A educação dos filhos é um assunto delicado. As escolhas que tomamos podem mudar o rumo daquela vida que depende de nós. A preocupação com a crescente cobrança do mundo atual, somente tornam as decisões mais difíceis. Porém, escolher e direcionar demais o caminho deles pode ser prejudicial.

Não podemos confundir orientação com autoritarismo. Criar uma criança moldada inteiramente em um padrão do qual vocês gostariam, não os tornarão adultos melhores. O progresso e desenvolvimento se dará por conta deles. O papel dos pais é dar aquele empurrãozinho para ajudar e não ser controlador.

Então, confiram abaixo alguns sinais de pais controlares:

1. Vocês invadem a privacidade

Vocês entram constantemente – e sem bater antes – no quarto dos filhos, verificam as mensagens que recebem ou, até quando mais velhos, visitam a casa deles sem avisar? Se sim, vocês estão invadindo a privacidade dos filhos.

Apesar de ser bonito falar “Não há segredo entre nós”, essa frase não pode ser verdadeira. Ter um espaço pessoal, sem interrupções, é essencial para podermos nos compreender melhor e, quando os pais violam essa área, prejudicam o desenvolvimento dos filhos como pessoa.

2. Vocês querem gerenciar a vida dos filhos

Vocês “sabem o que é melhor” para os filhos e, por isso, decidem opinar em tudo. Frases parecidas com “Faça isso” ou “Não coma aquilo” são constantes no dia a dia. Vocês querem ensinar e protegê-los de tudo que pode acontecer, mas acabam controlando todas as ações dos filhos.

Dar conselhos para os filhos é parte da atividade parental, porém existe limite para isso. Apesar de bem intencionados, ao gerenciar todos os aspectos da vida deles, os filhos não conseguirão tomar decisões sozinhos no futuro.

3. Vocês estimulam a dependência

Vocês mimam os filhos até não puderem mais, afinal, querem sempre o melhor para eles. Sempre que possuem alguma tarefa estão lá para ajudar e, muitas vezes, até fazem por eles. Vocês querem que eles possam contar com vocês – em todas as situações.

Ajudar os filhos é sempre bom, porém é preciso entender até que ponto isso não é prejudicial para eles. Ser controlador com os filhos dessa forma impede a independência da pessoa e atrapalha o desenvolvimento de habilidades que precisarão ter na vida adulta.

4. Vocês fazem chantagem psicológica

“Se você não fizer isso como estou pedindo, vou gostar menos de você”. Frases do tipo são comuns na rotina e vocês as usam somente para educar os filhos. Afinal, é uma forma efetiva e eles criam “respeito” por vocês.

Manipular os filhos através de ameaças ou incentivando a culpa deles somente causa danos psicológicos neles. Utilizar de truques mentais para a realização de atividades pode facilitar a vida dos pais, porém a carga emocional sobre os filhos é alta.

5. Vocês enxergam amigos e namorados dos filhos como rivais

Vocês não acham que as pessoas perto dos filhos são boas o suficiente para eles. Então, começam a apontar os defeitos de amigos e namorados dos filhos para tentar afastá-los. No final, ainda diz qual o perfil de uma boa companhia para eles.

Essas atitudes tiram a autonomia dos filhos e limitam a capacidade comunicativa deles. Ao ser controlador, eles ficarão mais dependentes dos pais e estarão sempre dentro de uma bolha social.  O intuito de proteger de más influências os aliena.

3 COMENTÁRIOS

  1. Minha mãe sempre que faço algum amigo ela diz ” Nossa só fica com seus amigos”, “Olha como fala com ele(a) e como fala comigo”, o pior é que ela cita nomes isso me deixa magoada quando eu não tiver nenhum amigo como antes mãe não vai ter que reclamar okay 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.