A solidão em tempos de coronavírus

solidão

Podemos definir o sentimento de solidão como uma resposta emocional dolorosa e desagradável ao isolamento por falta de companhia. Geralmente, inclui ansiedade, imensa tristeza por falta de conexão com outras pessoas e a dor se compara a mesma da tortura física ou emocional.

De acordo com estudos recentes, muitas pessoas preferem sofrer o impacto de um leve choque elétrico do que a dor de estarem sozinhas com seus próprios pensamentos por muito tempo. Aliás, também podem surgir pensamentos suicidas pelo enorme tamanho da dor.

Entretanto, nem sempre esse sentimento surge com a ausência física de outras pessoas. Nesse sentido, o sentimento de solidão pode estar presente mesmo que estejamos rodeados de pessoas.

Nesse momento, não fique sozinho

Mais do que dolorosa, a solidão também é prejudicial. Pessoas solitárias têm alterações no apetite, comem e bebem mais, além de se exercitarem e dormirem menos. Há também um maior risco de desenvolver problemas como: alcoolismo, depressão e problemas físicos, câncer e doenças cardiovasculares.

LEIA MAIS: Relacionamentos em tempo de pandemia

Portanto, tenha um compromisso com você mesmo em sair dessa instância.  Não lute contra as suas forças internas. Se a dor está presente, é porque ela está cutucando e esperando uma atitude, que só você pode fazer.

Procure as pessoas que podem lhe dar um acolhimento, mesmo que virtual. Resgate os seus relacionamentos, desde os mais próximos até os mais distantes, que possam lhe confortar e preencher o vazio nas suas emoções.

Tem um lado seu que contribui, aceite-o

Possuímos instintos de proteção e buscamos a estabilização de nossas emoções. Somos seres profundamente sociais e dependemos de grupos, não apenas para sustentação, mas também para obtenção de identidade e significado da vida. Historicamente e ainda hoje, estar sozinho é estar lutando contra os instintos de vida. Portanto, permita-se seguir no lado mais forte, que o levará à plenitude.

Redes Sociais

Se você está espiando as redes sociais nesse momento de isolamento e está percebendo pessoas aparentemente felizes, não pense que essa instância é 100% estável. Não há ninguém no planeta que esteja plenamente livre de angústias e sofrendo pelo isolamento. Esse momento afeta a todos.

LEIA MAIS: Como manter a saúde mental na quarentena

Por mais que as pessoas postem vídeos realizando atividades físicas, vendo filmes em família, elaborando receitas culinárias, praticando meditação com êxito e etc., há momentos de angústia e isolamento entre todos os seres humanos.

Nesse sentido, os seres humanos buscam recursos para se restaurarem. Portanto, eu faço esse convite a você: saia desse isolamento pessoal e busque uma configuração social em sua própria casa ou outros meios.

Sublime o seu potencial

Então, quantas pessoas podem estar precisando de você? Veja se seu vizinho, conhecido ou pessoas idosas estão precisando de ajuda. Uma das melhores maneiras de aliviar a solidão é se envolver em atos de doação e ajudar com acolhimento.

Ir comprar mantimentos e remédios são exemplos do que você pode fazer para se sentir útil e reconhecido como pessoa. Quando estamos lutando, estar lá para os outros pode nos dar uma sensação maior de propósito e conexão.

Aliás, qual a área de seu conhecimento? Você pode virtualmente postar conteúdos na internet, que contribuam para compartilhar informações relevantes aos internautas. Por que não? Também pode apoiar restaurantes locais através das entregas de alimentos aos clientes do estabelecimento.

Sendo assim, utilize o seu potencial para sair da solidão. Nesses tempos de pandemia, tudo pode parecer mais difícil, porém, lembre-se: você não precisa estar sozinho. Procure ajuda de pessoas próximas e, se preciso, busque o auxílio de um psicólogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.