Desenvolvimento e comportamentos comuns na primeira infância

0
832
comportamentos de criança

A partir do momento que você descobre que terá um filho, tudo muda. Parece até que existe uma pequena chave no nosso cérebro que, assim que ligada, muda toda a percepção sobre o mundo, assim como as preocupações. Sim, preocupações, no plural mesmo. Elas são muitas e parecem não ter fim. Afinal, a cada pesquisa realizada você descobre mais e mais termos para aprender. E um dos primeiros deles, provavelmente, deve ser a primeira infância.

Conceito de primeira infância

O que é a primeira infância?”, “qual a idade da primeira infância?” e “quais são os cuidados na primeira infância?” são algumas perguntas que surgem naturalmente, afinal, os pais de primeira viagem têm muito o que aprender.

A primeira infância nada mais é do que um período de tempo que demarca uma fase do desenvolvimento infantil. Ela começa no nascimento e vai até os 6 anos de idade, ou seja, marca o início da vida.

A importância da primeira infância é tão grande que, em 2016, foi criada a Lei 13.257, também conhecida como o marco legal da primeira infância. A legislação surgiu para proteger as crianças e implementar políticas públicas para o bem dos filhos pequenos.

Desenvolvimento na primeira infância

A criança passa por diversas transformações independentemente da idade da primeira infância. São mudanças físicas e cognitivas que moldam algumas características do indivíduo para o resto da vida.

No século XX, o psicólogo suíço Jean Piaget realizou estudos com crianças e elaborou uma teoria sobre o desenvolvimento intelectual humano.  Ao tratar da primeira infância, é possível observar a divisão em dois estágios: o período sensório-motor e o período pré-operatório.

Período sensório-motor (0 a 2 anos)

No início da vida, os bebês só estão cientes do que está acontecendo à frente deles. Desse modo, eles se concentram no seu campo de visão e nas interações físicas com o ambiente próximo.

O desenvolvimento da primeira infância, logo nesse começo, ocorre pela experimentação. Sendo assim, é comum vê-los jogando objetos e colocando coisas em suas bocas. É uma fase de tentativa e erro.

Por volta dos 7 meses, a criança já adquire o sentido de que um objeto pode existir de fato, mesmo que ele não seja visto. Também é nesse período que ocorre um importante desenvolvimento motor na primeira infância. Os pequenos começam a engatinhar e, consequentemente, ficam em pé e, em alguns casos, até andam.

A fala é um aspecto relevante mais para o final dessa época. Aos 12 meses, a criança já compreende e responde a uma ordem dos pais. E já com 2 anos de vida, ela já possui um vocabulário de cerca de 50 palavras e consegue formar frases como “neném quer …”.

Período pré-operatório (2 a 7 anos)

O que marca a transição entre os dois períodos é, de fato, a emergência da linguagem. Dessa forma, a criança passa a realizar mais interações interindividuais e consegue atribuir significado para representações da realidade, isto é, atribuir significado a objetos.

Essa fase é marcada pelo desenvolvimento da memória e da imaginação. Sendo assim, os pequenos consegue entender a diferença entre o passado e o futuro e até compreender brincadeiras de faz-de-conta. Entretanto, também é um estágio em que eles são egocêntricos e possuem dificuldade em construir frases fora da sua própria realidade.

O período também demonstra situações de certas autonomias, pois agora conseguem realizar atividades sozinhas. As crianças passam a comer, se vestir, ir ao banheiro e tomar banho de forma independente.

O entendimento de todas as fases da primeira infância é vital para compreender os desejos e aprendizados que o seu filho está tentando comunicar, além de se preocupar com o exemplo que ele está copiando, afinal, as crianças tendem a captar o que está ao seu redor. Para saber mais, é importante ler bastante sobre o assunto e, se as dúvidas persistirem, o aconselhamento psicológico é essencial. A Telavita pode te auxiliar nesse processo. Saiba mais sobre a nossa plataforma de psicologia online aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.