Quem nunca gastou um pouco mais do que deveria? Às vezes nos empolgamos e compramos um ou outro item que não estava na nossa lista. Isso é normal. Os impulsos e desejos acabam sendo mais fortes do que nós ocasionalmente. Porém, o problema acontece quando essa situação é recorrente, onde aparece o viciado em compras. Para esses casos, chamamos de oniomania.

Mas, o que significa oniomania? Também conhecido como transtorno do comprar compulsivo, ele consiste numa ansiedade pela necessidade do consumo. Dessa forma, a pessoa somente sente alívio da condição quando realiza a compra do objeto.

É um vício em compras e funciona de maneira parecida com a dependência química. A pessoa fica obcecada por adquirir objetos, possui um prazer momentâneo no ato da compra e depois se sente extremamente culpada por isso.

A compra é realizada por impulso e, muitas vezes, funciona como uma solução para emoções profundas como tristeza, frustração, revolta e ansiedade. E como se livrar do vício em compras? Existe tratamento para oniomania?

Como dito anteriormente, estamos tratando de um transtorno compulsivo, por isso, ele pode ser tratado. É importante procurar um profissional especializado no assunto, pois ele poderá trabalhar a estabilidade emocional da pessoa, além de realizar exercícios para controlar os impulsos.

Confira abaixo alguns sintomas da oniomania:

1 – Você pensa constante sobre o que comprar

Uma das características da oniomania é a preocupação excessiva em relação ao consumo. Dessa forma, a pessoa fica pensando constante sobre compras. “O que devo comprar?” ou “Onde devo comprar” são formulações frequentes de quem é viciado em compras.

As pessoas com oniomania, então, passam a refletir e divagar sem parar no assunto. Isso acaba trazendo prejuízos para a rotina delas, pois não conseguem se concentrar nas atividades do dia a dia, já que estão com a cabeça nas compras.

2 – Você faz compras para aliviar emoções ruins e se animar

Na oniomania, a compulsão por comprar, o consumo vira uma saída para os problemas do cotidiano. Como o efeito dele é parecido com o de uma droga, ele funciona para aliviar o estresse e até revitaliza parte da autoestima perdida.

Entretanto, o descontrole toma conta. Dessa forma, surge a necessidade de comprar de qualquer maneira, sem importar o que está sendo obtido. É a simples compra pela compra. Então, é comum a pessoa adquirir algo que não será usado ou que terá pouca utilidade.

3 – Você perde a noção do tempo quando está comprando

A meta de compras do dia é uma camiseta e uma calça jeans. Você sai de casa e quando chega na loja começa a ver tudo que ela oferece. Pega uma peça aqui, experimenta outra ali. E, quando se deu conta, algo que era para durar trinta minutos acabou virando três horas.

O tempo “voa” quando nos divertimos, não é mesmo? Esse é um efeito do vício em compras para a pessoa nessas situações. Como ela está realizando algo que lhe dá muito prazer, não percebe o tempo passar. Porém, isso pode ser perigoso, pois a pessoa pode perder compromissos e agendados importantes.

4 – Você gasta mais do que o planejado

É difícil resistir ao impulso de comprar e, por isso, o viciado em compras gasta mais do que deveria. Ela até reconhece que erra ao gastar em excesso, mas não consegue controlar seus atos. A consequência disso? As dívidas vão acumulando.

Para tentar esconder os problemas e minimizar os impactos da oniomania, as pessoas acabam fazendo empréstimos para cobrir os gastos. Entretanto, como o transtorno não foi tratado, as dívidas continuarão surgindo e o processo cresce como uma bola de neve.

5 – Você tem o hábito de comprar sozinho

Não há nada de errado em comprar sozinho. É algo saudável e, às vezes, é até melhor do que quando está acompanhado. O problema, porém, surge quando esse hábito é motivado para esconder o ato.

A pessoa que possui a oniomania, no entanto, costuma ter vergonha do seu ato após tê-lo feito. Por isso, para evitar o julgamento e a repreensão de pessoas próximas, ela compra sozinha e omite os gastos para os demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.