Lidar com pensamentos acelerados não é a tarefa mais fácil. Afinal, parece que simplesmente não conseguimos sair desse ciclo cansativo e sem fim. Eles aparecem, aparecem e aparecem. Não há descanso algum.

Entretanto, eles não surgem de modo leviano. É possível entender a sua origem até de um ponto de vista estrutural da nossa sociedade. Compreender esses aspectos e os gatilhos de cada indivíduo podem ajudar a lidar com a questão.

Então, que tal conhecer mais sobre os pensamentos acelerados? Sim, eles incomodam, mas não significa que sejam eternos. Aprenda como retomar o controle da mente com passos bem simples.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O que são pensamentos acelerados?

Quando falamos dessa tema, as pessoas ainda confundem a sua definição. Ou seja, não sabem se estão lidando com um sintoma ou transtorno. Sim, é possível falar sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (PSA), entretanto, esse é um termo escrito por um único autor e estudado apenas pelo mesmo. 

Os pensamentos acelerados não se caracterizam como um transtorno mental diagnosticável através de CID-11 ou DSM-5. O PSA não é uma doença catalogada cientificamente ainda, porém, isso não a torna menor ou inválida.

Um sintoma incômodo

Sendo assim, percebemos que os pensamentos acelerados, na verdade, são um sintoma. E para ser mais exato, tratam-se de uma resposta à ansiedade que estamos vivenciando de forma intensa.

A ansiedade é um reflexo natural do corpo humano. Nesse sentido, trata-se de uma reação de luta e/ou fuga, que resulta em um estado de excitação para que o nosso organismo lide com o problema em questão.

Desse modo, o coração fica acelerado e nossas emoções parecem ficar mais intensas. Isso faz com que todo nosso organismo comece a ter um ritmo intenso de funcionamento e os pensamentos circulam mais rápido.

Os pensamentos acelerados, então, ocorrem quando a mente fica repleta de pensamentos repetitivos, intrusivos e persistentes. Dessa forma, o indivíduo encontra dificuldades em manter a calma e organizar as ideias.

Mas o que faz com que isso aconteça? 

Embora a nossa espécie não precise mais ficar lidando contra ameaças, como um animal predador, chuva ou fogo, a sociedade atual exige um comportamento acelerado. Dessa forma, os indivíduos precisam agir em um ritmo muito mais do ambiente do que da própria pessoa, o que gera um desequilíbrio interno.

Nesse sentido, desde cedo as crianças são bombardeadas com muita informação e de diferentes áreas. Desse modo, precisam se adaptar a todo o conhecimento que a sociedade exige.

Não é incomum vermos crianças absorvidas em mídias digitais e sendo colocadas a apresentar inúmeros projetos e atividades. Entretanto, a forma como esse conhecimento é passado nem sempre é de acordo com o ritmo da pessoa que está recebendo. 

LEIA MAIS: O que é regulação emocional?

E essa questão somente piora com o passar dos anos. Os adolescentes precisam lidar com intensas horas de estudos para vestibulares na pressão de conseguir uma cadeira em uma universidade. 

No mercado de trabalho, as tarefas são mais pontuais e pressionam o emocional tanto quanto na fase escolar e acadêmica. Estar em um ambiente corporativo, muitas vezes, faz com que o sujeito comece a internalizar as demandas da empresa como suas. 

Ainda, surge a perseguição pelo posto de “ser o melhor” e a necessidade de se destacar. Além disso, alguns ambientes de trabalho são hostis e apresentam rivalidades, que fazem com que a pessoa fique cada vez mais ansiosa ao ter de lidar com determinados conflitos. 

A forma com que a sociedade está estrutura pede a rápida e intensa troca de informações. Entretanto, o descompasso entre a capacidade mental do indivíduo e o que é exigido dele pode gerar consequências, como a ansiedade e os pensamentos acelerados.

Conheça a Telavita

Como lidar com pensamentos acelerados

Entretanto, é possível aprender a lidar com os pensamentos acelerados. Sim, num primeiro momento pode parecer difícil manter a tranquilidade e retomar o controle, porém, existem técnicas e procedimentos capazes de ajudá-lo.

Conectar-se com o ambiente

Uma boa técnica para conseguir desacelerar a mente é conectar-se com o ambiente. Esse é um método simples e rápido, que permite a pessoa retomar o foco e controle do que está a sua volta.

Desse modo, realize um escaneamento ambiental. Então, observe os objetos que estão a sua volta e descreva-os em voz alta. Faça isso com calma e aponte quantas coisas forem necessárias. Você irá perceber que ao longo disso, sua atenção estará voltada para o ambiente e os pensamentos terão desacelerado.

Mindfulness

A técnica do Mindfulness, também conhecida como atenção plena, permite que o indivíduo retome o controle da própria mente. Dessa forma, o método propõe estarmos totalmente presentes e conscientes de onde estamos e do que estamos fazendo.

Trata-se do oposto da correria que os pensamentos acelerados representam. O Mindfulness permite desacelerar os pensamentos para você perceber o que realmente está fazendo. Então, que tal dar uma chance?

LEIA MAIS: Aprenda a praticar o Mindfulness

Terapia

O acompanhamento psicológico é uma alternativa interessante para lidar com os pensamentos acelerados. Nesse caso, um profissional estará ajudando o indivíduo a entender o motivo desse problema e apresentará técnicas capazes de amenizar a situação.

As pessoas que fazem psicoterapia tendem a lidar melhor com pensamentos intrusivos e repetitivos, pois desenvolvem resiliência emocional capaz de racionalizar o ocorrido e direcionar melhor os sentimentos.

Encontre seu psicólogo online

1 COMENTÁRIO

  1. Muitas vezes as pessoas, por não terem argumentos, buscam saídas “mediocres”, como outrora uma colega sabia que a sugestão que dei existia, mas fez que nem os evangélicos, em relação a Biblia: que eu citasse o número da Norma! Como eu fazia a expedição, li que ela mencionou os dizeres de minha sugestão e consultou o número da Norma, no Despacho! Mas pelas pessoas que conheci e traumas com nuances de tortura psicológica que vivi, defino tais pensamentos como sequelas! Ai na Oração e Meditação, alcanço certo conforto. Mas é triste o que a chamada “Selva de Pedras” faz com a gente!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.