O desenvolvimento pleno dos filhos é o que todos os pais desejam. Não é de se estranhar, então, a constante preocupação com a evolução deles. É normal, assim como a felicidade das conquistas e marcos pessoais. Afinal, estimulam o crescimento. A vitória também é de cada parente ao ver a pessoa crescendo e aprendendo.

Entretanto, muitas vezes, não se vê pequenos indícios de representam algo nocivo para a criança. Comportamentos singelos, mas que demonstram um caminho errado, podem passar desapercebidos. Por isso, a atenção com esses sintomas de transtorno comportamental infantil é essencial:

Sintomas de transtorno comportamental infantil

1. Linguagem defasada

No início da vida humana, a comunicação é um dos aspectos que mais se desenvolve. Por conta disso, é fundamental prestar atenção na evolução da da linguagem verbal e não verbal, pois a sua deficiência pode indicar algum transtorno ou distúrbio.

2. Dificuldade de adaptação a situações novas

Identificar essa questão é sutil, afinal, o termo “adaptação” pode ser subjetivo. No entanto, busque algumas pistas do que está acontecendo. O comportamento antissocial na infância é um indicativo de que a criança pode estar encontrando dificuldades ao se defrontar com novos cenários.

3. Oscilação de humor

Os estados de humor são sinais importantes para ficar de olho. Se a criança alterna entre momentos de raiva e excitação de forma rápida e injustificada, talvez seja interessante procurar a ajuda de um profissional da área. Humor depressivo e ansiedade constantes também servem de alerta para os pais.

4. Falta de atenção pode ser um dos sintomas de transtorno comportamental infantil

A mera desatenção é normal e ocorre com todas as pessoas. Porém, a repetição desse comportamento por um período prolongado de tempo pode estar relacionado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apesar de não possuir cura, o diagnóstico precoce e o tratamento correto ajudam na amenização dos sintomas.

5. Hiperatividade

Este também é um sintoma que pode possuir relação com o TDAH. Além disso, comportamentos correlatos como impulsividade, inquietação e agressiva são indicativos que os pais devem prestar atenção. Em casos como esse, a ajuda de um profissional é sempre benéfica.

6. Comportamentos inadequados

Tais comportamento podem estar relacionados com o Transtorno de Conduta, no qual a pessoa adere uma postura repetitiva e que viola os direitos básicos de terceiros. Geralmente, as crianças com esse transtorno são egoístas e insensíveis, além de poder até a assediar outras crianças.

7. Questionamento constante também pode ser um dos sintomas de transtorno de comportamento infantil

Nessa situação, a criança desobedece constantemente os pais e ainda adotam uma postura agressiva, além do enfrentamento ser recorrente e hostil. Tais sinais podem significar o Transtorno Desafiador Opositivo, principalmente, se os episódios forem intensos e com frequência elevada. Esse pode ser um dos sintomas de transtorno comportamental infantil.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho um filho que irá completar 6 anos de idade em novembro/21. Ele é adotivo e quando o adotamos estava com apenas 7 meses. Sempre observei desde pequeno seu comportamento pois quando era bebê, na hora em que eu o alimentava, ele olhava fixo para mim e fechava os punhos como se quisesse me socar. O tempo passou e hoje com quase 6 anos, é uma criança alegre porém vitimista, egoista e vive criando atritos entre eu e meu marido. Brigamos por conta do nosso filho. Meu filho fala que gostaria de me ver com as pernas quebradas ainda mais, sou deficiente fisica após um grave acidente e tenho que escutar isso de um pirralho. Ele grita o tempo todo, gritou nos ouvidos do meu cachorro deixando-o surdo. Eu falo para meu marido as coisas que meu filho me fala, coisas de maldade e ninguem acredita em mim. A qual profissional devo recorrer? Não sei quem são os pais biologicos para informar a um profissional o histórico deles, se são perturbados mentalmente. Alguem pode me ajudar?

    • Por agora que estou acessando esse site! Provavelmente ele carrega na memória fetal a rejeição da mãe! A Assistente Social que intermediou a adoção não deverá lhe informar sobre a mãe biológica (me parece que o protocolo da adoção impede) mas pode lhe dar o “perfil” da mãe (socioeconômico)! Um hipnologo, pela regressão, pode “reprogramar” a memória fetal! Se a criança se da bem com seu marido, ele pode conversar e mostrar a criança que vocês querem o bem dele! Uma Assistente Social com quem trabalhei e que adotou uma criança, disse que no início (a criança) quis como “enfrentar” querendo saber da mãe biológica e ela até pela formação que teve, explicou que ela era a mãe do coração porque quem gerou foi uma outra mãe. Que nem sempre quem gera pode criar e quem cria é mãe, também! Diz que ai a criança foi “se desarmando”, aceitando mais a adoção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.