Os animais de estimação são grandes companheiros do ser humano. Eles brincam conosco, nos dão carinho e trazem alegria para o nosso dia a dia. Ter um pet é como ter um filho de quatro patas.

Contudo, os pets mais comuns de ter em casa são os gatos e os cachorros. Estes, por sua vez, podem auxiliar no tratamento da depressão, síndrome do pânico e ansiedade. Logo, apesar de serem seres que não falam, ajudam inevitavelmente na saúde mental de seus donos.

Como os pets podem ajudar na saúde mental?

Ter um pet dentro de casa pode ser um facilitador para a evolução dos tratamentos psicológicos. Isso pois, se torna uma responsabilidade do dono cuidar do animal, que depende de seus cuidados para sobreviver. 

Dessa maneira, ter um outro ser vivo que depende de nós por completo exige disciplina e rotina, que são elementos importantes de manter para obter melhora no quadro evolutivo das doenças psicológicas.

Os animais de estimação podem:

Incentivar o dono a sair de casa

Pets como os cachorros necessitam de passear para fazer suas necessidades fisiológicas e diminuir seu estresse. Portanto, essa demanda é um ato que deve ser feito diariamente, tornando-se responsabilidade de seus donos.

Quando um indivíduo está em sofrimento psíquico é difícil sentir prazer em sair de casa e muitas vezes, como nos casos de síndrome do pânico e ansiedade generalizada, isso se torna uma tarefa dolorosa. Porém, quando há afeição pelo animal acima de tudo, pode ser um dever catalisador para a melhora do quadro e enfrentamento dos sintomas.

Reduzir o estresse e ansiedade

Os animais de estimação distraem o dono dos seus problemas recorrentes. Com “lambeijos” e o rabinho abanando, eles são capazes de nos fazer liberar hormônios produtores da felicidade, como a serotonina.

Reduzir o estresse e a ansiedade é algo que todos nós queremos. A rotina agitada, trabalho em excesso e o pouco tempo para nos divertirmos nos deixa em estado de estafa. Entretanto, ter um pet dentro de casa é ser sempre recebido com alegria e felicidade, o que alivia nossas tensões emocionais momentâneamente.

Diminuir o sentimento de estar só

Cães e gatos são ótimos companheiros. Um pet de estimação pode dormir com você e estar ao seu lado nos melhores e piores momentos. Sendo assim, ter um animal dentro de casa diminui a solidão e o sentimento de estar só, afinal, você sempre terá o seu bichinho para brincar, passear, e te fazer feliz.

Qual o melhor animal para ajudar na depressão?

O cachorro é considerado o melhor pet para ajudar nos quadros de depressão. Isso pois, diferente do gato, precisam sair de casa bastante e são mais ativos para brincar, incitando uma maior realização de atividade física para os donos.

Entretanto, tudo depende do que a pessoa preferir. Os gatos, apesar de ficarem em casa, demandam menos trabalho para cuidar e são conhecidos por servir de suporte emocional para seus donos. São tranquilos, às vezes não ligam para visitas nem chegadas inesperadas, mas são fofos e dóceis.

Processos terapêuticos com animais

Você já ouviu falar sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA)? Essa, por sua vez, é uma das técnicas que tem ganhado popularidade para o tratamento de transtornos emocionais. A TAA, no entanto, consiste em permitir que um paciente fragilizado tenha contato com um animal e interaja com ele para a diminuição do estresse e ansiedade.

Para além da depressão e ansiedade, a TAA funciona também para o tratamento do Transtorno de Espectro Autista e da Síndrome de Down. Nesses casos, habilidades motoras e de comunicação são colocadas como pautas principais do processo terapêutico.

Ainda, além dos cachorros e gatos, outros animais também são utilizados. Cavalos podem ser usados para melhorar a postura, força muscular e equilíbrio de pacientes, enquanto golfinhos podem ser utilizados para aumentar a habilidade linguística, autoestima e motivação.

Como aderir a Terapia Assistida por Animais?

Para aderir a Terapia Assistida por Animais você pode perguntar ao seu médico a possibilidade de uso do tratamento e em seguida, pesquisar instituições que oferecem esse tipo de tratamento. 

Vale ressaltar que, você pode ter um animal de estimação por conta própria, mas na TAA, as interações são monitoradas e realizadas com o acompanhamento de um profissional. Ainda, a Terapia Assistida por Animais é um tratamento alternativo e complementar a terapia tradicional.

Se você deseja aderir a esse tipo de tratamento, comece primeiro fazendo a terapia tradicional. Aqui na Telavita nós oferecemos psicoterapia online e, a partir dela, você pode explorar novas possibilidades e verificar se a TAA faz sentido para o seu caso.

Agende agora uma consulta com psicólogo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.