Saiba em que momento a ambição no trabalho se torna prejudicial

0
5562
ambicao-no-trabalho

Um tema muito polêmico é a ambição no trabalho. Ela é encarada como algo muito negativo, mas na verdade, na medida certa é um dos principais ingredientes para a conquista de sucesso na área profissional. 

Porém, como tudo na vida há limites, à ambição em excesso transforma totalmente o caráter de uma pessoa. Sendo assim, o que era para ser benéfico para a imagem torna-se a perfeita descrição do que não se deve ser em um ambiente de trabalho.

A ambição no emprego auxilia a cumprir metas, organizar-se e desenvolver a criatividade. Logo, dentro dos limites saudáveis ela se torna uma ferramenta para aquisição de sabedoria e uma fonte inesgotável de boas ideias e dinamismo.

Quando a ambição passa dos limites?

Quando a ambição passa a ser obsessiva e não é mais somente um simples mecanismo de desenvolvimento, mas um sentimento compulsivo de conseguir algo e de crescer rapidamente,  ela passa a construir uma imagem negativa da pessoa no ambiente de trabalho.

Contudo, a ambição no trabalho pode comprometer até mesmo o relacionamento com os colegas. Isto porque a pessoa em questão não está preocupada com o desenvolvimento da equipe, mas busca somente prestígios para a própria carreira profissional.

Quais são os primeiros sinais que mostram quando a ambição passa dos limites?

Para identificar a ambição tóxica é muito simples, segundo especialistas, dentre diversos sinais existem três que são principais:

  • Arrogância;
  • Individualismo;
  • Egocentrismo.

Quando a pessoa não consegue controlar a ambição, além destas 3 atitudes, ainda agirá com falta de ética em muitos casos, sendo capazes de prejudicar os outros para conseguirem o que querem.

Além disso, não acreditam que podem crescer e conseguir o que querem profissionalmente através do aperfeiçoamento dos conhecimentos. Por isso, acabam deixando os próprios valores de lado, e principalmente aqueles que são universalmente julgados eticamente corretos, como o trabalho em equipe, paciência, honestidade, entre outros.

Como ser ambicioso do jeito certo?

Ser ambicioso é querer se tornar melhor naquilo que se faz. Portanto, para chegar nesse ponto tão sonhado, a ambição é uma ótima aliada para melhorar a organização e a se incentivar. Para isso é necessário:

Fazer um planejamento lógico e específico

Não coloque suas metas muito acima do possível, trace planos em escalas alcançáveis, assim você irá atingi-los por merecimento e se sentirá uma pessoa de sucesso em cada etapa alcançada. 

Lembre-se sempre de realizar tudo de forma lógica, realista, que possa ser mensurada. Isso não quer dizer que você não poderá atingir grandes sonhos, mas sim que, quando chegar lá, a base estará sólida pois foi bem planejada;

Não ter medo de fracassar

Errar é uma forma de encontrar os pontos fracos dos projetos. Não há uma pessoa bem-sucedida que não tenha cometido algum erro em sua história de carreira. Logo, isso nunca deve ser motivo de desmotivação, mas sim uma forma de agregar conhecimento

Pense positivo

A sua mente é sua principal aliada e inimiga, se você souber nutri-la e se concentrar em pontos proveitosos desse caminho, você estará sempre respirando fundo e continuando mesmo diante dos obstáculos que surgirão, porque você se conhece e saberá que é capaz. 

Quando devo procurar ajuda profissional?

Tudo na vida tem uma medida certa para ser algo positivo e, com  a ambição no trabalho não é diferente. Não há nada de errado em ser ambicioso e se esforçar para ser reconhecido e se destacar na empresa, porém é preciso enxergar os limites e saber quando você falta com ética com aqueles que estão trabalhando juntamente com você.

Como visto, há uma linha tênue entre ser um ambicioso positivo e um ambicioso negativo. Logo, quando deixamos a ganância tomar conta de nosso ser, podemos acabar enfrentando situações conflitantes, que necessitam de atenção. 

Nesses casos, conversar com um psicólogo pode ajudar a manejar o seu comportamento para que ele seja o mais benéfico possível para você se sentir bem, sem interferir na caminhada do outro. É uma jornada de autoconhecimento que vale a pena investir.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.