Felicidade no trabalho. É aquele sorriso no rosto ao final do expediente ou a satisfação de possuir um emprego gratificante. Esse, por sua vez,  é um ideal que muitas pessoas buscam e, mesmo assim, encontram dificuldade para achar.

Porém, existe realmente um trabalho feliz? Bem, talvez ainda não tenham criado o cargo perfeito, mas, certamente, é possível ser feliz no trabalho. Claramente há uma relação entre o prazer e a função desempenhada na empresa, porém outros fatores também devem ser levados em conta.

O que é a felicidade no trabalho?

Então, o que é felicidade no trabalho? Primeiramente, é necessário entender que trata-se de uma questão subjetiva. Ou seja, como ser feliz profissionalmente varia de pessoa para pessoa. Mesmo assim, é possível perceber alguns fatores.

Dessa forma, Emiliana Simon-Thomas, diretora de ciência do Greater Good Science Center da Berkeley, aponta a felicidade no ambiente de trabalho em alguns termos.

 “Sentimento geral de prazer no trabalho; ser capaz de lidar normalmente com contratempos; conectar-se amigavelmente com colegas e clientes; e saber que seu trabalho é importante para você, sua organização e além”.

6 formas de ser feliz no trabalho

Para ajudar a alcançar esse ideal, a revista americana The Week montou uma lista com dicas de como encontrar a realização profissional. Confira abaixo quais os principais pontos a serem considerados.

1. Explorar as possibilidades

Você já reparou que as pessoas rendem mais quando estão realizando algo que gostam? Ser feliz no trabalho, então, deve-se também às atividades que estão sendo realizadas e o quanto gostamos delas.

Portanto, quando você ver a oportunidade de dar uma ideia ou fazer algo que faz bem para você mesmo, simplesmente faça. Procure se sentir pleno e confortável durante a rotina. Dê sugestões e procure fazer o que gosta.

2. Entender que perfeição não existe

Não adianta correr atrás de um ambiente de trabalho perfeito, isso não irá acontecer. Contratempos e falhas existem, então, não existe o tal emprego dos sonhos. Todo lugar possui problemas.

Sendo assim, precisamos estar abertos à aprendizagem e adaptação. As pessoas felizes no trabalho reconhecem os pontos positivos e negativos de cada ambiente e sabem valorizar o que agrega ao seu dia.

3. Ser livre

Ser feliz no trabalho depende também de certa independência dentro do ambiente corporativo. Dessa forma, tenha autonomia das coisas que você faz e se organize porque assim você controlará o seu tempo e terá maior controle sobre as atividades que realizará.

4. Respeito em primeiro lugar

Aquele que é alegre na corporação não se importa com o status da posição. O importante é que você respeite os seus colegas e seja respeitado em retorno. Quando há respeito pela profissão exercida, a pessoa se sente mais encorajada e esperançosa em atingir as suas metas.

5. Atue em prol de outras pessoas faz bem

É comum ver pessoas felizes trabalhando juntas. Mas, por quê? Na verdade, aqueles que trabalham para o benefício do grupo ou em prol do bem-estar dos outros, são mais felizes em suas carreiras. O trabalho em equipe é um grande catalisador neste ponto.

6. Dinheiro não é a coisa mais importante

Calma, claro que a remuneração é importante, porém ela não pode ser o fator preponderante. Aliás, uma pesquisa realizada pela Mercer apontou que salário é o sétimo item em uma listagem de coisas importantes em um emprego.

Então, o que fazer quando não se sente bem no trabalho? Bem, não olhe somente para o lado pecuniário, mas também sobre o ganho humano que recebe no dia a dia. O aprendizado e a convivência com as demais pessoas são recompensas e lados positivos do trabalho.

A insatisfação recorrente pode ser um alerta

Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando. Doamos nossa energia e conhecimento em grande escala e, sentir-se desgastado muitas vezes acontece. No entanto, não é normal quando a angústia e insatisfação são recorrentes. 

Quando alimentamos sentimentos negativos e não lidamos com eles, a longo prazo, pode nos atrapalhar cotidianamente. O surgimento da depressão, ansiedade e até mesmo da síndrome de burnout acontecem assim. Se você se sente infeliz, desanimado e apático na maior parte do tempo, converse com alguém que te entenda.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.