7 sintomas de transtorno comportamental infantil

sintomas de transtorno de comportamento infantil

O desenvolvimento pleno dos filhos é o que todos os pais desejam. Não é de se estranhar, então, a constante preocupação com a evolução deles. É normal, assim como a felicidade das conquistas e marcos pessoais. Afinal, estimulam o crescimento. A vitória também é de cada parente ao ver a pessoa crescendo e aprendendo.

Entretanto, muitas vezes, não se vê pequenos indícios de representam algo nocivo para a criança. Comportamentos singelos, mas que demonstram um caminho errado, podem passar desapercebidos. Por isso, a atenção com esses sintomas de transtorno comportamental infantil é essencial:

Sintomas de transtorno comportamental infantil

1. Linguagem defasada

No início da vida humana, a comunicação é um dos aspectos que mais se desenvolve. Por conta disso, é fundamental prestar atenção na evolução da da linguagem verbal e não verbal, pois a sua deficiência pode indicar algum transtorno ou distúrbio.

2. Dificuldade de adaptação a situações novas

Identificar essa questão é sutil, afinal, o termo “adaptação” pode ser subjetivo. No entanto, busque algumas pistas do que está acontecendo. O comportamento antissocial na infância é um indicativo de que a criança pode estar encontrando dificuldades ao se defrontar com novos cenários.

3. Oscilação de humor

Os estados de humor são sinais importantes para ficar de olho. Se a criança alterna entre momentos de raiva e excitação de forma rápida e injustificada, talvez seja interessante procurar a ajuda de um profissional da área. Humor depressivo e ansiedade constantes também servem de alerta para os pais.

4. Falta de atenção pode ser um dos sintomas de transtorno comportamental infantil

A mera desatenção é normal e ocorre com todas as pessoas. Porém, a repetição desse comportamento por um período prolongado de tempo pode estar relacionado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apesar de não possuir cura, o diagnóstico precoce e o tratamento correto ajudam na amenização dos sintomas.

5. Hiperatividade

Este também é um sintoma que pode possuir relação com o TDAH. Além disso, comportamentos correlatos como impulsividade, inquietação e agressiva são indicativos que os pais devem prestar atenção. Em casos como esse, a ajuda de um profissional é sempre benéfica.

6. Comportamentos inadequados

Tais comportamento podem estar relacionados com o Transtorno de Conduta, no qual a pessoa adere uma postura repetitiva e que viola os direitos básicos de terceiros. Geralmente, as crianças com esse transtorno são egoístas e insensíveis, além de poder até a assediar outras crianças.

7. Questionamento constante também pode ser um dos sintomas de transtorno de comportamento infantil

Nessa situação, a criança desobedece constantemente os pais e ainda adotam uma postura agressiva, além do enfrentamento ser recorrente e hostil. Tais sinais podem significar o Transtorno Desafiador Opositivo, principalmente, se os episódios forem intensos e com frequência elevada. Esse pode ser um dos sintomas de transtorno comportamental infantil.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.