As pessoas passam a maior parte do seu tempo dentro do trabalho. E esse é um fato muito importante que, por vezes, é esquecido. Sendo assim, tratar sobre a condição do trabalhador é requisito mínimo para o departamento de Recursos Humanos (RH).

Em uma empresa, o bem-estar do colaborador deve ser uma das principais pautas da empresa. Dessa forma, precisa ser assunto assunto recorrente entre as liderenças e os funcionários, pois, o medo de falar sobre saúde mental no trabalho somente afeta o ambiente interno.

Antes da pandemia, o Brasil já figurava entre os países mais ansiosos do mundo, entretanto, com ela, esse estado agravou e muito. Inclusive, é evidente dentro dos atendimentos quanto o assunto corporativo virou algo mais recorrente, além de ser perceptível a piora do quadro mental nos pacientes.

Não há como ignorar essa questão: os números demonstram que os colaboradores, de fato, estão sofrendo mais no aspecto psíquico. E, como consequência, isso afeta o dia a dia das organizações e seus resultados, pois a produtividade é comprometida e ausências tornam-se mais frequentes.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O problema de não saber tratar sobre o assunto

Apesar do tema já estar sendo recebido de forma mais positiva na sociedade, percebemos que falar sobre saúde mental no trabalho ainda pode ser algo complicado. O estigma do ambiente corporativo com o assunto pode não ser tão evidente, mas pequenas situações demonstram isso.

Você provavelmente já escutou que queixas e sinais de uma saúde mental fragil é ”frescura”. Esse exemplo, que pode ser desdobrado em diversas vertentes, somente mostra o quão arcaica e ultrapassada uma empresa está em relação ao mercado de trabalho.

Além disso, saber como tratar esse tema dentro do ambiente corporativo é uma prerrogativa necessária de qualquer corporação. Em diversos casos, colaboradores até relatam seus problemas, mas recebem o mínimo de acolhimento. Inclusive, é comum escutar frases como “Tudo passa” para encerrar o assunto.

Entretanto, uma empresa que ignora o estado do colaborador e não reconhece a importância da saúde mental das pessoas que a formam, está fadada a ser engolida pelas crises e pela concorrência.

Conheça a Telavita

Como desmistificar a saúde mental no trabalho

Sendo assim, as empresas devem estabelecer rotinas de treinamentos e conscientização sobre saúde mental. Ainda, é importante não julgar quaisquer queixas que possam surgir ou minimizar sinais que os colaboradores evidenciam.

Entretanto, tais ações não devem ser realizadas somente com os colaboradores. As lideranças possuem papel fundamental na disseminação da saúde mental nas equipes, por conta disso, treinamentos específicos para esse público devem ser considerados.

Colaboradores saudáveis geram inovação, resultados e se tornam grandes mentores. São esses aspectos que fazem com que uma empresa permaneça firme e crescendo, apesar das crises e novos desafios que se apresentam.

Ações efetivas para colocar em prática

Dessa forma, evitar um ambiente tóxico passa a ser prioridade. Para isso, é necessário ter cuidado nas palavras desde a liderança até o cargo mais simples da empresa. Não pode ser aceitável xingamentos e menosprezo por ideias e dúvidas de colaboradores.

Além disso, é fundamental ter canais de acolhimento e escutar as pessoas com atenção. Nesse sentido, é preciso que todos tenham o hábito de ouvir e entender o outro. Treinamentos e atividades realizadas pelo RH podem ter efeitos muito positivos.

Muitas vezes, escutar o que um colega tem a dizer já melhora o ambiente. Agora, imagine se essa fosse uma prática recorrente e se todos tivessem um preparo para o acolhimento. A mudança seria evidente.

Ainda, é fundamental que as organizações criem programas em que o colaborador possa aprimorar sua saúde mental. Trabalhar a prevenção é a melhor e mais eficaz estratégia para garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. 

Encontre seu psicólogo online

Dessa forma, os RHs devem ser proativos em suas ações e práticas de saúde mental, visando sempre o cuidado constante da saúde da empresa como um todo. Cuidar do estado psíquico dos colaboradores também é falar do aspecto financeiro.

Ao oferecer ferramentas para que os colaboradores possam realizar o autocuidado e autoconhecimento, a empresa conseguirá perceber uma melhora na satisfação geral e na produtividade.

Além disso, mapear situações e indivíduos psicologicamente abalados deve ser uma prioridade, pois, somente assim, será possível tomar medidas de apoio para resolução dos problemas. 

O oferecimento de psicoterapia também é algo interessante de ser aplicado. Por meio do acompanhamento com o psicólogo, os colaboradores conseguirão lidar com os estresses do dia a dia e criar inteligência emocional para performar melhor.

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje fui num restaurante e havia a luva de plástico e álcool em gel, para os clientes, em meio ao decreto que costumo dizer “extraditou o virus” permitindo “narinas à mostra”! O filho do dono, no caixa, ao olhar minha máscara disse: “já passou”! Na idade dele, eu perguntaria porque usa ainda? É este olhar observador mas na busca de compreender que deve predominar! Muitas pessoas não buscam saber, junto a outros países sem terem o ano eleitoral, como de fato está o nível de contágio Covid-19! De repente parou de se falar em cepas, mutações! E o que virá depois de 30/10, no chamado corpo a corpo eleitoral! Quando se fala em Saúde, atenção a ela, é um compromisso diário, quer pelo governo ou empresário ainda que jovem empresário! Quando almoçava tinha um garcon conversando com um cliente, digamos de visão holística; já para o colega dele que foi depois até ele, poderá ter achado que estava “jogando conversa fora”, já que os dois colegas retornaram juntos ao salão do buffet!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.