Ansiedade: Como enfrentar o mal do século? Confira dicas para combater a ansiedade e conviver com o transtorno.
É normal sentir um friozinho na barriga antes de um encontro, apresentação ou uma viagem há muito esperada. A ansiedade, em níveis normais, não é prejudicial. Porém, o que muita gente não entende, é que a ansiedade quando passa dos limites é um transtorno e já afeta cerca de 9,3% brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
LEIA MAIS: O que é ansiedade e como enfrentar o mal do século
Índice de conteúdo
O que é ansiedade?
O transtorno da ansiedade paralisa. Ao criar expectativas e receios acerca de uma situação, a pessoa com ansiedade sofre com aquilo de forma constante e tira o seu foco de outros aspectos da vida. A angústia se expressa de forma intensa, impedindo que o indivíduo realize tarefas e objetivos.
Dessa forma, as reações físicas e mentais são inúmeras e trazem consigo diversos problemas para o corpo e a mente, interferindo no convívio em sociedade e se tornando patológica.
Ansiedade: sintomas
Pode ser o medo de falar em público, insegurança ou preocupação em excesso. A verdade é que a ansiedade se manifesta de várias maneiras e impede que o indivíduo tenha uma vida normal e tranquila. A ansiedade causa falta de ar, tontura e muitos outros impactos físicos.
- Tremores;
- Falta de Ar;
- Dor no peito;
- Fome incontrolável, podendo causar ganho de peso;
- Diarreia;
- Tensões nos músculos;
- Taquicardia;
- Sudorese;
- Tonturas;
- Medos irracionais;
- Alterações no sono;
- Pânicos;
- Comportamentos compulsivos constantes;
- Dilatação das pupilas;
- Entre outros.
Ansiedade: como lidar? Assim como a maioria das doenças mentais crônicas, o transtorno de ansiedade não tem cura, porém existem meios de diminuir seus sintomas e efeitos na vida de quem sofre dessa condição.
1 – Consulte um psicólogo periodicamente
Ansiedade e psicologia andam juntas. A psicoterapia é uma grande aliada na luta contra o transtorno de ansiedade e tem mostrado bons resultados na redução dos sintomas e controle dos gatilhos que causam a enfermidade.
2 – Pratique exercícios físicos
Pesquisadores da Oxford University, Reino Unido, afirmam que a prática de exercícios melhora o humor e reduz a ansiedade. A endorfina é o hormônio liberado na prática de atividades físicas e dá a sensação de bem-estar. Esse analgésico natural auxilia na redução do estresse e ansiedade.
3 – Realize atividades prazerosas
A ansiedade é o mal do século. Durante a rotina atribulada, muitas vezes nos esquecemos de relaxar e fazer o que gostamos. O trabalho, responsabilidades e obrigações acabam virando prioridade, quando na verdade, deveríamos focar mais nos hobbies e atividades que nos interessam.
Uma das dicas para lutar contra a ansiedade é justamente reservar algumas horas do dia para entrar em contato com você mesmo e fazer o que realmente gosta, seja ler um livro, praticar meditação ou assistir ao seu filme favorito. Essas atividades nos reconectam com sentimentos prazerosos e com a nossa essência.
LEIA MAIS: Confira 7 perguntas e respostas sobre ansiedade!
4 – Organize a sua rotina
Muita gente acha que ser organizado dá muito trabalho. Mas o que dá mesmo trabalho é limpar a sujeira que a falta de organização causa no dia a dia. Estabelecer horários e criar uma rotina de tarefas ajuda a abrir espaço para atividades prazerosas. Gerenciar o tempo é uma das grandes armas contra a ansiedade, pois os ansiosos não vivem no presente, e sim, no futuro.
Quando as pessoas ansiosas organizam o tempo, passam a ter mais controle de suas atividades, obrigações e vida, no geral. Essa sensação de controle tranquiliza os ansiosos e faz a vida fluir sem tantos percalços.
5 – Saiba a hora de parar
Os ansiosos querem tudo para ontem e agora! Eles vivem num turbilhão de pensamentos que nunca dão trégua e tornam sua vida uma eterna angústia de situações que podem nem acontecer.
É por isso que uma das dicas para os ansiosos é saber quando dar uma pausa. Ansiedade no trabalho é uma das formas mais comuns do transtorno dar as caras. Portanto, se o trabalho estiver exigindo demais, tire uns minutinhos para espairecer, tomar um café, respirar…ás vezes sair do ambiente que causa o estresse pode aliviar muito a tensão.
E, caso precise de uma pausa mais longa, não exite em tirar férias. Visitar lugares novos, se reconectar com você mesmo e respirar outros ares é necessário e bem-vindo.
Quem sofre de transtorno de ansiedade sabe muito bem que é uma condição difícil de lidar e uma companheira para a vida toda. É importante, no entanto, tentar identificar os gatilhos que causam as crises de ansiedade a fim de encontrar métodos para driblá-los e conviver com a doença da melhor forma possível.