Currículo para primeiro emprego: como aumentar suas chances

currículo

Caso você esteja na fase de partir para a primeira experiência profissional, considere que sua motivação deve estar acima de qualquer ansiedade que possa interferir no seu sucesso.

Escrever o primeiro currículo é um momento emocionante para o novo profissional. É uma oportunidade de mostrar aos empregadores como você se preparou para a força de trabalho e por que devem contratá-lo.

Mesmo você considerando que tem pouco conteúdo para inserir no currículo, saiba que existem alternativas para poder se destacar dos concorrentes na vaga que tanto almeja. Fique tranquilo, estou aqui para ajudá-lo nessa jornada.

Então, comece a construir sua carreira com bases sólidas e com um currículo bem elaborado, afinal, isso aumenta as suas chances para a próxima etapa de entrevista. Prepare-se para uma trajetória que somente você pode edificar. Você está pronto?

Como destacar suas competências

A primeira questão que você precisa verificar é a descrição do cargo e anotar todos conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que você possui ou requisitos que pode cumprir. É importante que o empregador possa ver como seus pontos fortes se alinham com as necessidades da função pretendida.

Ainda, você pode destacar questões que vão além dos conhecimentos pretendidos. Então, ressalte sua capacidade de superar desafios, gerenciamento do tempo e soluções de problemas. Mencionar comprometimento com resultados, perseverança e boa comunicação em relacionamentos interpessoais também são uma boa pedida.

LEIA MAIS: 5 Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Fique atento na sua forma de apresentação e verifique um design padronizado do documento, demonstrando coesão e firmeza no conteúdo. Essa é a primeira imagem que terão de você e, definitivamente, será um ponto crucial para definir se o seu currículo vai se destacar ou não dos demais.

Além disso, procure não ultrapassar duas páginas de currículo. Mencione somente a realidade de seu perfil, enfatize sua disponibilidade para aprendizado e motivação para crescimento pessoal e profissional.

Revise com cuidado

Demonstre sua atenção aos detalhes revisando cuidadosamente seu currículo em busca de erros de digitação, erros gramaticais e inconsistências. Solicite a um amigo ou mentor que examine o documento antes de enviá-lo a um empregador. Cada vez que você atualizar seu currículo, certifique-se de revisá-lo novamente.

Seja confiante

Os empregadores querem saber se você está orgulhoso de suas realizações e confiante em suas competências. Certifique-se de que isso aparece em seu currículo, destacando todos os seus melhores e mais relevantes pontos fortes e realizações.

Seja conciso

Os recrutadores costumam ter várias aplicações para revisar e podem gastar menos de um minuto lendo seu currículo. Ele deve ser poderoso, mas breve. Também, será fácil para o recrutador entender rapidamente como seu histórico e experiência se alinham com o trabalho que estão oferecendo.

Etapas sequenciais do currículo para primeiro emprego

Após a escolha do design, incluindo formato de letra e tamanho da fonte, procure destacar em negrito os subtítulos, formatando com os espaços adequados. Vou citar abaixo uma lista do que é interessante constar no currículo e na sua ordem de preferência.

Informações pessoais

Insira seu nome completo, data de nascimento, estado civil, endereço com CEP, e-mail e telefone. Caso queira, você pode incluir endereços de redes sociais.

Objetivos profissionais

É necessário você definir com clareza a área em que deseja trabalhar. Especificar os níveis de cargos pretendidos também é algo interessante de se fazer.

LEIA MAIS: Como a psicologia pode ajudar em sua carreira

Formação acadêmica e atividades extracurriculares

Não se detenha em informar somente que você cursou ensino médio ou curso superior. Destaque participações em palestras, workshops e cursos relacionados a área pretendida. Enfatize que você está sempre em busca de novos aprendizados, diferenciando-o dos concorrentes.

Ao preencher essa etapa, mencione a formação mais recente, preenchendo o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão ou previsão de término. Na sequência, os demais cursos estabelecidos na ordem decrescente por data.

Você pode incluir os conhecimentos de idiomas e estabelecer o nível de domínio, entre o básico, intermediário ou avançado e, se for o caso, citar a escola de sua formação.

Experiências trabalho voluntário

Nesse caso, você poderá ser valorizado por demostrar motivação e foco em desenvolver-se, pessoal e profissionalmente. Também é possível colocar pequenos serviços e ajudas, mesmo que de modo informal.

Competências profissionais

Nesse campo, você substitui as experiências profissionais e destaca suas qualificações, ou seja, apresenta as habilidades e atitudes que o ajudarão na vaga pretendida. Você precisa autoanalisar-se e fazer um exercício de autoconhecimento.

Iniciativas dinâmicas nas redes sociais são pontos interessantes de colocar. Então, se você posta conteúdos reflexivos e interessantes, é organizado e atinge um público significativo, essa pode ser uma vantagem no seu currículo.

Fez viagens nacionais e internacionais com família e amigos, experimentando novas culturas e absorvendo novos aprendizados? Esse pode ser um conteúdo relevante para se destacar.

LEIA MAIS: O que fazer para encontrar um novo emprego

Relacionamentos sociais através de esportes também podem ser explorados para descrever seu perfil. Destaque as competências que desenvolveu com essas experiências.

Atividades de lazer ou hobbies também podem entrar nessa. Dependendo do caso, desenvolvem atenção concentrada, tolerância a frustração, competitividade, persistência, dinamismo, entre outros.

Informações complementares

Para determinadas vagas, algumas informações podem ser bem relevantes. Então, se você possui algum tipo de deficiência, disponibilidade de mudança de cidade ou de viagens periódicas coloque no currículo. Além disso, é interessante acrescentar conhecimentos em informática, mesmo que não possua cursos específicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.