Os melhores tratamentos para transtorno de ansiedade

transtorno de ansiedade tratamento

É possível ter uma vida normal através dos tratamentos para transtorno de ansiedade. Saiba como!

Para quem tem transtorno de ansiedade, tarefas simples do dia a dia, como ir até o ponto de ônibus, podem se transformar em um tormento. Lidar com o transtorno é complicado, pois é só lembrar de algum evento significativo para a pessoa, como uma apresentação importante, que o caos toma conta.

A pessoa com transtorno de ansiedade sofre com os sintomas durante o dia inteiro. Eles são frequentes e acontecem, principalmente, em momentos indevidos. Eles são tão intensos e persistentes que acabam atrapalhando a realização das mais simples atividades.

Saiba mais sobre o transtorno de ansiedade aqui! 

Essa condição afeta 18,6 milhões de brasileiros e a tendência é de que esse número só aumente. Então, como lidar com essa questão? Bem, para atenuar os seus efeitos é possível realizar os tratamentos para transtorno de ansiedade.

Transtorno de ansiedade tem cura?

É importante entender a complexidade do tema, pois, por se tratar de um transtorno crônico, ele não tem cura. Mas é possível realizar tratamentos para ele! Durante o processo, é preciso compreender que o transtorno não desaparecerá de um dia para o outro. O que acontece, na verdade, é a remissão gradual de sintomas, o que permite com que o paciente consiga ter uma vida normal. Mas os sintomas podem piorar novamente? Sim, mas para que isso não aconteça, o tratamento constante é fundamental.

Então, falar de cura para transtorno de ansiedade não é possível. Entretanto, ao cuidar do problema da maneira devida, a pessoa consegue eliminar as sequelas e manter uma qualidade de vida saudável.

Transtorno de ansiedade: tratamento

O transtorno de ansiedade apresenta diferentes tipos. Consequentemente, é lógica a premissa de que existem também diversas abordagens de intervenção para cada categoria específica.

Conheça os tipos de transtorno de ansiedade!

Mesmo assim, existem duas formas geralmente utilizadas para tal: remédios e terapia. Vale ressaltar a importância da combinação e longevidade dos métodos para maior efetividade do tratamento do transtorno de ansiedade.

Ansiedade: tratamento medicamentoso

A utilização de medicamentos é fundamental em alguns casos, pois dá equilíbrio mental temporário para a pessoa. Dessa forma, o tratamento medicamentoso trabalha na esfera biológica e pretende trazer certa estabilidade para o organismo.

O psiquiatra é o profissional designado para realizar a recomendação de remédios para os pacientes. Nesse sentido, ele irá avaliar o histórico médico do indivíduo e prescrever o a intervenção necessária para aquela determinada situação.

Sobre o assunto, Peter Roy-Byrne, psiquiatra e professor da Universidade de Washington, comenta que “o tratamento medicamentoso da ansiedade geralmente é seguro e eficaz. Mas muitas vezes é preciso tempo e paciência para encontrar a droga que funciona melhor para você”.

Psicologia e tratamento: transtorno de ansiedade

Enquanto os remédios trabalham para reorganizar o organismo, a psicologia tratará de compreender quais são os problemas que desencadeiam a adversidade. Sendo assim, o acompanhamento psicológico é responsável por trabalhar junto com a paciente para descobrir os gatilhos presentes e reforçar as faculdades mentais para evitar novos casos.

O artigo “Treatment of anxiety disorders”, publicado na “Dialogues in Clinical Neuroscience”, alerta para a importância da terapia como fator crucial para a pessoa compreender a real situação em que se encontra com o transtorno.

“Todos os pacientes com transtornos de ansiedade requerem conversas de apoio e atenção aos problemas emocionais associados ao transtorno de ansiedade. A psicoeducação inclui informações sobre a fisiologia dos sintomas corporais das reações de ansiedade e a lógica das possibilidades de tratamento disponíveis”, aponta o trabalho acadêmico.

Inclusive, hoje em dia, é possível realizar o acompanhamento psicológico online. A Telavita, por exemplo, é uma plataforma que disponibiliza profissionais capacitados para atender a demanda necessária do paciente no horário e local mais confortáveis para ele.

Existe tratamento natural para transtorno de ansiedade?

Comentar sobre o assunto é complicado, pois são poucas as evidências científicas dos tratamentos para transtorno de ansiedade que apontam uma abordagem mais natural. O recomendado é realmente adotar os dois métodos acima, porém isso não significa esquecer alternativas complementares.

Algumas atividades podem ajudar a controlar o transtorno de ansiedade. Realizar exercícios físicos regularmente e atividades de relaxamento também são recomendadas para diminuir os sintomas presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.