5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

0
166
saúde mental no trabalho

Promover a saúde mental no trabalho aumenta a produtividade e diminui o afastamento dos funcionários

Trabalho e saúde mental. Qual foi a última vez que a sua empresa tratou sobre os dois temas? Possivelmente, os assuntos não são relacionados com frequência, afinal, somente 18% das instituições mantêm um programa que visa cuidar do estado emocional dos colaboradores.

Os dados da Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, revelam um cenário de negligência e de pouco interesse na saúde mental do trabalhador. Entretanto, o cenário deveria ser o oposto, já que um ambiente preocupado com essas questões possui benefícios alinhados com a mentalidade corporativa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “empregadores e gestores que adotam iniciativas para a promoção da saúde mental no local de trabalho e apoiam funcionários que têm transtornos mentais veem ganhos não apenas na saúde de seus funcionários, mas também em sua produtividade”.

LEIA MAIS: Motivação no trabalho: a importância de motivar os profissionais

Inclusive, um documento redigido pelo órgão em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentou consequências negativas ao ambiente de trabalho quando as questões de saúde mental não são tratadas.

Nesses casos, foi possível observar um quadro desgastado da saúde geral do colaborador e maior índice de afastamento, piora na performance, perda de motivação e Burnout, além de degradação das relações dentro do trabalho.

Dessa forma, é visível como a saúde mental pode influenciar no ambiente de trabalho. Então, falar de emprego e saúde mental deve ser um aspecto fundamental para a construção da cultura das instituições, afinal, estão intrinsecamente relacionadas.

Tendo isto em vista, selecionamos algumas práticas para melhorar a saúde mental nas empresas. A iniciativa pretende demonstrar possíveis ações que podem ser realizadas e que melhoram a saúde mental no ambiente de trabalho.

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas de saúde mental no trabalho para melhorar o ambiente corporativo.

Desenvolver um programa de saúde mental

Uma forma de desenvolver e aprimorar a temática dentro da organização é através da conscientização. Sendo assim, é interessante que a empresa apresente palestras e realize workshops que falem sobre a importância da saúde mental no trabalho. Trata-se de um trabalho preventivo e capaz de difundir os preceitos por toda a companhia.

Além disso, os colaboradores devem se sentir seguros dentro da empresa. Por conta disso, é aconselhável a criação de canais em que os empregados podem conversar sobre os problemas do ambiente de trabalho.

LEIA MAIS: 7 comportamentos comuns de pessoas com inteligência emocional no trabalho

Realizar a readequação do trabalho

Os maiores desgastes decorrentes do trabalho ocorrem pela carga elevada de demandas que o funcionário possui. Então, é importante sempre realizar a readequação das funções desempenhadas para que ninguém fique sobrecarregado. A ideia é preservar pela saúde mental e qualidade de vida no trabalho.

Outras medidas também podem ser adotadas para que o colaborador se sinta mais confortável e relaxado em relação ao trabalho desempenhado. Políticas de home office, por exemplo, conseguem alinhar performance com comodidade.

Oferecer psicoterapia como benefício

Dar a oportunidade aos colaboradores realizarem acompanhamento psicológico é benéfico para a saúde mental e o trabalho. Dessa forma, as pessoas poderão realizar um tratamento com um profissional capacitado e lidar melhor com os problemas emocionais que existem.

A terapia é fundamental para cuidar do estado mental. É um espaço de autoconhecimento e que permite a reflexão profunda. Além disso, o psicólogo é capaz de identificar as amenidades presentes e dispõe de repertório para tratar as questões que atrapalham o desempenho no trabalho.

Criar grupos para atividades físicas

Vale notar que o corpo também desempenha papel fundamental no aspecto emocional. Ou seja, é necessário prestar atenção à saúde física e mental do trabalhador. Diversos estudos já comprovaram que os exercícios físicos são importantes para a mente.

Dessa forma, a empresa deve incentivar a prática de atividades físicas. Organizar grupos de corrida ou disponibilizar sessões de alongamento e relaxamento podem ter efeitos positivos na produtividade das equipes.

LEIA MAIS: A importância da saúde mental no trabalho: doenças psicológicas e o afastamento

Realizar eventos de interação social

O lado social também é importante. Bons relacionamentos com os colegas de equipe permitem um ambiente mais agradável para trabalhar, o que aumenta a qualidade do serviço entregue. Então, a saúde mental na empresa depende dos laços construídos pelas pessoas.

Dessa forma, é importante que a companhia atue de forma a estimular isso. A realização de eventos, como festas e happy hours, torna o ambiente mais informal e propício para que as pessoas possam se relacionar com mais facilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.