A gravidez. Uma etapa na vida das mulheres que muda a percepção da realidade. As prioridades agora são outras e o tempo de preparação é pequeno. Além das várias mudanças que o corpo sofre, a mente precisa assimilar esse novo mundo.

Não é um período fácil, porém isso não significa que ele precisa ser difícil. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. Aliás, o estado psicológico que a mulher passa na gravidez afeta o bebê. Por isso, é importante prestar atenção nos sintomas de possíveis distúrbios e cuidar da mente.

O efeito da gravidez na mulher

Mãe. Com a gravidez, as filhas se tornarão mães. O significado de vida é redefinido. São muitas mudanças na vida delas. A mudança existencial é somente uma delas. Trabalho, compromissos pessoais, tarefas diárias. Tudo muda. As alterações mais visíveis são as do corpo. Porém, devemos prestar atenção também para a mente dessas mulheres.

É uma nova vida que está começando. E 40 semanas parece ser pouco tempo para se preparar para algo que muda o resto da sua vida. É muita pressão, preocupação e ansiedade na gravidez. É difícil lidar com essa quantidade de informações e emoções ao mesmo tempo.

Todo o processo de gestação, parto e o período de pós-parto tem um impacto na pessoa. É comum sentir tristeza na gravidez, ou até mesmo, ter depressão na gravidez. Ela não é como o mar de rosas que filmes e séries mostram. Devemos ter cuidado, pois além de afetar as mães, os filhos também sofrem com essas consequências. Por isso, é importante procurar por terapia para gestantes e tratar desses problemas.

A importância do acompanhamento psicológico na gravidez

Gravidez e depressão não é uma combinação para ser subestimada. Afinal, a depressão na gravidez afeta o bebê e ressoará no desenvolvimento da criança. Dessa forma, é preciso estar atenta para saber identificar os sintomas de depressão na gravidez. Porém, não devemos procurar por especialistas somente quando estamos nesse quadro, o tratamento psicológico será importante durante todo o processo.

Vantagens da terapia para gestantes

A terapia possui diversos benefícios: desmistifica a maternidade romantizada, oferece suporte emocional e ajuda a compreender as mudanças que a mulher está passando na vida. Essa é uma oportunidade para compreender seus sentimentos, tratar do medo do parto e cuidar de doenças, como a depressão durante a gravidez.

O interessante aqui é que ela pode ser realizada de forma individual, com o parceiro ou até mesmo em grupo. Além disso, ela não precisa acabar logo após o nascimento da criança. Muitas mulheres sofrem também depois da gestação e o tratamento da depressão pós-parto é importante para garantir a saúde mental da mãe.

Benefícios da terapia online: uma solução confortável

  • A terapia oferece a possibilidade de reorganizar pensamentos e experiências. A maternidade é algo poderoso e muda a relação da pessoa com o mundo. Poder contar com um acompanhamento psicológico é importante para conseguir compreender quem você é e como será a vida com mais uma chegando. Esse ambiente de escuta e acolhimento permite que ela possa se conectar com o bebê de forma verdadeira e saudável;
  • A psicoterapia online aparece como uma forma de aliar apoio e conforto. A gestação é um período complicado para as pessoas. Elas precisam fazer adaptações na sua vida e conciliar situações parece algo acrobático. A sessão de terapia online possibilita um cenário novo, em que a pessoa pode realizar o tratamento no conforto da sua casa ou de onde preferir;
  • Diga adeus à correria, com o apoio a distância, é possível realizar o tratamento de onde estiver, quando quiser. Sem precisar se preocupar com o deslocamento até um consultório.

A Telavita é uma plataforma de psicologia online pronta para acolher as mães e familiares que precisam de orientação e apoio. Dessa forma, possibilita o tratamento no horário e lugar em que as pessoas se sintam mais confortáveis. A plataforma conta com profissionais especializados que podem ajudá-la na situação que se encontra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.