Com o aumento dos casos de ansiedade e depressão, apareceram cada vez mais dúvidas sobre o que são as doenças psiquiátricas. Afinal, todos querem saber se possuem ou não algum tipo de transtorno quando sintomas pertinentes aparecem com frequência.

Por conta disso, a busca pelo diagnóstico se tornou algo comum em nossa sociedade. Logo, com o acesso a internet, temos a possibilidade de nos informar com facilidade e nos auto-observar com maior discernimento acerca dos fatos.

Desse modo, falar sobre saúde mental se tornou uma pauta importante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, falar sobre psicologia, psiquiatria, bem-estar emocional e transtornos psicológicos é extremamente necessário. 

Esse movimento, por sua vez, promove a conscientização da população e o encontro de meios para a prevenção das doenças psíquicas. Mas, afinal, você sabe o que são as doenças psiquiátricas tão comentadas na atualidade?

O que é uma doença psiquiátrica?

As doenças psiquiátricas são aquelas que chamamos também de transtornos psicológicos. Elas podem surgir em crianças, adolescentes, adultos e até mesmo em idosos. São condições caracterizadas por variações comportamentais psicopatológicas que necessitam de acompanhamento médico para serem tratadas.

A saúde mental de um indivíduo é, de certa maneira, influenciada por sua genética e contexto histórico-cultural, ou seja, algumas pessoas são mais propensar a desenvolver questões psicológicas.

Entretanto, podemos observar uma doença psiquiátrica quando o sujeito fica incapaz de realizar as atividades mais simples do dia a dia. Dessa forma, ele apresenta problemas em desempenhar tarefas no trabalho e até mesmo dificuldades relacionais.

No entanto, o adjetivo “psiquiátrica” refere-se a necessidade do acompanhamento do médico psiquiatra nessas questões. Apenas o profissional especializado em psiquiatria poderá efetivar o diagnóstico desses transtornos e iniciar o tratamento medicamentoso da forma adequada para o caso.

LEIA MAIS: A importância da psiquiatria para a prevenção do adoecimento psiquico

As doenças psiquiátricas mais graves

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), existem mais de 300 tipos de doenças psiquiátricas protocoladas e catalogadas. Entre elas, as mais graves e frequentes na atualidade são:

Depressão 

O dia começa e você não tem vontade de se levantar para viver. Nada parece mais fazer sentido e tudo exige um esforço maior do que o normal para ser feito. A depressão é caracterizada pela forte apatia quanto aos elementos da vida, desânimo, dificuldades para se higienizar e fortes crises de choro.

No entanto, uma das doenças psiquiátricas mais comuns na atualidade é a depressão. Um transtorno psicológico  que acomete boa parte da população mundial. Nesse tipo de transtorno, dependendo de seu grau de intensidade, a pessoa pode até mesmo querer a sua própria morte, cometendo tentativas de suicídio.

Ansiedade

Mãos suadas, falta de ar, medo excessivo. No transtorno de ansiedade esses são sintomas comuns. Pensar na possibilidade de algo aversivo pode tomar conta dos nossos pensamentos por mais tempo do que o normal.

A ansiedade então, é representada pelo forte sentimento de angústia que, muitas vezes, são acompanhado de sintomas físicos persistentes como:  dores de barriga, tremedeiras, taquicardia e até mesmo vômitos. Dessa forma, os transtornos de ansiedade são grandes incapacitantes e se não tratados, são extremamente prejudiciais à vida humana.

Transtorno Bipolar

Uma hora estou feliz e conversando com todos e de repente, sou acometido por um acesso de raiva repentino. Sim. Isso faz parte dos sintomas dos distúrbios com variações no humor.

No transtorono bipolar o indivíduo é acometido por momentos de depressão e euforia alternadamente. Ainda, as crises depressivas podem vir acompanhada de episódios de mania, em que a autoestima se eleva, a sociabilidade aumenta e os sentimentos se afloram de uma maneira positiva, porém, temporariamente.

