O limite da ambição no trabalho – Quando ela se torna um problema

0
1539
ambição no trabalho

Um tema muito polêmico no mercado de trabalho é a ambição. Ela é encarada como algo muito negativo, mas na verdade, na medida certa é um dos principais ingredientes para a conquista de sucesso na área profissional. Claro, que como tudo na vida há limites e em excesso transforma totalmente o caráter de uma pessoa, e o que era para ser benéfico para a imagem torna-se a perfeita descrição do que não se deve ser em um ambiente de trabalho.

A ambição no emprego auxilia a cumprir metas, organizar-se e desenvolver a criatividade. Dentro dos limites saudáveis ela se torna uma ferramenta para aquisição de sabedoria e uma fonte inesgotável de boas ideias e dinamismo.

Esse sentimento atua como combustível para que a pessoa procure sempre melhorar e se desenvolver na carreira. Então, quando ela se torna maléfica?

Quando a ambição passa dos limites?

Quando a ambição passa a ser obsessiva e não é mais somente um simples mecanismo de desenvolvimento, mas um sentimento compulsivo de conseguir algo e de crescer rapidamente,  ela passa a construir uma imagem negativa da pessoa no ambiente em que trabalha, e consequentemente é possível comprometer até mesmo o relacionamento com os colegas. Isto porque a pessoa em questão não está preocupada com o desenvolvimento da equipe, mas busca somente prestígios para a própria carreira profissional, fazendo o que quer para alcançar o que deseja a qualquer custo.

Em uma das entrevistas da empresa Catho, o consultor de RH informa que, essa pessoa que está com a ambição excessiva acaba não tendo o que tanto deseja, porque as próprias atitudes farão com que ela perca a credibilidade dentro da empresa, começando pela equipe e logo após o chefe.

Quais são os primeiros sinais que mostram quando a ambição passa dos limites?

Para identificar é muito simples, segundo especialistas dentre diversos sinais existem três que são principais:

  • arrogância;
  • individualismo;
  • egocentrismo.

Quando a pessoa não consegue controlar a ambição, além destas 3 atitudes, ainda agirá com falta de ética em muitos casos, sendo capazes de prejudicar os outros para conseguirem o que querem.

Além disso, não acreditam que podem crescer e conseguir o que querem profissionalmente através do aperfeiçoamento dos conhecimentos como: a participação de cursos, treinamentos, e até mesmo o desenvolvimento em equipe, entendendo as limitações e reconhecendo a qualidade de cada um dentro de um mesmo ambiente de trabalho. Por isso, acabam deixando os próprios valores de lado, e principalmente aqueles que são universalmente julgados eticamente corretos, como o trabalho em equipe, paciência, honestidade, entre outros.

Pode-se concluir que, quando a ambição começa a adentrar as zonas da ganância, nesse ponto ela passa a ser algo ruim para a pessoa. Outro ponto muito interessante de se observar em quem possui ambição em excesso é a falta de captação de conhecimentos. Por não acreditar no trabalho dos outros, por não se concentrar no que é necessário, não respeitar o espaço alheio e não se desenvolver em equipe, o indivíduo passa a não acumular mais descobertas que são proporcionadas por meio da experiência de vida dos demais colegas.

Tema de série

A ambição na carreira é tema de muitas séries, novelas e filmes. Atualmente podemos observar o protagonista da série House of Cards, o deputado Francis Underwood. Ele é o perfeito esteriótipo de quem perdeu a ética para alcançar o que deseja na vida.

A série é exclusiva da Netflix e é exibida desde 2013, onde relata o drama político dos personagens, colocando em questão até onde é necessário e correto chegar para atingir o que se deseja na vida.

Como ser ambicioso do jeito certo?

Ser ambicioso é querer se tornar melhor naquilo que se faz, e para chegar nesse ponto tão sonhado, a ambição é uma ótima aliada para melhorar a organização e a se incentivar. Para isso é necessário:

  • Faça um planejamento lógico e específico: não coloque suas metas muito acima do possível, trace planos em escalas alcançáveis, dentro do atual cenário, assim você irá atingi-los por merecimento e se sentirá uma pessoa de sucesso em cada etapa alcançada. Lembre-se sempre de realizar tudo de forma lógica, realista, que possa ser mensurada. Isso não quer dizer que você não poderá atingir grandes sonhos, mas sim que quando chegar lá, a base estará sólida pois foi bem planejada;
  • Não ter medo de fracassar: errar é uma forma de encontrar os pontos fracos dos projetos. Não há uma pessoa bem-sucedida que não tenha cometido algum erro em sua história de carreira, isso nunca deve ser motivo de desmotivação, mas sim uma forma de agregar conhecimento;
  • Pense positivo: a sua mente é sua principal aliada e inimiga, se você souber nutri-la e se concentrar em pontos proveitosos desse caminho, você estará sempre respirando fundo e continuando mesmo diante dos obstáculos que surgirão, porque você se conhece e saberá que é capaz. Uma dica importante é não se focar no que pode perder ou que perdeu, mas em como e no que irá ganhar.

Tudo na vida tem uma medida certa para ser algo positivo, a ambição não é diferente. Não há nada de errado em ser ambicioso e se esforçar para ser reconhecido e se destacar, porém é preciso enxergar os limites e saber quando você falta com ética com aqueles que estão trabalhando juntamente com você. Alcançar o que se quer de maneira correta é ainda mais prazeroso do que a falsa sensação de conquista, – que é algo temporário – que a falta de respeito com os demais te atribui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.