Por que alguns homens têm ejaculação precoce?

0
708
problema da ejaculação precoce

Cerca de 20 a 30% dos homens sofrem de ejaculação precoce no Brasil. Conheça as causas, tipos e tratamento para essa disfunção.

Para as mulheres, é comum a visita regular ao médico ginecologista, assim como a realização de exames periódicos a fim de cuidar da saúde e conhecer melhor o próprio corpo e qualquer disfunção que possa ocorrer.

Em contrapartida, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), metade dos homens brasileiros nunca foi ao urologista. Esse cenário alarmante preocupa pois coloca em risco a saúde do homem e também de seus parceiros, já que pode causar males a ambos.

Existe muito tabu, medo e vergonha na cultura brasileira acerca das disfunções sexuais masculinas, o que posterga a cura e afeta a saúde psicológica, emocional e fisiológica de muitas pessoas.

O que é Ejaculação Precoce?

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ejaculação é considerada precoce quando não acontece no tempo ideal para que ambos os parceiros tenham prazer. Ou seja, o significado da ejaculação precoce, na vida sexual do homem é bem impactante, já que causa tantos problemas físicos, psicológicos e emocionais. 

Mas qual o tempo médio da ejaculação precoce? As pesquisas mostram que o tempo da ejaculação precoce ocorre entre 1 e 3 minutos. Esse é um dos sintomas da ejaculação precoce mais relatados.

Então, qual seria o tempo médio da ejaculação? 5 minutos é o tempo considerado ideal entre a penetração e a ejaculação, portanto, caso esteja abaixo dessa média, conheça aqui as características, tipos, causas e tratamento para a ejaculação precoce.

Causas da Ejaculação Precoce

Não existe apenas um vilão para a ejaculação precoce. Suas causas são extensas, profundas, e precisam ser investigadas pelo médico urologista.

Ejaculação Precoce e Psicologia

Uma das causas mais recorrentes da ejaculação precoce são as psicológicas. Ansiedade e Ejaculação  não são parceiros que combinam. Problemas no trabalho, angústias, inseguranças e estresse podem causar problemas entre quatro paredes.

A ansiedade também se dá na preocupação do homem em satisfazer sua parceira ou parceiro. A ejaculação precoce na primeira vez com um(a) parceiro(a) novo(a) ou quando o homem está há muito tempo sem relações sexuais pode acontecer.

Cérebro

Os estudos de cientistas acerca das causas da ejaculação precoce mostram que nem sempre a disfunção ocorre devido a problemas psicológicos e emocionais. 

As investigações também apontam fatores bioquímicos e fisiológicos como uma das causas. O neurotransmissor serotonina também tem um papel fundamental nisso tudo, pois é um dos mediadores da liberação do sêmen.  Mas o que isso tem a ver? Acontece que alguns homens podem ser geneticamente propensos a produzirem menos quantidade desse neurotransmissor.

Outras Causas Fisiológicas

A prostite aguda também aparece como uma das causas para ejaculação precoce. Nada mais é do que a inflamação na glande – base da cabeça do pênis – que gera maior sensibilidade no pênis, o que provoca dor e falta de desejo sexual. 

Tipos de Ejaculação Precoce

Nem todo homem mostrava o mesmo padrão nas características da disfunção ejaculação precoce. Por tal motivo, pesquisadores decidiram dividir os casos em dois subtipos que majoritariamente apareciam nos pacientes. Essa decisão se deu no intuito de diagnosticá-los com melhor precisão e dar a eles o tratamento mais adequado.

Ejaculação Precoce Permanente

Acontece desde o início da atividade sexual, contabilizando 1 minuto, ou menos, entre a penetração e a ejaculação. É a disfunção em sua faceta mais preocupante já que ocorre na maioria das relações sexuais do indivíduo, ao longo de grande parte de sua vida sexual.

Ejaculação Precoce Adquirida

Também conhecida como “ejaculação precoce secundária”. Ela dá as caras repentinamente em homens que antes possuíam uma vida sexual sem queixas sérias acerca do assunto. O homem passa a ejacular em cerca de 3 minutos, quando antes, seu tempo médio era maior e sem frustrações. Esse tipo pode ser causado tanto pelo psicológico e emocional do homem quanto por alguma disfunção urológica específica.

Qual médico procurar?

O médico especialista da ejaculação precoce é o urologista e, mais tarde, de acordo com o tratamento prescrito, o psicólogo.

Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), “disfunção erétil (DE) é a incapacidade persistente de obter e manter uma ereção suficiente para permitir um desempenho sexual satisfatório. Apesar da DE ser uma
doença benigna, ela afeta a saúde física e psicossocial e tem um impacto significativo sobre a qualidade de vida dos pacientes, seus parceiros e famílias. Aproximadamente 5-20% dos homens apresentam DE moderada a grave.”

Mas será que existe relação entre ejaculação precoce e disfunção erétil?

Sim, existe! É bem comum que homens que sofram com a disfunção erétil  também tenham ejaculação precoce, pois a dificuldade em manter
a ereção gera ansiedade no homem em ser rápido para concluir e satisfazer a si mesmo e o(a) parceiro(a). Ou seja, se o indivíduo procura ajuda e consegue controlar a disfunção erétil, por conseguinte, a ejaculação precoce também obterá melhora.

Tratamento para a Ejaculação Precoce

Mas, afinal, a ejaculação precoce tem remédio? Sim, existe tratamento e como controlar a ejaculação precoce. Confira abaixo alguns métodos. 

Ejaculação precoce e medicamentos

  • Sildenafila: droga utilizada no tratamento da disfunção erétil, uma das causas da ejaculação precoce;
  • Anestésico tópico: a lidocaína é muito utilizada para diminuir a sensibilidade no pênis. O produto existe em forma de creme, gel ou spray e deve ser aplicado cinco minutos antes da penetração.
  • Antidepressivos: eles aumentam a concentração de serotonina no cérebro, o neurotransmissor regulador da quantidade e liberação do sêmen. Ele também é responsável pela sensação de prazer. 

Tratamento Psicológico

Visto que uma das principais causas da ejaculação precoce é o fator psicológico e emocional, a saída aqui é procurar um sexólogo, psicólogo ou psiquiatra.

A terapia tira as dúvidas, aconselha e promove a conscientização do próprio corpo. É importante ter conhecimento e acompanhamento. Essas ferramentas vão ajudar a como resolver a ejaculação precoce.

Tratar a Ejaculação Precoce Naturalmente

A acupuntura é um dos aliados no controle da ansiedade e no equilíbrio a energia sexual. Alguns chás também podem auxiliar, embora não exista nenhuma comprovação científica sobre seus efeitos na melhora.

Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e de alegria, deixando quem pratica mais relaxados.

A yoga também auxilia nesse quesito e existem posições específicas que favorecem o fortalecimento do assoalho pélvico, músculo que sustenta os órgãos localizados na cavidade pélvica. Ele é responsável pelas funções sexuais, por isso trabalhá-lo frequentemente é essencial.

Comunicação

A ejaculação precoce, embora acometa os homens, também mexe com a cabeça dos(as) parceiros(as). É importante manter a comunicação, conversar sobre o problema e oferecer apoio. Incentivar quem sofre da disfunção a procurar um médico especialista é de suma importância.  

O problema é complexo. Não envolve só fatores fisiológicos, emocionais e psicológicos, mas também cultural. É preciso haver uma conscientização acerca da importância dos homens se consultarem com o urologista com frequência para tratar as disfunções, manter a vida sexual em dia e colocar um fim ao tabu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.