Prevenir o assédio no trabalho é fundamental para garantir um ambiente laboral saudável e produtivo. Hoje, falaremos sobre o assédio moral, no entanto, é importante entendermos primeiro, “o que é o assédio moral.”

O assédio moral consiste na repetição de comportamentos com o intuito de causar sofrimento psicológico e desequilíbrio emocional. Aquele que pratica o assédio busca desestabilizar o indivíduo alvo, expondo-o a situações vexatórias, constrangimentos e abalos psíquicos.

Mas você, como gestor/líder, sabe como prevenir esse tipo de comportamento dentro da sua corporação? Se a resposta for não, continue lendo esse texto!

Quais os tipos de assédio moral no ambiente corporativo?

Existem duas formas principais de assédio moral: o vertical e o horizontal. O assédio moral vertical ocorre entre indivíduos que estão em diferentes níveis hierárquicos, sendo este o tipo mais comum encontrado. 

Por outro lado, o assédio moral horizontal acontece entre colegas que estão no mesmo nível hierárquico, envolvendo atitudes ofensivas relacionadas às diferenças ligadas à profissão.

Ambas as formas prejudicam intrinsecamente o ambiente de trabalho contribuindo para um clima organizacional negativo. As consequências do assédio moral no trabalho são perigosas para toda corporação que vivencia esse fenômeno.

Quais são as consequências do assédio moral?

A ocorrência do assédio moral acarreta uma série de consequências ruins, afetando as relações sociais, familiares e profissionais da vítima. Logo, a pessoa assediada pode desenvolver doenças (físicas ou emocionais), que, dependendo da intensidade do assédio, pode necessitar de tratamento médico e psicológico.

Entretanto, os sintomas psicológicos variam de acordo com a pessoa e o gênero, podendo incluir tristeza, sensação de inutilidade, choro frequente, falta de interesse sexual, confusão mental, insegurança, pensamentos suicidas, desejo de vingança, medo exacerbado, entre outros efeitos adversos à saúde decorrentes da humilhação.

Todavia, em casos extremos, essas condições podem até levar o sujeito ao suicídio. Esse fenômeno, por sua vez,  ocorre devido ao silêncio imposto pelo medo. Há uma ligação psicológica que paralisa a vítima, deixando-a vulnerável e incapaz de reagir. 

Como as empresas devem agir no caso de assédio moral?

As empresas devem estabelecer e aplicar políticas claras contra o assédio, definindo de forma inequívoca o que constitui esse comportamento e quais são as consequências para aqueles que o praticam. 

Além disso, é essencial criar canais de denúncia eficazes, proporcionando aos funcionários meios seguros e acessíveis para relatar casos de assédio, garantindo que se sintam confortáveis e protegidos contra retaliações. 

É fundamental assegurar que todas as denúncias de assédio sejam tratadas com seriedade, imparcialidade e confidencialidade, conduzindo investigações eficazes e aplicando medidas disciplinares quando necessário. 

Dicas para prevenir assédio no trabalho

Para prevenir o assédio no trabalho, uma série de comportamentos precisam ser incluídos na rotina da corporação. Com essas 5 dicas, você pode tornar o ambiente da sua empresa propício para todos:

1. Crie uma cultura de comunicação aberta

Estimule o diálogo aberto e a comunicação entre os colaboradores e a gestão. Identificar e resolver problemas antes que se transformem em casos de assédio é fundamental para manter um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

2. Conscientize seu funcionários

Proporcione treinamentos periódicos para todos os funcionários sobre identificação, prevenção e denúncia segura de casos de assédio. Educar os colaboradores sobre o assédio moral aumenta a conscientização e capacita-os a agir quando necessário.

3. Priorize seu clima organizacional

Fomente uma cultura organizacional que promova o respeito mútuo, a diversidade e a inclusão. Dessa forma, campanhas e programas dedicados à diversidade ajudam a criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados.

4. Capacite seus líderes

Líderes e gestores devem exemplificar comportamentos positivos, demonstrando respeito e empatia em todas as interações. Eles devem servir como modelos para os demais colaboradores, estabelecendo um padrão de conduta ética e respeitoso.

5. Mantenha-se atualizado

Realize revisões periódicas das políticas e procedimentos relacionados ao assédio no ambiente de trabalho. Garanta que estejam alinhados com as melhores práticas e regulamentações atualizadas, garantindo assim um ambiente seguro e livre de assédio para todos os funcionários.

Em caso de assédio moral, como a vítima deve agir?

Em casos de assédio moral, é fundamental que a vítima esteja ciente dos seus direitos no local de trabalho e conheça as políticas da empresa relacionadas ao assédio. 

Além disso, é importante estabelecer limites claros em relação a comportamentos inadequados, sendo assertivo ao comunicar-se com colegas ou superiores caso se sintam desconfortáveis. 

Ainda, manter registros de qualquer incidente de assédio, incluindo datas, descrições e testemunhas, pode ser útil para futuras ações. Logo, buscar apoio de colegas de confiança, amigos, familiares ou profissionais de recursos humanos também é importante para obter orientação e suporte. 

Dependendo da gravidade do caso, o acompanhamento psicológico é essencial. Você sabia que a Telavita pode te ajudar a dar o suporte necessário para os seus profissionais?

Conheça o cuidado coordenado

Reconhecendo a lacuna existente nas organizações em relação à criação de um ambiente de trabalho seguro e emocionalmente acolhedor, a Telavita desenvolveu programas destinados a apoiar a gestão por meio de ações e cuidados especializados oferecidos por nossa equipe.

Esse é o caso do Cuidado Coordenado, uma iniciativa que consiste na colaboração entre diversos profissionais e serviços de saúde, assegurando que os colaboradores recebam cuidados abrangentes, contínuos e integrados em diferentes configurações de atendimento. Portanto, o foco está em alcançar bons desfechos clínicos e uma evolução positiva.

Sendo assim, com os funcionários da sua empresa saudáveis emocionalmente, o ambiente se torna mais harmonioso para todos e claro, produtivo. Marque uma conversa conosco e garanta que a sua corporação não passe por problemas futuros como: processos por assédio e discriminação, negligência nas condições de trabalho e falta de acomodação relacionada a saúde mental.

Quero o Cuidado Coordenado para minha empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.