Os melhores tratamentos para os transtornos de ansiedade

0
11753
mulher-preocupada-com-tratamento-para-ansiedade

Para quem tem transtorno de ansiedade, tarefas simples do dia a dia, como ir até o ponto de ônibus, podem se transformar em um tormento. Lidar com o transtorno é complicado, pois é só lembrar de algum evento significativo para a pessoa, como uma apresentação importante, que o caos toma conta.

A pessoa com uma ansiedade patológica sofre com os sintomas durante o dia inteiro. Eles são frequentes e acontecem, principalmente, em momentos indevidos. As manifestações são tão intensas e persistentes que acabam atrapalhando a realização das mais simples atividades.

Essa condição afeta 18,6 milhões de brasileiros e a tendência é de que esse número aumente. Então, como lidar com essa questão? Bem, para atenuar os seus efeitos é preciso realizar os tratamentos para transtorno de ansiedade.

LEIA MAIS: O que é a ansiedade? Descubra como enfrentar o mal do século

Os transtornos de ansiedade tem cura?

É importante entender a complexidade do tema, pois, por se tratar de um transtorno crônico, ele não tem cura. Porém, é possível realizar tratamentos para ele! Durante o processo, é preciso compreender que o transtorno não desaparecerá de um dia para o outro. 

O que acontece então, na verdade, é a remissão gradual de sintomas, o que permite com que o paciente consiga ter uma vida normal. No entanto, os sintomas não desaparecem para o resto da vida, eles podem ressurgir,  mas para que isso não aconteça, o tratamento constante é fundamental.

É por isso que,  falar de cura para transtorno de ansiedade não é possível. Entretanto, ao cuidar do problema da maneira devida, a pessoa consegue eliminar as sequelas e manter uma qualidade de vida saudável.

Tipos de tratamentos

O transtorno de ansiedade apresenta diferentes tipos. Consequentemente, é lógica a premissa de que existem também diversas abordagens de intervenção para cada categoria específica.

Mesmo assim, existem duas formas geralmente utilizadas para tal: remédios e terapia. Ainda, vale ressaltar a importância da combinação e longevidade dos métodos para maior efetividade do tratamento do transtorno de ansiedade.

Tratamento medicamentoso

A utilização de medicamentos é fundamental em alguns casos, pois dá equilíbrio mental temporário para a pessoa. Dessa forma, o tratamento medicamentoso trabalha na esfera biológica e pretende trazer certa estabilidade para o organismo.

O psiquiatra é o profissional designado para realizar a recomendação de remédios para os pacientes. Nesse sentido, ele irá avaliar o histórico médico do indivíduo e prescrever a intervenção necessária para aquela determinada situação.

Ansiedade e psicologia: o tratamento com terapia

Enquanto os remédios trabalham para reorganizar o organismo, a psicologia tratará de compreender quais são os problemas que desencadeiam a adversidade. Sendo assim, o acompanhamento psicológico é responsável por trabalhar junto com a paciente para descobrir os gatilhos presentes e reforçar as faculdades mentais para evitar novos casos.

O artigo “Treatment of anxiety disorders”, publicado na “Dialogues in Clinical Neuroscience”, alerta para a importância da terapia como fator crucial para a pessoa compreender a real situação em que se encontra com o transtorno.

Tratamento natural 

Comentar sobre o assunto é complicado, pois são poucas as evidências científicas dos tratamentos para transtorno de ansiedade que apontam uma abordagem mais natural. O recomendado é realmente adotar os dois métodos acima, porém isso não significa esquecer alternativas complementares.

Algumas atividades podem ajudar a controlar o transtorno de ansiedade. Realizar exercícios físicos regularmente e atividades de relaxamento também são recomendados para diminuir os sintomas presentes.

LEIA MAIS: Dicas para combater a ansiedade

O acompanhamento psicológico

É recomendado que os tratamentos sejam feitos em conjunto, se possível. No entanto, fazer terapia, ir ao psiquiatra com recorrência e ainda, realizar atividades complementares para reduzir os sintomas é a chave do sucesso.

Inclusive, hoje em dia, você pode fazer esses tratamentos de dentro da sua casa! A Telavita oferece serviços de psicologia e psiquiatria online e permite que você se consulte por meio da tecnologia, usando o seu dispositivo de melhor preferência!

Nosso trabalho é promover o seu bem

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.