São diversos os benefícios da psicologia online. Em termos de atendimento, ela é tão eficiente quanto a terapia presencial, porém se tratando de custo, facilidade de acompanhamento e interação com um psicólogo ela supera. Já tratamos sobre esses assuntos em outros artigos aqui, então, caso tenha interesse confira também:

Mas, só dizer não é suficiente, se tratando de saúde e dados científicos necessitamos de comprovações críveis, vindas de fontes confiáveis, não é mesmo? Por isso, separamos esses dados para que você possa ver o quanto é benéfico esse tipo de atendimento e o mais importante: o quanto ele tem crescido mundialmente devido aos diversos fatores que o torna tão eficiente, confira:

Estudos que comprovam a eficiência da Psicologia online

Tema: A comparação da eficiência da psicoterapia presencial e da terapia online

Ano: 2002

Responsáveis: Susan Day e Paul Schneider

Publicação/ fonte: Journal of Counseling Psychology

O estudo: A amostra foi realizada com 80 pessoas divididas entre aconselhamentos por meio de vídeos e sessões presenciais. Após um determinado período – de 5 atendimentos – os pacientes foram reavaliados. Somente um ponto foi apontado com relevante diferença, e este foi à favor dos atendimentos online, onde o envolvimento, espontaneidade e desinibição foram destacados como favoráveis nas consultas realizadas a distância.

Quanto a eficácia dos tratamentos, não houve nenhuma diferença entre os dois.

Tema: A Psicoterapia pela internet é tão boa se não melhor que a presencial

Ano: 2013

Responsáveis: Universidade de Zurique

Publicação/ fonte: University of Zurich

O estudo: A amostra foi realizada com 62 pessoas separadas em dois grupos. Um deles recebeu tratamento com psicólogos online, e outro sessões de terapia presencial. Os resultados foram: 50% das pessoas que receberam tratamento presencial tiveram uma significativa melhora no quadro depressivo, enquanto 53% que foram assistidos por sessões online tiveram o mesmo efeito positivo. Após um período de 3 meses, 57% dos pacientes que foram atendidos online não apresentaram mais sintomas de depressão, comparados a 42% dos que participaram da terapia convencional.

Tema: A eficácia no tratamento psicológico online para a depressão

Ano: 2015

Responsáveis: SilverCloud Space From Depression

Publicação/ fonte: Behaviour Research and Therapy

O estudo: O programa da SilverCloud voltado à depressão, abordou em seus resultados a efetividade e benefícios do tratamento psicológico online quando comparado com o presencial no assunto que diz respeito à depressão. Os pontos de maior destaque desse atendimento, segundo as pessoas que foram atendidas no programa, foram: menor custo, uma maior facilidade para a superação de obstáculos psicológicos que acontecem na sessão presencial, e a facilidade de acessar a consulta.

Como observado nestes testes acima, a consulta psicológica online é capaz de trazer diversos benefícios aos seu usuários. A única coisa agora que é necessário da parte do paciente é a vontade de querer conhecer mais, participar desse novo universo e desfrutar das suas mais diversas vantagens. Portanto, para começar essa experiência online na Telavita, clique aqui e conheça mais!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.