O estresse no trabalho é uma das condições que mais tem influenciado o número de afastamentos no ambiente corporativo. Os motivos são diversos, mas todos eles são consequência da cobrança do que podemos chamar de “mundo moderno”.

Sabendo disso, algumas empresas já vêm tentando encontrar formas de amenizar essa sobrecarga e, muitas delas adotaram medidas simples mas que causaram um grande impacto no dia a dia das atividades em uma empresa.

6 atitudes que diminuem os sintomas de estresse no trabalho

1. A verdadeira hora do almoço

Por mais que pareça algo desnecessário de comentar, muitos funcionários têm sacrificado a hora do almoço com frequência para colocarem atividades em dia ou adiantarem outras. Isso prejudica a saúde mental.

2. Música para relaxar

Parar por uns minutos e realmente “curtir” uma música promove relaxamento cerebral. Essa paradinha tem auxiliado na pausa da rotina de muitos escritórios, fazendo com que seus funcionários rendam mais por                              meio de práticas do autocuidado.

3. Fazer um diário de emoções

É engraçado que muitas pessoas não acreditam no poder de atitudes simples. Toda empresa pode nutrir a ideia dos funcionários praticarem o uso de um diário emocional em suas vidas.   Assim, se lembrarão dos                              obstáculos, conquistas, felicidades e também poderão identificar seus                                gatilhos emocionais.

4. Trabalhar a respiração

Respirar profundamente e soltar o ar devagar ajuda a diminuir o estresse e qualquer outra sensação de carga emocional negativa. Logo, essa atitude também promove o autocontrole, vale a pena tentar!

5. Exigir de seu funcionário que ele tire as férias dentro do prazo legal

Não é por menos que as leis existem, todo funcionário deve tirar suas férias dentro do prazo estabelecido. Para ficar mais interagido e                                  interessado com o negócio é preciso às vezes também se desligar.

6. Movimentar para promover a saúde

Tudo que é sem uso é detectado como inútil em nosso corpo. Logo, o cérebro precisa de constante conhecimento e o corpo funciona com uma completa engrenagem que precisa se mover para não enferrujar.

                       Contudo empresas conscientes alertam sobre a saúde promovendo                                   participação em eventos como corridas, parcerias com academias ou                                 aulas  de atividades físicas para seus funcionários.

Empresas conscientes funcionam melhor

Como você pode ver, são ações simples que não requerem nenhum grande gasto ou esforço da empresa para se concretizarem. Muitas vezes uma ação robótica de um funcionário causa um dano muito maior do que ele imagina à sua saúde no geral.

Com a psicologia do trabalho torna-se mais fácil detectar pontos que podem ser trabalhados em benefício desses colaboradores e por fim, promover ações mais saudáveis e proveitosas para a equipe que gerarão só vantagens para a empresa.

Se você é um empreendedor e quer diminuir o estresse no trabalho dentro da sua empresa, você também pode aderir ao nosso Programa de Saúde Emocional.

Este, é um projeto que oferece às organizações um mapeamento completo dos níveis de ansiedade, depressão e estresse dos colaboradores e identifica em quais pontos há a necessidade de intervenções psicológicas.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.