Você sabe realmente o que é amor-próprio? Muitas pessoas ainda possuem dificuldade em entender o conceito e a sua importância na construção de uma relação saudável com nós mesmos.

Bem, sendo tamanha a confusão, já podemos imaginar a inerente dificuldade de praticar o amor-próprio durante o dia a dia. E esse é um aspecto que não podemos deixar de lado para ter uma vida plena.

Por conta disso, irei explicar o seu significado e papel nas nossas vidas. Além disso, separei algumas dicas para você conseguir praticar o amor-próprio durante a sua rotina.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O que é amor-próprio?

O amor-próprio é um estado de apreciação de si mesmo. Dessa forma, ele não é apenas sobre como você se trata, mas também sobre seus pensamentos e sentimentos em relação a si mesmo.

Nesse sentido, praticar o amor-próprio significa cuidar de suas próprias necessidades, mas sem sacrificar o seu bem-estar para agradar os outros. Ele cresce a partir de ações que sustentam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual.

Como ter amor-próprio?

Esteja conectado consigo mesmo

O primeiro passo é aprender a apreciar a própria companhia. Por isso, tire um momento para refletir, se conhecer melhor, entender quais são as suas qualidades e defeitos e quais planos ficaram “guardados na gaveta”.

LEIA MAIS: Qual o sentido da vida?

Entender, de fato, nossas limitações e desejos nos ajuda a termos mais empatia com nós mesmos e quais os próximos passos para alcançar a realização pessoal. Estar conectado a si mesmo é fundamental para realmente cultivar o amor-próprio.

Aproveite para “se curtir”

Uma das coisas mais importantes é saber curtir a própria companhia. Não precisamos necessariamente estar com outras pessoas para fazer algo que gostamos e temos interesse.

Então, aprenda aquela receita que sempre quis, assista a filmes e séries, desenhe, escreva, dance, componha…. Aqui, vale fazer tudo o que gosta para curtir a própria companhia.

Conheça a Telavita

Solitude não é solidão

É importante deixar algo claro: não é porque você está só que precisa ficar sozinho. Na verdade, se isolar é uma das piores atitudes que você pode tomar. Somos seres sociais e precisamos sim estar em contato com o outro.

Dessa forma, utilize as diversas ferramentas digitais para conversar com aqueles que ama. Marque uma chamada de vídeo, ligue ou mande mensagens. O importante é manter o vínculo e estar presente na vida das pessoas.

Amor-próprio não é sinônimo de egoísmo

Precisamos deixar bem claro a diferença entre amor-próprio e egoísmo, pois muitos ainda confundem as duas coisas. No caso do egoísmo, o indivíduo se preocupa apenas com o seu bem-estar e possui um ego inflado. Por outro lado, o amor-próprio surge como uma forma de autocuidado.

LEIA MAIS: Por que é tão difícil mudar?

Entender suas limitações, gostos e vontades estabelece uma relação mais saudável consigo mesmo e, consequentemente, com aqueles à sua volta. Não deixe de cuidar da relação mais importante que você possui: aquela com você mesmo.

Cuide-se

Pode parecer algo simples, mas o autocuidado pode ser um artificio poderoso para nos conhecermos melhor e nos enxergarmos com mais carinho e amor e ainda dar um gás na autoestima.

Então, aproveite o momento realizar um spa day. Ponha uma playlist mais relaxante, tome um banho, cuide dos cabelos e coloque a rotina de cuidados pessoais em dia. Não tenha vergonha, esse é o seu momento para curtir e relaxar.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.