários ofensivos por causa da situação.

– Aumento do uso de drogas: a pessoa estressada acaba procurando meios de lidar com a agonia de se encontrar assim. Nesses casos, é comum o uso de drogas lícitas, como cigarro e álcool.

– Procrastinação: o indivíduo deixa para depois todas as atividades que exigem tempo e dedicação. A procrastinação, muitas vezes, faz com que as responsabilidades não sejam realizadas.

Caso esteja se sentindo estressado ou conhece alguém que esteja, procure um psicólogo de sua preferência. A terapia é uma das mais importantes formas de tratamento e a Telavita pode te ajudar nessa luta. A nossa plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

A psicóloga da Telavita, Ana Claudia Vadja (CRP 06/32697), pode te ajudar a lidar com o estresse!

ana claudia vadjaPsicóloga clínica e forense, atuando há 17 anos com adultos e família e casais. Especialista em Terapia Cognitiva,Transtornos Ansiosos e Afetivos (Depressão Bipolar). Perita – Aplicação de testes e elaboração de laudos psicológico na Vara Família (guarda e visitas). Tratamento em transtorno ansiosos (meditação, respiração), humor (Bipolar) e afetivos. Experiência em Resolução de conflitos.

“Agende uma consulta com a Ana aqui!”

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.