A psiquiatria infantil ou psiquiatria da infância e adolescência é uma especialidade da medicina que visa tratar os transtornos psicológicos em crianças e adolescentes. No entanto, a prevalência de sintomas agravantes nessa faixa etária é de 10-15% e necessita de atenção específica dos profissionais envolvidos.

Contudo, ressalta-se que realizam-se métodos diferentes para tratar os transtornos psicológicos nas crianças. Isso pois, diferente do adulto, na infância não há clareza de sentimentos e nem presença mecanismos psíquicos para apresentar as queixas emocionais de forma concisa.

Como acontece o diagnóstico psiquiátrico em crianças?

Na psiquiatria infantil o diagnóstico psiquiátrico surge a partir das queixas dos pais ao perceberem comportamentos que destoam do considerado normal. No entanto, os casos mais comuns e que levam a procura do médico psiquiatra são: comportamentos agressivos e inquietude nos filhos.

Logo, na consulta psiquiátrica é necessário a participação dos pais. Porém, o médico pode optar por ouvir os pais primeiro e depois conversar sozinho com a criança, ou escutar os pais sozinhos e também depois, com a presença do filho.

De acordo com o DSM-5, define-se o diagnóstico considerando os sintomas reportados, os fatores de risco e o impacto dos sinais na criança e na família. Além disso, é realizado exames corporais e neurológicos para descartar a possibilidade da ingestão de substâncias químicas ou qualquer outro elemento que possa interferir no comportamento da criança.

O aparecimento de transtornos psicológicos na infância

O que na infância pode aparecer apenas uma “rebeldia” ou mau comportamento, posteriormente pode se evoluir para um quadro psicológico grave. Por isso, é extremamente importante que as crianças sejam levadas ao psiquiatra para que até mesmo um tratamento de prevenção seja realizado.

Boa parte das pessoas que possuem ansiedade, por exemplo, conseguem identificar um ou mais sintomas que também estavam presentes desde quando criança. Entretanto, há uma série de fatores que podem desencadear o surgimento dos transtornos psicológicos. Entre eles, os fatores biológicos e fatores ambientais.

Dessa maneira, afirma-se que a genética pode influenciar na probabilidade da ocorrência e tornar o indivíduo propenso a obter transtornos, mas, quem definirá isso serão os fatores ambientais.

Quando devo levar meu filho ao psiquiatra?

A ida ao psiquiatra deve acontecer se a criança estiver apresentando comportamentos hostis e apresentando inquietude vasta. No entanto, é recomendável que antes seja realizada consultas com psicólogos para que assim, seja possível identificar a real necessidade de recorrer a psiquiatria infantil.

Contudo, psicólogo infantil poderá destrinchar as possíveis causas que levaram a criança a ter devidos comportamentos. Como metodologia poderá ser aplicado atividades lúdicas para ajudar na interpretação dos sentimentos e sessões de terapia.

Já o psiquiatra infantil poderá dizer ao certo se a criança tem ou não alguma patologia. Por meio dos critérios do DSM-5 e CID 11 será feito a avaliação do caso e, se houver a presença de algum transtorno, medicamentos poderão ser receitados para o controle dos sintomas.

Medicação psiquiátrica para criança: é necessário?

A medicação psiquiátrica para crianças é um tema complexo e muito subjetivo. No entanto, a necessidade da prescrição de medicamentos será avaliada pelo médico responsável de acordo com a gravidade do caso.

Os remédios podem ser parte do tratamento psicológico para crianças e ajudam na diminuição dos sintomas que impedem o ser humano de ter uma vida saudável emocionalmente. 

Nas crianças, sintomas como insônia, falta de apetite, apatia e inquietude podem prejudicar o desenvolvimento infantil e ocasionar quadros perigosos psicologicamente, por isso, precisam ser regularizados.

Contudo, as principais classes de medicamentos prescritos são: antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes e antipsicóticos. Diante disso, vale ressaltar que os profissionais detalham minuciosamente as doses de acordo com o peso, idade e condição psicológica da criança, sendo estas menores do que as utilizadas em adultos.

A psiquiatria infantil pode prevenir seu filho de problemas maiores

É comum a resistência dos pais para levar o filho ao psicólogo e psiquiatra. Porém, é necessário desmistificar a ideia de que os sintomas são bobeiras ou uma fase normal que a criança tenha de passar.

Solicitar a ajuda psicológica o mais cedo possível é melhor para a saúde emocional da criança. Percebemos isso ao olharmos para nós mesmos. Se tivéssemos recebido a ajuda necessária anteriormente, poderíamos ter evitado muitos dos nossos problemas.

No entanto, não hesite. A figura do psicólogo e psiquiatra infantil é extremamente necessária para o tratamento das questões psicológicas que envolvem o ser humano. Você como pai, mãe ou responsável pode procurar um profissional adequado para o atendimento do seu filho.

Diante disso, sabemos que ser responsável por uma criança não é fácil. Procure também alguém para conversar e te orientar da melhor maneira quanto a sua preocupação diante dos problemas emocionais de seus filhos!

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.