Esquizofrenia

Falar sozinho, crer que objetos inanimados estão em comunicação com você e viver de maneira irreal pode ser indício de um dos transtornos mais perigosos. A esquizofrenia, desta maneira, define-se por comportamentos psicóticos, em que o delírio e as alucinações estão presentes.

Nesta doença psiquiátrica, a falta de percepção quanto à realidade é uma das características persistentes e ainda, em alguns casos, a agressividade é um instrumento fatídico. Dependentes químicos com gravidade em seus casos podem ser acometidos por este transtorno, dificultando a proximidade das pessoas e o auxilio profissional nos casos.

Transtorno de personalidade

Já teve a sensação de que mesmo explicando algo detalhadamente e de forma assertiva, algumas pessoas parecem não entender? São fiéis aos seus pensamentos e esbanjam uma teimosia que é curiosa de se observar. A forma de viver se destoa do normal. Bom, essa pessoa pode ter um transtorno de personalidade!

Este tipo de distúrvio são denominados em dez tipos e dizem respeito à falta de ferramentas psíquicas para lidar com determinadas situações da vida. Nos transtornos de personalidade a realidade pode ser distorcida e situações cotidianas podem exigir mais do que o normal para quem tem o distúrbio.

No entanto, podemos considerar que são disfunções psicológicas evidenciadas por meio de maneiras distintas de lidar com o que é posto à prova para a pessoa na sua rotina e convivência humana.

Demência

De repente alguém que você convive proximamamente começa a possuir dificuldades para realizar atividades que antes eram comum para ela. Você fica preocupado. Essa pessoa já é de idade e te falaram que pode ser demência.

No entanto, você pesquisou e viu que pode ser verdade. A demência é mais comum na terceira idade e atrasa a cognição do cérebro em diversos aspectos. Dessa forma, as memórias do indivíduo passam a ser vagas e a fala não sai da forma correta.

Além disso, é possível perceber maior agressividade, dificuldades em realizar atividades diárias, confusões mentais e, em alguns casos, até mesmo alucinações. Dessa forma, é preciso ficar de olho na sua evolução e procurara ajuda médica se possível.

Como saber se tenho alguma patologia mental?

Para descobrir se você possui algum tipo de distúrbio é necessário ficar atento aos sinais físicos e psicológicos que o corpo dá. Assim como uma doença física, as doenças psicológicas também avisam quando estão para chegar.

Dessa forma, quando estamos resfriando, sentimos nosso corpo mais pesado, a garganta começa a arranhar e o nariz a querer escorrer. Nos transtornos psicológicos, a apatia chega sutilmente, a preocupação se torna excessiva, os comportamentos começam a destoar do normal e a ansiedade cria morada em nosso cérebro.

No entanto, para ter a certeza se você possui ou não alguma doença psiquiátrica, o recomendado é que você procure um psiquiatra ou um psicólogo para que o seu caso seja avaliado de forma adequada. Lembre-se: o psiquiatra é o responsável pelo diagnóstico e tratamento medicamento, já o psicólogo atua nas causas do transtorno.

Encontre o seu psiquiatra online

Como é feito o diagnóstico?

Durante a consulta, o psiquiatra será capaz de distinguir os diversos tipos de doenças psicológicas e identificar qual é a sua. Por conta disso, é fundamental que você não tenha receio em contar todos os detalhes do que está sentido. Dessa forma, relate sobre os sintomas, a frequência em que eles aparecem e desde quando surgiram.

No atendimento, é comum que o psiquiatra:

  • Pergunte seu histórico médico;
  • Queira saber o que o levou até a consulta;
  • Peça exames;
  • Pergunte sobre os sintomas e frequência;
  • Avalie suas queixas;
  • Receite remédios.

