É normal sentir ansiedade antes de um encontro, apresentação ou uma viagem muito esperada. Esse sentimento, em níveis normais, não é prejudicial. Porém, o que muita gente não sabe é que, quando a sensação passa dos limites, ela se torna um transtorno.

Falar sobre essa condição é extremamente importante, principalmente por sua incidência ser tão alta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno de ansiedade já afeta cerca de 9,3% brasileiros. Você sabia disso?

Ainda, por mais que a ansiedade não tenha cura, é possível, a partir do tratamento adequado e boas práticas, diminuir o seu grau de intensidade. Pensando na promoção da saúde mental, separamos cinco dicas que auxiliam no combate à ansiedade. Descubra elas conosco!

As melhores dicas para combater a ansiedade

Para combater a ansiedade é necessário muita força de vontade! Não existe um caminho certo, mas alguns caminhos tornam a caminhada mais fácil de ser percorrida, promovendo qualidade de vida e bem-estar para sua vida. Confira abaixo as melhores dicas:

1. Saiba a hora de parar

Os ansiosos querem tudo para ontem e agora! Eles vivem num turbilhão de pensamentos que nunca dão trégua e tornam sua vida uma eterna angústia de situações que podem nem acontecer. É por isso que uma das dicas para os ansiosos é saber quando dar uma pausa. 

Se o trabalho estiver exigindo demais, tire uns minutinhos para espairecer, tomar um café e respirar. Às vezes sair do ambiente que causa estresse pode aliviar muito a tensão. Respeite os seus limites, seja gentil com si próprio e, caso precise de uma pausa mais longa, não exite em tirar férias. 

Quem sofre de transtorno de ansiedade sabe muito bem que é uma condição difícil de lidar e uma companheira para a vida toda. Visitar lugares novos e se reconectar com você mesmo é necessário e bem-vindo. É importante, no entanto, tentar identificar os gatilhos que causam as crises de ansiedade a fim de encontrar métodos para driblá-los e conviver com o transtorno da melhor forma possível.

LEIA MAIS: Como lidar com a ansiedade?

2. Organize a sua rotina

Muita gente acha que ser organizado dá muito trabalho. Mas o que dá mesmo trabalho é limpar a sujeira que a falta de organização causa no dia a dia. Estabelecer horários e criar uma rotina de tarefas ajuda a abrir espaço para atividades prazerosas. Gerenciar o tempo é uma das grandes armas contra a ansiedade, pois os ansiosos não vivem no presente, e sim, no futuro.

Quando as pessoas ansiosas organizam o tempo, passam a ter mais controle de suas atividades, obrigações e vida, no geral. Essa sensação de controle tranquiliza os ansiosos e faz a vida fluir sem tantas dificuldades.

3. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos para a redução da ansiedade é extremamente eficaz e reduz em até 60% os riscos de desenvolvimento do transtorno. A endorfina, hormônio liberado na prática das atividades físicas, é o responsável por dar a sensação de bem-estar para o indivíduo. Esse analgésico natural auxilia na redução do estresse e ansiedade. 

Fazer uma caminhada durante o dia, praticar esportes ou até mesmo fazer agachamentos dentro de casa pode ajudar no combate a ansiedade. Ainda, o exercício físico além de auxiliar na produção de hormônios que produzem o bem-estar, previne também contra doenças físicas.

LEIA MAIS: 7 perguntas e respostas sobre a ansiedade

4. Realize atividades prazerosas

A ansiedade é o mal do século. Durante a rotina atribulada, muitas vezes nos esquecemos de relaxar e fazer o que gostamos. O trabalho, as responsabilidades e as obrigações acabam virando prioridades, quando na verdade, deveríamos focar mais em nós  e atividades que nos interessam.

Uma das dicas para lutar contra a ansiedade é justamente reservar algumas horas do dia para entrar em contato com você mesmo e fazer o que realmente gosta, seja ler um livro, praticar meditação ou assistir ao seu filme favorito. Essas atividades nos reconectam com sentimentos prazerosos e com a nossa essência.

5. Consulte um psicólogo periodicamente

Ansiedade e psicologia andam juntas. A psicoterapia é uma grande aliada na luta contra o transtorno de ansiedade e tem mostrado bons resultados na redução dos sintomas e no controle dos gatilhos que causam o transtorno psicológico.

Ir ao psicólogo te ajudará a entender as causas, compreender as situações com clareza, ter novas percepções e desenvolver mecanismos psíquicos necessários para o enfrentamento da ansiedade. O tratamento com a psicoterapia é eficaz e requer constância, por isso, converse com o seu terapeuta e verifique o espaço-tempo melhor para definir os horários e consultas.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.