Entenda como os tradicionais trotes nas faculdades podem gerar violência psicológica emocional.

A partir do momento que a prova do vestibular está entregue, não há mais o que fazer. Esperar é a única atitude possível. O passar dos dias está repleto de esperança e ansiedade. E tem como ser diferente?  Uma simples lista dirá como você passará os próximos anos da sua vida – e talvez o resto dela.

A aprovação, consequentemente, é a mais pura felicidade. Toda a dedicação dos últimos anos está representada no ingresso à universidade. Realizar a matrícula é a materialização do esforço. Entretanto, é difícil tirar da mente como serão os momentos vividos na faculdade.

E a recepção dos calouros é igualmente extasiante. Farinha, ovos, pó de café e bebidas alcoólicas dão as boas-vindas aos novos estudantes universitários. Uma tradição perpetuada ao longo dos anos e, entretanto, bem controversa.

Trote na faculdade: um ritual de passagem?

“Não tem nada a ver com tradição, a questão do trote é relação de poder. Um grupo político disputa o controle da situação.”, comenta Antônio Ribeiro de Almeida Júnior, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura (Esalq), da USP.

O especialista realizou a sua livre docência sobre o tema, que culminou no livro “Anatomia do Trote Universitário”. Durante o trabalho, ele coletou mais de 2.000 questionários e ouviu relatos de mais de 400 alunos.

Segundo Júnior, o trote da faculdade não se trata de um ritual de integração. “Quando você conhece alguém novo, não precisa pintá-lo para receber na sua casa. A ideia de alegria do trote é falsa, é um processo de exclusão. É um teste, por isso precisa ser violento”, afirma.

Nesse mesmo sentido, Antônio Zuin, autor do livro “O trote na universidade: passagens de um rito de iniciação” e professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acredita que esses ritos de passagem podem conter excessos e humilhações, além de figurarem como exemplos de violência psicológica.

“A própria palavra ‘trote’ já alude à violência daquele que se julga no direito de domesticar o novato. Sendo assim, nenhum trote pode ser considerado uma brincadeira”, aponta o professor.

Violência física e psicológica: as consequências do trote em faculdade

A violência física e verbal são mais simples de serem notadas. Elas são caracterizadas por qualquer conduta que ofenda a saúde corporal ou integridade física da pessoa. Machucados e cicatrizes aparecem em cena, porém a situação pode sair do controle. Aliás, já foram reportadas situações de coma alcoólico até mesmo morte em trotes universitários.

A violência psicológica emocional, por outro lado, não é tão fácil de verificar. Para isso, devemos olhar a definição de violência psicológica presente na Lei Maria da Penha, artigo 7º, inciso II:

“A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

Ameaças psicológicas, então, podem ocorrer de diferentes maneiras. As “brincadeiras” dos trotes, sob esse ponto de vista, são uma forma branda de dizer que estão realizando a violência psicológica. É um pretexto para a perpetuação de práticas insalubres.

Cortar o cabelo e roupas, pintar as pessoas, jogar diversos alimentos sob o corpo, incitar o consumo de bebidas alcoólicas e “pedir” para coletarem dinheiro no semáforo são somente algumas das formas encontradas para subjugar os calouros.

Esse trote violento pode afetar a saúde mental de diversas formas. Lidar com as emoções pode ser complicado. Vive-se o êxtase e logo depois a frustração. O indivíduo pode desistir do curso e até desenvolver depressão, como foi o caso do estudante Luis Fernando Alves.

Portanto, é sempre importante saber o que está acontecendo e cuidar da sua saúde mental. Nesse quesito, é interessante conhecer o trabalho desenvolvido pela Telavita. A plataforma proporciona atendimento psicológico online no local e horário mais convenientes para o paciente. Além disso, conta com uma rede de psicólogos capacitados para atuar nas diferentes necessidades. Já cuidou de si mesmo hoje?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.