RH estratégico: as vantagens da terapia online para a retenção de talentos em uma empresa

0
208
terapia online para rh estratégico

Seis vezes eleita a melhor jogadora de futebol pela FIFA e a maior artilheira da história da Copa do Mundo de futebol feminino. Algum nome provavelmente já passou pela sua cabeça, não? Marta. Ela mesma. A jogadora brasileira enfrentou o preconceito e as barreiras para fazer história. Mas, e se ninguém tivesse descoberto Marta? E se todo esse talento ainda morasse na obscuridade? Seja nos campos de futebol ou nos escritórios, desenvolver talentos é essencial tanto para o profissional, quanto para quem trabalhará com ele.

Ter uma boa gestão de pessoas e talentos nas empresas é fundamental, afinal, não são só os chefes que possuem expectativas. Todo funcionário, antes de ser funcionário, é um profissional cuja carreira não teve início na empresa em que está, mas sim, no momento em que decidiu que estudaria para trilhar aquele caminho, nos cursos que realizou, nas palestras que assistiu e no empenho que depositou em cada projeto. 

Identificar bons profissionais para desempenhar determinada função é uma das premissas básicas de uma boa gestão de recursos humanos. “Ao projetar um novo produto ou negócio, basta verificar as informações geradas no seu mapa de competências e realocar ou recrutar colaboradores com as competências exigidas para a nova realidade, minimizando possíveis déficits de qualificação, contribuindo assim, para materializar as estratégias organizacionais. Hoje Gestão de Pessoas precisa gerenciar vários processos relacionados ao pessoal: ser flexível, dinâmica, mas, acima de tudo, deve concentrar-se na essência do negócio, ter ênfase nos objetivos e resultados, transformando-se também em consultoria interna com visão estratégica”, explica Euclides Colombo, pedagogo com pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O que é recursos humanos?

Há até poucos anos atrás, o setor de RH era definido como a área que cuida das relações entre empregado e empregador. Porém, com a evolução tecnológica a mudança da percepção das condições de trabalho, hoje espera-se que o RH cumpra uma função cada vez mais humana e justa. O capital humano se faz necessário em qualquer negócio e a função do RH é direcionar as necessidades básicas e essenciais para o bom andamento da rotina trabalhista de cada qual.

O que é RH estratégico?

Saindo do RH tradicional que foca apenas na administração dos negócios e as relações interpessoais formais nele inseridos, o RH estratégico atua na atração, motivação e retenção de talentos necessários na realização dos projetos da empresa. Aqui, as relações ocorrem em uma vida de mão dupla: ao mesmo tempo que o empregador deseja alcançar os objetivos corporativos e alavancar os negócios, o empregado também precisa atingir seus objetivos profissionais e trabalhar em um ambiente que proporcione isso da melhor maneira possível. 

Segundo Idalberto Chiavenato, autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, “as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito”.

Ou seja, cada pessoa é parte fundamental do quebra-cabeças. A relação de compromisso mútuo com o todo é valorizada e incentivada. Nesse novo cenário de mercado, os profissionais estão cada vez mais procurando empresas que adotem esse tipo de RH, afinal, ninguém mais quer se sentir como um número, uma peça sem valor ou alguém facilmente substituível. 

Terapia online e RH estratégico

É trabalho do psicólogo organizacional orientar funcionários e gestores sobre os melhores caminhos para que nenhuma das partes seja afetada negativamente acerca de qualquer possível problema. Na era das tecnologias e do fácil acesso a tudo, à qualquer hora, a Telavita é uma das pioneiras na psicologia online, o que dá credibilidade e facilidade às empresas que desejam contratar um serviço de confiança, seguro e que atenda online, o que evita que o funcionário ou gestor fiquem presos no trânsito para se locomover até um consultório presencial ou até mesmo empecilhos com datas e horários.

Acessibilidade e praticidade

Estamos sempre conectados. Basta um aparato tecnológico, como os smartphones, para iniciar uma conversa com os psicólogos. A praticidade e conforto que a psicoterapia online oferece estimulam a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos. Além disso, a sessão de terapia online independe do município ou da rotina do paciente, pois fica a critério do paciente escolher o momento e local do atendimento.  É só ficar online e falar com o profissional da escolha dele. O paciente que sofre de burnout, por estar sempre atolado de trabalho, muitas vezes não consegue sair do trabalho para ir na consulta, ou seja, com a psicologia online, esse obstáculo é resolvido. 

Outra vantagem da psicologia online para evitar que o burnout dê as caras é permitir que a pessoa sob um alto nível de estresse, seja por problemas com o chefe, demanda de trabalho, ou qualquer outro motivo que o faça se sentir ansioso, basta entrar em contato, no mesmo instante, com o psicólogo.

Profissionais diversificados

Especialistas de diversas áreas são capazes de auxiliar em problemas específicos, e, baseado nas necessidades e características mais relevantes de cada paciente, esse poderá encontrar o psicólogo ideal para o seu caso. Pesquisar o currículo do psicólogo antes da consulta pode ser essencial para um tratamento mais objetivo e eficaz, já que cursos ou pós-graduações que englobem o burnout, pode ser um grande diferencial. 

Entendimento no assunto

Quem está por trás da Telavita? Além de funcionários de diversas áreas trabalhando para democratizar o acesso à saúde mental, a concepção da ideia não partiu de alguém de fora da área de psicologia, e sim, por quem entende de verdade do assunto. Milene Rosenthal é psicóloga formada há 20 anos , e logo que se formou , começou a trabalhar na área de Recursos Humanos, onde permaneceu por 15 anos.  Em 2011 trabalhava como Diretora de RH de uma multinacional europeia. “A Telavita é um plataforma que oferece toda infraestrutura de um consultório online, desde o agendamento até a realização da sessão em nossa sala virtual segura. Nosso propósito é que qualquer pessoa, a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo consiga se conectar com profissionais confiáveis e éticos para ajudá-los em suas necessidades”, conta Milene.

Superação

O atendimento do psicólogo online não difere do físico no que diz respeito ao seu profissionalismo e às técnicas que aplicará. Ele ensina o paciente a desenvolver o autoconhecimento, fundamental para superar obstáculos, buscar caminhos mais eficientes, tratar traumas e transtornos, e, consequentemente obter mais qualidade de vida, realização pessoal e desenvolvimento. Portanto, todo tratamento é tão eficiente quanto ao de uma consulta presencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.