Nos dias atuais, o home office está em alta. As empresas não podem parar, então, por que não continuar as atividades que permitem o trabalho em casa? Esse está sendo, inclusive, um compromisso assumido entre as partes: empregador e empregado.

Tenho percebido junto aos meus pacientes que eles estão passando por uma fase de adaptação em busca da produtividade. Afinal, como dizer ao nosso cérebro que o ambiente no qual utilizávamos para relaxar e nos divertir, agora é para trabalhar?

Essa realidade atua de diferentes formas nas pessoas. Existem aqueles que conseguem manter o foco e até aproveitam esse momento, enquanto outros estão sofrendo para manter o mesmo nível de concentração do escritório.

Nesse sentido, é importante compreender a relação entre a capacidade emocional e o nível de produção, pois ambos estão sendo afetados pelo contexto do ambiente residencial e os sentimentos gerados pela pandemia. As pessoas precisam, neste momento, identificar o que pode impedir o desempenho de alta performance.

Como resolver a questão da produtividade?

Nós precisamos educar o nosso cérebro a aumentar a sua capacidade de foco. Então, procure se concentrar e aumentar os intervalos de tempo gradativamente. Dessa forma, anote por quanto tempo você consegue manter o nível de concentração e se programe a partir do maior período que você conseguiu se manter produtivo.

LEIA MAIS: Como manter a saúde mental na quarentena

Por exemplo, se você conseguiu manter a produção durante 30 minutos, procure aumentar essa duração da próxima vez. E assim sucessivamente. Então, você educará seu cérebro para o novo cenário.

Fazemos o mesmo com as atividades físicas, não é mesmo? Aumentamos o número de exercícios e intensidade de forma gradual e com a prática. Essa técnica funciona muito bem e nosso cérebro vai aceitar plenamente.

E quando tenho minha saúde mental abalada?

Mas e se o seu nível de ansiedade ou imensa tristeza estiver interferindo na sua produtividade? Bem, nesse caso, você deverá dispor de um tempo maior para cuidar de sua saúde mental e alcançar a sua produtividade.

Nessas situações, pense na possibilidade de buscar ajuda psicoterapêutica por um breve período ou até que a crise se estabilize. Em apenas 50 minutos semanais, você irá perceber os benefícios da prática e conseguirá fortalecer a sua produtividade.

Como a psicoterapia pode ajudar você?

Quando externamos nossos sentimentos com uma pessoa confiável e preparada para nos ouvir, nos sentimos aliviados. Além disso, tal prática proporciona uma capacidade de clarear nossos pensamentos e obtemos insights.

Dessa forma, nos fortalecemos com o alívio da ansiedade e esvaziamos os maus sentimentos, que nos prejudicam e tomam conta de toda nossa capacidade intelectual. A psicoterapia propõe um equilíbrio mental.

LEIA MAIS: Como planejar minha carreira em tempos de coronavírus?

O psicólogo dispõe de técnicas específicas para lidar até com as emoções mais intensas. Nesse sentido, ele irá ajudar o paciente a retomar o estado normal da capacidade emocional, o que permite um nível de produtividade saudável.

Dentro dos meus trinta anos de atividade como psicóloga, posso afirmar uma coisa: das pessoas que perseveram nas buscas de seus objetivos, 100% delas alcançam com sucesso os seus propósitos.

O home office veio para ficar

Nada na vida é para sempre e todas as gerações precisam se conscientizar disso. Mudanças vão ocorrendo nos sistemas culturais, sociais, políticos e corporativos, por isso, precisamos estar preparados para elas. O home office será cada vez mais difundido e se adaptar é a melhor solução para o momento.

Então, faça os exercícios necessários e procure ajuda de um profissional especializado, caso você não consiga fazer sozinho. Precisamos nos desenvolver. Trata-se de um processo contínuo e imprescindível para os seres humanos, em todos os contextos da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.