É mais difícil para as pessoas ficarem sem acessar as redes sociais do que dizer não ao fumo ou álcool. Esse é uma verificação de um estudo realizado pela Universidade de Chicago. Todo o tipo de pessoa as utiliza, porém, o grupo que se destaca nesse âmbito é o dos jovens.

A relação dos jovens e as redes sociais é estreita. Isso somente confirma que os padrões de relacionamento humano estão modificando cada vez mais conforme o tempo. A influência das redes sociais na vida dos jovens é grande, pois eles cresceram já inseridos nesse contexto.

É preciso destacar que podemos extrair benefícios e malefícios das redes sociais, porém, com o entusiasmo do uso já  passado, o mal das redes sociais começa a aparecer com mais força. Nesse sentido, reportagens sobre redes sociais e estudos são cada vez mais frequentes e, geralmente, tocam nas feridas do tema.

O que veio com o intuito de unir, causa distanciamento entre as pessoas. O vício em redes sociais afeta a vida nas mais diferentes esferas. Relacionamentos, oportunidades de trabalho, entretenimento com amigos e família são perdidos. O que era simplesmente um costume passa a ser uma dependência das redes sociais com necessidade de tratamento para ser controlada.

Confira abaixo os sinais de vício nas redes sociais:

1. Inquietude com a falta de uso

O uso excessivo das redes sociais possui efeito similar a algumas drogas, mas torna o usuário em viciado. Nesse sentido, a abstinência é sentida de forma semelhane. Quando a pessoa não consegue se conectar, ela começa a ficar irritada e ansiosa.

Esse é um dos malefícios das redes sociais e devemos prestar atenção neles. Apesar de parecer algo simples, indica uma dependência difícil de ser combatida. O acompanhamento psicológico é recomendado para esses casos, principalmente, para entender como se livrar das redes sociais.

2. Visualiza as notificações a todo instante

É bem simples identificar os viciados em redes sociais desse tipo. A pessoa fica o tempo inteiro com o celular na mão. A cada trinta segundos ela para e olha as redes sociais com o intuito de ver se existe alguma notificação.

A ansiedade e irritação também são evidentes aqui. Caso o indivíduo não obtenha os primeiros sinais de alerta de alguma publicação sua, já começa a demonstrar esses comportamentos. Entender a seriedade disso é fundamental para descobrir modos de como sair das redes sociais.

3. Possui síndrome da vibração fantasma

O celular está no bolso da calça. Você sente a vibração de uma nova mensagem e pega o celular. Porém, não existe notificação quando você olha para o aparelho. “O que será que acontenceu?”, você pensa.

Bem, no caso em questão, o viciado em redes sociais tem a sensação de que o celular está vibrando mesmo quando não está. Isso é chamado de síndrome da vibração fantasma, ou seja, a ansiedade por aguardar o contato de alguém pelo celular faz com que sintamos uma falsa vibração. O uso excessivo de redes sociais é uma das causas da síndrome.

4. Deixa de conversar com as pessoa na vida real

Não importa o lugar. Em casa, no restaurante, ou até na escola. A pessoa quando está em algum círculo social, pega o celular e começa a falar – com outras pessoas no celular. As pessoas associam mais esse comportamento com os jovens e as redes sociais, mas isso pode acontecer com todo o tipo de pessoa.

O mal uso das redes sociais pode acabar gerando o vício. O indivíduo prefere a comunicação através do meio eletrônico ao invés de ter uma interação real. Isso pode gerar diversos problemas conforme o aprofundamento da questão. Para tal, é preciso saber como se desligar das redes sociais para tentar diminuir os sintomas.

5. Perda da noção de tempo

Não fique preocupado, perder a noção do tempo enquanto utiliza as redes sociais acontece com todas as pessoas. Porém, a questão começa a ser identifica como um vício quando passa a se tornar algo de feitio regular.

Dessa forma, o viciado em redes sociais fica complemente imerso no mundo digital e esquece do que está acontecendo ao seu redor. Não é difícil encontrar casos em que as pessoas se atrasaram para um compromisso importante, pois estavam mexendo nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.