O ego ferido e o amor são fenômenos que podem se entrelaçar como se fossem uma dança de emoções, tornando às vezes difícil diferenciar um do outro.

Dessa maneira, é comum o questionamento “o que eu sinto é amor ou ego ferido?”. Essa interrogação nos conduz a uma profunda exploração das nuances emocionais que habitam nossos corações e mentes. 

Amor versus ego ferido

O amor é uma emoção poderosa, que nos empurra para além de nós mesmos e nos faz sentir uma conexão intensa com uma outra pessoa que estamos conhecendo. Não é apenas um sentimento de atração ou até mesmo de carinho, mas, é uma profunda aceitação e apreciação do outro, apesar de há de ter as suas imperfeições. 

Por outro lado, o ego ferido é uma dor que surge quando nos sentimos rejeitados, desvalorizados ou desconsiderados/minimizados, podendo fazermos sentir falta da pessoa amada. 

Pode se manifestar como um sentimento de raiva, ressentimento ou desejo de vingança, surgindo até mesmo depois de um término de relacionamento, por exemplo. 

Por que confundimos ego ferido com sentir amor pelo outro?

A confusão entre ego ferido e amor muitas vezes ocorre devido à complexidade das emoções humanas. No entanto, um fator importante é a necessidade de validação. Tanto o ego ferido quanto o amor podem ser associados a necessidade de reconhecimento.

Dessa forma, quando buscamos incessantemente a validação externa, é possível confundir essa busca com sentimentos de amor genuíno. Além disso, a carência emocional desempenha um papel significativo. Um ego ferido muitas vezes surge de experiências passadas de rejeição, abandono ou trauma. 

Logo, quando estamos carentes emocionalmente, podemos procurar relacionamentos ou situações que preencham essas lacunas, confundindo a necessidade de suprir nossa carência com o sentimento de amor.

Como saber se estou com o meu ego ferido?

O ego ferido é frequentemente visto sob controle e poder, é a necessidade de se sentir valorizado, validado e importante sobre aquilo que está sentindo. No fundo, não é sobre a outra pessoa, mas sobre a forma como nos vemos e como queremos que os outros nos enxerguem.

Se você sente que é dominado por pensamentos de vingança, raiva, ressentimento ou se sua felicidade depende da validação ou aceitação de outra pessoa, você pode estar enfrentando um ego ferido.

Todavia, essas emoções podem ser uma reação defensiva à sensação de ameaça ao nosso valor percebido. Procuramos proteger nossa autoestima abalada, muitas vezes projetando a causa de nosso desconforto nas ações ou palavras dos outros.

Dicas para evitar sentir o ego ferido

Superar um término de relacionamento pode ser desafiador, mas existem maneiras de cuidar de si mesmo e lidar com a situação de forma saudável e que, podem te ajudar a não ter o ego ferido, como:

1. Dê tempo para processar

Permita-se sentir as emoções, como por exemplo: a tristeza, raiva ou frustração. É normal passar por um período de luto após um término de um relacionamento amoroso. Logo, aceite suas emoções em vez de reprimi-las.

2. Mantenha o autocuidado

Foque em cuidar de si mesmo e priorizar-se. Pratique atividades saudáveis que lhe trazem alegria, como hobbies, exercícios físicos, meditação ou tempo com amigos/familiares.

3. Evite o isolamento social

Converse com amigos próximos ou pessoas da sua família em quem você confie. Compartilhar os seus sentimentos/emoções pode ajudar a aliviar a dor e a sensação de isolamento social.

4. Evite redes sociais

Diminua ou limite o acesso às redes sociais do ex-parceiro. Isso pode evitar que você fique remoendo o passado e compare sua vida com a dele ou acabe até mesmo se frustrando mais. Você pode silenciar os stories do instagram ou até mesmo parar de seguir. Priorize-se.

5. Aprenda com a experiência

Reflita sobre o relacionamento e o término. Pergunte a si mesmo o que pode aprender com a situação e como pode crescer com essa experiência que foi vivenciada.

6. Buscar apoio profissional

Se estiver lutando para lidar com o término do relacionamento, considerar fazer terapia ou aconselhamento pode ser benéfico para ajudá-lo a processar suas emoções e a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e adequadas.

Quanto tempo demora para esse sentimento passar?

O tempo que um ego ferido leva para se curar depende de vários fatores. Como por exemplo: a profundidade do impacto emocional, a capacidade de enfrentamento da pessoa e o suporte disponível naquele período. 

Algumas pessoas podem superar um ego ferido em questão de dias ou semanas, enquanto outras podem levar meses ou até mesmo anos para  recuperar-se. 

O processo de cura geralmente envolve a aceitação das emoções e pensamentos associados ao ferimento causado, bem como a busca de maneiras saudáveis para lidar com eles. 

Quando a terapia se torna necessária? 

Algumas pessoas têm uma capacidade natural de se recuperar mais rapidamente dos términos de relacionamento, enquanto outras, se sentem presas em padrões negativos de pensamentos e comportamentos.

É normal sentir dor emocional após um evento que feriu o ego, mas se essa dor persistir por um longo período maior e interferir nas atividades diárias, é um sinal de alerta para buscar ajuda profissional.

Contudo, a procura pelo psicólogo ajudará na compreensão e na identificação das faltas no sujeito, elemento essencial para o autodesenvolvimento e a manutenção de relacionamentos saudáveis e duradouros.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.