“Conhecimento é poder”. Quantas vezes não ouvimos essa frase? Adquirir habilidades específicas é importante, porém isso já não é mais o suficiente. Saber se relacionar, escutar os colegas e realizar um bom trabalho de equipe vem se provando cada vez mais importante e é nesse contexto que observamos a importância das soft skills.

Os departamentos de Recursos Humanos estão cada vez mais de olho nessas características. Não basta possuir um currículo recheado é importante saber se comunicar. Afinal, possuir competências soft skills pode ser o que irá determinar você receber uma promoção ou ser demitido do trabalho.

O que é soft skill?

Então, o que significa soft skills? Em poucas palavras, é a habilidade interpessoal da pessoa. Ou seja, são as competências que trata das relações entre pessoas e do próprio indivíduo. Nesse sentido, envolve aptidões mentais, emocionais e sociais.

Essas habilidades estão mais relacionadas com quem as pessoas são do que o que elas sabem fazer. Dessa forma, são habilidades que acompanham o desenvolvimento da pessoa, pois evolui a cada experiência adquirida.

Então, podemos entender que elas são como atributos pessoais, traços sociais inerentes e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. Essas habilidades determinam como nos relacionamos no ambiente corporativo e como reagimos conforme as diferentes situações. Como desenvolver soft skills agora é fundamental.

Soft skills e hard skills

As soft skills são atributos pessoais e o termo é até utilizado como sinônimo de inteligência emocional. Por outro lado, as hard skills são capacidades técnicas para executar uma tarefa especificamente definida, ou seja, são aquelas habilidades que indicamos possuir no currículo.

Nesse sentido, costuma-se dizer que as hard skills são aqueles habilidade que serão responsáveis por fazer com que a pessoa seja entrevistada para uma vaga de emprego, entretanto as soft skills serão responsáveis por mantê-la no trabalho.

Soft skills: exemplos

É importante comentar que não é possível delimitar quais são as soft skills mais importantes, pois cada uma atua de forma diversa. Sendo assim, confira abaixo uma lista de soft skills, que pode ajudá-lo no dia a dia:

– Habilidades de comunicação;

Liderança;

– Ética de trabalho;

– Solução criativa de problemas;

– Gerenciamento de tempo;

– Resolução de Conflitos;

– Trabalho em equipe.

A sua importância no ambiente corporativo

O ambiente corporativo evolui a cada instante, nesse sentido, habilidades técnicas e específicas não são os únicos elementos necessários para crescer e se manter nele. As soft skills ganham importância no tocante que a comunicação pessoal e interpessoal ganha destaque. Sendo assim, saber trabalhar com outras pessoas, perceber os seus pontos fortes e trazer soluções criativas vão garantir um espaço no trabalho.

Elas também são habilidades transferíveis. Sendo assim, elas estão em constante evolução e são usadas independentemente do cargo em que a pessoa está trabalhando. Isso torna as pessoas mais suscetíveis a novos ambientes e capazes de se adaptar com mais facilidade.

Além disso, são habilidades adquiridas ao longo do tempo. Ou seja, elas representam as experiências das pessoas. Empresas com pessoas com essas habilidades são mais diversificadas, pois os indivíduos possuem origens e pontos de vistas diferentes. Dessa forma, é possível que as tarefas sejam executadas de forma mais eficiente, já que as soluções serão mais criativas e competentes.

Por isso, não é possível delimitar quais são as principais soft skills, pois todas elas compõem uma esfera importante para o desenvolvimento da pessoa. Cada uma será relevante de acordo com o trabalho proposto.

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