Quem está na terceira idade também precisa de ajuda psicológica

0
13735
saude-mental-para-terceira-idade

Falar da terceira idade é sempre importante, no entanto, o tema saúde mental dos idosos vem ganhando mais destaque atualmente. Isso pois, os problemas físicos e mentais nessa fase têm ganhado mais importância na sociedade. 

Contudo, o impacto do tempo para muitas pessoas pode ser avassalador e, para quem é idoso, pode ser mais assustador ainda. A terceira idade associa-se ao fim trágico de um ciclo: a morte. Sendo assim,  fortalecer corpo e mente é o ingrediente necessário para poder desfrutar e entender melhor essa fase.

O envelhecimento e o impacto para o idoso

Todo o caminho para se envelhecer causa um desgaste muito grande psicologicamente. Porém, envelhecer nunca deve ser associado à doença. Todos envelhecem e todos terão um impacto no corpo com isso. Logo, é um processo natural do ser humano e não precisa de medo.

Nas mulheres, envelhecer é um pânico real. Todavia, o botox, os cremes antirrugas e os preenchimentos labiais,  na maioria das vezes, são feitos regidos por um grande receio de parecer estar mais velho. Dessa forma, a terceira idade é temida mundialmente pela população, parecer velho virou um problema grande e que impacta diretamente a saúde mental das pessoas.

Sob esta perspectiva, não queremos parecer velhos, não queremos ser ajudados, limitados e nem invalidados por conta da nossa idade. Logo, quando essa fase chega, diversos estímulos são catalisadores para o aparecimento de transtornos psíquicos. 

O que impacta a qualidade de vida na terceira idade?

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou em uma pesquisa que 10% das pessoas com idade acima de 60 anos, sofrem de depressão. Estes números, por sua vez, surpreenderam boa parte da população que, por sua vez, muitas vezes acham que o sentimento dos idosos são frescura.

O principal vilão da terceira idade no Brasil e no mundo são as experiências de vida negativas, ou seja: traumas, estresse, processos de luto e até mesmo a cultura. Logo, a ideia de que não se pode mais lutar por seus sonhos e o sentimento de impotência ao não conseguir executar algo pode deixar o indivíduo em profunda angústia.

Desde já, pode-se considerar que dentre as diversas doenças psíquicas que podem surgir na terceira idade destacam-se com maior incidência:

Depressão 

A depressão nos idosos aparece por meio de sentimentos de impotência, tristeza, desânimo e desamparo. Ainda, é comum notar uma certa carência afetiva, medo de ficar sozinho e crises de choro com frequência. 

Demência 

A demência é uma doença psiquiátrica representada por problemas de memória e doença cerebral crônica como a esquizofrenia e Alzheimer. No entanto, sua evolução pode ser sutil, mas os sintomas devem ser percebidos o quanto antes para o retardamento dos sintomas.

Bipolaridade

A bipolaridade na terceira idade é composta pela forte alteração de humor e irritabilidade frequente. Portanto, o idoso pode ficar mais “teimoso” do que o normal e variar entre momentos de alegria e tristeza em um curto período de tempo.

O tratamento psicológico para idosos

Especialistas como psicólogos e médicos no geral não devem ser consultados somente quando se tem um problema. Além disso, muito seria evitado se as pessoas começassem a ver os tratamentos como uma forma de nunca adoecer, ou seja, algo preventivo.

No entanto, sabemos que uma das maiores dificuldades para quem cuida de um idoso em casa é se locomover com ele. Sendo assim, uma maneira de realizar o acompanhamento psicológico para idosos sem precisar se deslocar até o local é aderindo a terapia online.

Cuidar da saúde mental na terceira idade é extremamente importante. Se você desconfia que algo psicológico possa estar incapacitando alguém que você ama, não hesite em procurar ajuda profissional. Desse modo, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem auxiliar as famílias e o paciente para a condução de um envelhecimento melhor e mais saudável.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.