O Janeiro Branco é uma campanha que promove a conscientização da saúde mental para a população. Sendo assim, convida as pessoas a conversarem e refletirem sobre questões emocionais, além de sensibilizar as mídias, empresas e poderes constituídos em relação à importância de projetos estratégicos e políticas públicas sobre o tema.

“Oi, tudo bem?”. Essa é uma pergunta muito simples e que é feita constantemente. Encontramos alguém e logo perguntamos. No entanto, quando perguntamos se está tudo bem ao outro, passamos a pergunta em forma de educação e não preocupação, porém, qual foi a última fez que você respondeu com sinceridade?

Contudo, tal situação serve para nós como um retrato para como a saúde mental é tratada. Dessa forma, podemos dizer que o cotidiano apresenta continuamente circunstâncias para falar sobre o tema, mas ele é ocultado e negligenciado de forma repetida por nós.

A saúde mental como pauta

Não é tão fácil falar sobre emoções e sentimentos, entretanto, escondê-los não é a melhor forma de lidar com o assunto. Tendo isto em vista, as iniciativas responsáveis por criar um elo positivo na sociedade sobre saúde mental, como o Janeiro Branco, são de extrema importância.

O Janeiro Branco surgiu como iniciativa nacional em 2014, a partir de um grupo de psicólogos de Uberlândia. No entanto, desde o seu início já era possível encontrar o projeto sendo realizado em diversas cidades do Brasil.

Em busca do resultado desejado, o Janeiro Branco conta com atividades diversas. Sendo assim, são realizadas desde palestras, seminários e rodas de conversas até ações pontuais, como panfletagens e entrevistas para que a população esteja mais próxima dos temas de saúde mental.

Mês da saúde mental e a importância do tema

Tratar de Janeiro Branco e saúde mental é também falar sobre problemas. Logo, para tal, é preciso compreender qual a real dimensão das questões emocionais para entender a importância de falar sobre o assunto.

O Brasil apresenta diversos impasses em relação à saúde mental, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. 

Sendo assim, tudo sobre Janeiro Branco possui relevância. A saúde mental é um assunto pouco explorado e que possui diversos focos de atenção. Portanto, devemos perceber a realidade e tomar atitudes para mudar essa questão.

ebook-saude-mental-nas-empresas

O que fazer para apoiar a causa?

Muitas pessoas apoiam a causa da saúde mental, mas não sabem como tornar isso transparente no dia a dia. No entanto, acreditar que cuidar do nosso bem-estar psicológico é importante é apenas o primeiro passo para impactar a vida das pessoas ao nosso redor.

Seja em nossa vida pessoal, ou profissional, devemos incentivar que os sentimentos sejam validados e expressados. Falar é terapêutico. Contudo, oferecer um “ombro amigo’” para o próximo pode ajudá-lo a enfrentar sua angústia e procurar por ajuda profissional.

Precisamos estar atentos ao nosso redor. Todos nós temos nossos medos, traumas e aflições. Desse modo, às vezes omitimos eles a fim de passar uma imagem de quem está bem para as pessoas. Mas a que preço?

A vulnerabilidade é uma grande ponte para conexões fortes. Quando entendemos que nossos sentimentos são válidos isso nos ajuda a compreender melhor a imensidão que é nosso cérebro. Logo, compartilhar nossa dor com o outro pode torná-la mais leve e fácil de ser suportada.

Janeiro Branco nas empresas

Nas empresas, a importância é também intrínseca. O Janeiro Branco é trabalhado ao longo do mês por meio de palestras e dinâmicas com os colaboradores. Sendo assim, a saúde mental do trabalhador é vista como prioridade.

Com o número de casos de síndrome de Burnout crescendo, tornou-se imprescindível que o assunto seja devidamente tratado pelas corporações. Porém, que seja algo discutido ao longo de todo o ano, e não somente no mês de janeiro.

Oferecendo apoio psicológico incentivamos a produtividade, diminuimos a taxa de turnover da organização e aumentamos o ROI consequentemente. Por isso, a Telavita e seu programa de saúde emocional para as empresas pode ser uma ótima ferramenta para cuidar da saúde mental dos seus funcionários.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.