O confinamento modificou completamente as relações entre as pessoas. As relações familiares foram intensificadas e estamos utilizando os meios digitais para nos aproximar daqueles contatos queridos.

Você, com certeza, já deve ter pensado nessas coisas, afinal, está sentindo na pele. Então, talvez possa arrumar alguns minutos para refletir comigo alguns aspectos. Aliás, é importante lembrar que não é só você que está passando por isso, mas grande parte da população mundial.

As famílias e a pandemia

O tempo de convivência entre as pessoas da família está sendo um grande desafio para alguns, pois está exigindo maior equilíbrio emocional. Para outros, essa está sendo uma oportunidade única de prazer e fortalecimento entre seus membros.

Quando o grupo familiar se fortalece e se nutre com ótimos momentos, maravilhoso. Mas, quando começam a surgir conflitos que estavam embaixo do “tapete”, as coisas começam a ficar complicadas.

LEIA MAIS: Como manter a saúde mental na quarentena

Então, nada melhor do que aproveitar esse momento para “lavar a roupa”, como se diz na linguagem popular. Entretanto, é preciso muito equilíbrio emocional e capacidade de diálogo para a melhoria das relações.

Sendo assim, é necessário ter uma visão construtiva e colaborativa para que cada um de seus membros possa se aperfeiçoar e contribuir para o equilíbrio e crescimento de uma família. Porém, se você percebe que não há clima e capacidade emocional entre as pessoas, é melhor buscar ajuda com um profissional especializado no assunto: o psicólogo.

Os casais na quarentena

Não sei se vocês estão sabendo, mas saíram diversas notícias comentando o fato de que na China o índice de divórcios aumentou consideravelmente após a pandemia. Porém, o que nós podemos tirar disso?

Bem, primeiramente, devemos considerar que vários casais precisaram se deparar com os conflitos, insatisfações e relacionamentos fracassados que estavam se arrastando durante o período de quarentena. Mas, por que não aproveitar e realizar novas construções no relacionamento?

Esse é um momento oportuno para o diálogo, entendimento e mudanças de atitudes para restaurar a relação. A conversa com capacidade de empatia só agrega valor para fortalecer as relações de um casal e ajuda a traçar novos planos e desfrutar de momentos construtivos.

Entretanto, se for para romper os laços, é também fundamental saber respeitar essa decisão para que ambos possam percorrer caminhos melhores. O importante é a felicidade de cada membro e da vida do casal, independente de decisões.

Amizades, rede de contatos e colegas de trabalho

As pessoas estão conectadas pela internet o tempo todo. Com o confinamento, milhões de pessoas passaram a estar sempre online, o que causou um congestionamento das empresas que fornecem o acesso à internet.

LEIA MAIS: Problemas de saúde mental mais comuns durante uma pandemia

Esse movimento intensificou os contatos internos entre os profissionais das empresas pelo home office. Nesse sentido, os gestores e líderes estão precisando lidar com as ansiedades de seus colaboradores, além de atuar para aliviar as suas preocupações com resultados neste momento tão desfavorável.

Ainda, os amigos querem fazer “visitas virtuais” para aliviar suas ansiedades, principalmente, em relação a pandemia. É importante falar sobre o cenário atual e questões de política, porém, não se prenda somente nesse tipo de assunto. Converse sobre o dia a dia e tente ter uma fala mais leve.

Os relacionamentos estão “a flor da pele”

Sendo assim, vimos que todos os âmbitos estão carregados de emoções. De qualquer forma, sendo virtual ou não, as pessoas se deparam com um mesmo cenário, que envolve lidar com o nível de controle emocional. Essa crise está nos colocando a prova e sendo um desafio para cada um de nós nesse planeta.

Portanto, acredito que esta reflexão pode ajudar você. Estamos na mesma “vibe” e essas informações contribuem para que tomemos consciência da importância do controle emocional em todos os contextos de nossos relacionamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.