A utilização de medicação controlada

Se a doença psiquiátrica for identificada, uma medicação será prescrita pelo profissional. Contudo, é extremamente importante que a pessoa siga o tratamento da forma que ele foi receitado. A automedicação e também o autodiagnóstico são prejudiciais à vida humana e trazem consequências negativas, como a dependência química do remédio.

Ainda há um certo tabu em relação às medicações, dessa forma, é necessário entender como elas funcionam no organismo para não sentir nenhum medo. Por exemplo, os remédios antidepressivos atuam balanceando a química no sistema nervoso, aumentando a produção de dopamina e serotonina, ou seja, ajudam a equilibrar um sistema em descompasso. 

No casos dos famosos ansiolíticos, eles agem inibindo o sistema nervoso central por meio da potencialização do neurotransmissor GABA, responsável por transmitir informações de um neurônio para o outro e regular a velocidade desse processo.

As doenças psiquiátricas e a relação no trabalho

As patologias da mente, na maioria das vezes, são extremamente incapacitantes. Sendo assim, a cognição é afetada, as percepções acerca do mundo passam a não ser mais as mesmas e os comportamentos são domados por uma série de atitudes que destoam do normal. 

Hoje, falar sobre doença mental e trabalho é inevitável. Inclusive, por excesso de trabalho algumas pessoas desenvolvem uma série de transtornos psicológicos, entre eles, a famosa Síndrome de Burnout.

Nas situações mais graves, o trabalhador é acometido por alguma das doenças psiquiátricas catalogadas na Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e no DSM-5, e pode ficar incapacitado.

Nesses casos, como o colaborador não é mais capaz de realizar suas atividades dentro da empresa, o mesmo pode se aposentar por invalidez ou recorrer ao auxílio-doença.

A aposentadoria por invalidez nos casos de transtornos mentais

Entretanto, em quais circunstâncias a pessoa é forçada a se aposentar? No que diz respeito a aposentadoria por invalidez, ela ocorre quando uma pessoa é acometida por uma doença psiquiátrica incapacitante.

Nessas ocasiões, o indivíduo sofre de alguma doença que o impossibilita de realizar as tarefas mais básicas. Porém, é também preciso notar que tal aposentadoria só é concedida para os casos em que não há cura para o problema. Nesse sentido, a pessoa precisa passar por uma avalição médica, que irá declarar o sujeito incapaz.

Os casos mais comuns que acarretam neste fim são o Estresse-Pós-Traumático, início de demência ou Alzheimer (principalmente em funcionários mais velhos) e, também, a presença de comportamentos esquizofrênicos.

Solicitação do auxílio doença

Em alternativa a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença aparece como um benefício dado ao trabalhador em situações em que o mesmo precisa ser afastado temporariamente.

Nos casos de doenças mentais, o auxílio precisa ser solicitado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ser previamente autorizado para seu recebimento. Assim, durante o período de recuperação do trabalhador, o benefício será concedido.

LEIA MAIS: O afastamento do trabalho por questões psicológicas

A prevenção às doenças mentais

Os transtornos psicológicos podem surgir ao longo da vida e uma série de fatores, como genética, traumas na infância e eventos estressores, podem influenciar no seu aparecimento. No entanto, seja dentro de casa, com os amigos ou no ambiente de trabalho, é possível se prevenir de uma doença psiquiátrica.

Para as empresas, o assunto ainda vai além, pois isso também representa num custo financeiro. Aliás, o Burnout virou um dos transtornos psicológicos mais aterrorizantes dos últimos anos.

Então, como prevenir que seus funcionários cheguem ao esgotamento? Como evitar que o surgimento de uma doença psiquiátrica incapacite o seu trabalhador mais qualificado?

Nossa psicóloga especialista Milene Rosenthal, cofounder da Telavita conta mais sobre o assunto para a gente, veja só!

Leia mais

Como lidar com a dependência emocional

Você conhece os sintomas de borderline?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.