Benefícios do acompanhamento psicológico para a menopausa

benefícios da psicologia para a menopausa

O período da menopausa é algo que toda mulher sabe que irá passar, porém, muitas vezes, a ação acaba nesse instante. A procura por informação é rara. E geralmente a busca por essa informação ocorre somente quando a pessoa percebe que há algo diferente acontecendo com ela, ou seja, no início da menopausa.

O desregulamento dos hormônios traz consequências sérias para a mulher. São diversas as mudanças no corpo e na mente. A rotina fica diferente, afinal, a pessoa está diferente. Compreender a si mesmo e os sintomas da menopausa é fundamental para lidar melhor com esse período.

Impactos da menopausa na vida da mulher

Os sinais da menopausa são claros. O corpo muda. A pessoa muda. O término da menstruação gera desequilíbrios hormonais que afeta a mulher e a sua vida. Não há como negar isso. A falta de vitalidade e o cansaço frequente podem denunciá-la.

Lidar com as mudanças físicas é algo complicado. O metabolismo desacelera, o que pode levar a ganho de peso. Além disso, há casos em que a pele fica mais seca e o cabelo mais fino. Sem falar na redução do desejo sexual. Numa sociedade imagética, ou seja, em que nos preocupamos demais com a imagem, esse cenário é complicado para diversas pessoas.

É preciso ressaltar o componente emocional que sofre variações. A oscilação de humor junto com uma irritabilidade mais aguçada torna os dias mais difíceis para a mulher e aqueles em seu entorno. Aliás, dificuldade de concentração e uma sensação de impaciência se juntam a esses fatores.

Além disso a menopausa para muitas mulheres, acontece num período de perdas. Seja pelos filhos que vão morar sozinhos ou por parentes que falecem. O fato é que a desregulação dos hormônios pode ser acompanhada por baques emocionais fortes – o que, em certos casos, agravam os efeitos da menopausa.

As mudanças são várias, porém isso não significa ter que lidar com elas de forma solitária. O aconselhamento psicológico é uma alternativa interessante para o tratamento da menopausa.

Confira aqui tudo sobre a menopausa e os seus sintomas psicológicos!

A importância do acompanhamento psicológico na menopausa

Como vimos, a menopausa pode se manifesta em diversos sintomas. As consequências disso podem vir em problemas de relacionamento, baixa autoestima e dificuldade para compreender o que está acontecendo com o próprio corpo.

Dessa forma, é comum que a menopausa ainda seja vista como algo negativo pelas pessoas. Porém, ela trata-se de mais uma fase da vida – como qualquer outra. O aconselhamento e a psicoterapia, então, terão como missão realizar a ressignificação dessa fase.

Nesse sentido, o acompanhamento psicológico consegue trabalhar sobre a perspectiva do impacto da menopausa na vida dessa mulher. Sim, ela está passando por mudanças físicas e emocionais, porém não é possível resistir à menopausa. Então, melhor compreendê-la.

Sendo assim, trabalha-se a noção de autoconhecimento. A pessoa precisa enxergar essa etapa como algo natural, de modo que possa desfrutar desse novo momento. O reconhecimento então, é fundamental para uma transição saudável.

O aconselhamento psicológico e a psicoterapia surgem também para lidar com os problemas adjacentes que acontecem durante o período. Não é preciso focar o tempo inteiro na menopausa, pois aliás, não podemos colocar tudo sob o seu comando. Dessa forma, a consulta com psicólogo surge como um espaço para conversar e refletir sobre as diversas situações que estão acontecendo na vida da pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.