A dupla personalidade e o transtorno bipolar são duas condições psicológicas que frequentemente são confundidas, mas possuem características distintas.

Às vezes acordamos de mau humor e, conforme o decorrer do dia, nos sentimos melhor e mais alegres. No entanto, algumas pessoas, erroneamente, associam essa mudança de humor a bipolaridade, o que, na realidade, não tem nada a ver com o que o transtorno afetivo bipolar realmente é.

Entretanto, há quem acredite que bipolaridade seja a mesma coisa que dupla personalidade, mas não é.

O que é transtorno bipolar?

O transtorno de personalidade bipolar é uma doença crônica caracterizada pela alternância entre dois polos: o depressivo e o eufórico. Essas mudanças podem ocorrer de forma súbita e intensa.

O polo depressivo pode carregar características similares às de um quadro de depressão.  Nele há a perda de interesse e prazer nas atividades que antes o paciente realizava, pessimismo, baixa autoestima, insônia e isolamento. Logo, esse estágio também pode ser conhecido como transtorno bipolar depressivo.

Em contrapartida, no polo da mania, as características de uma pessoa bipolar engloba o sentimento eufórico, alegre, autoconfiante, hiperativo e muito falante. Porém, possui alguns sintomas psicóticos como delírios de grandeza, aumento da libido e atividade sexual, falta de avaliação em situações de risco, além de se tornar bastante irritável.

Características da pessoa bipolar

Uma pessoa bipolar experimenta flutuações de humor cujos efeitos negativos em sua vida são enormes, já que atuam sobre as atitudes e reações, sendo essas, geralmente desproporcionais às situações.

Todavia, existem alguns sintomas de transtorno bipolar que nos ajudam a identificar uma pessoa bipolar. Porém, vale ressaltar que somente o psiquiatra ou psicólogo podem fornecer um tratamento da doença, pois utilizam métodos e técnicas de como identificar uma pessoa bipolar.

Nesse sentido, uma pessoa bipolar costuma sentir:

  • raiva;
  • ansiedade;
  • apatia;
  • angústia;
  • euforia;
  • descontentamento geral;
  • agitação;
  • choro excessivo;
  • hiperatividade;
  • impulsividade;
  • episódios maníacos;
  • paranoia;
  • entre outros.

Causas do surgimento do transtorno

Não se sabe ao certo as origens do transtorno de humor bipolar, mas sabe-se que alguns fatores estão envolvidos no surgimento da doença, como a hereditariedade, por exemplo.

Pesquisas científicas explicam a importância dos genes na predisposição de distúrbios de oscilação de humor. Nesse sentido, em parentes de 1º grau e irmãos gêmeos, os riscos da doença ser passado para os descendentes são elevados. O desequilíbrio dos neurotransmissores pode também ser um fator causador do transtorno bipolar.

Porém sabe-se que o meio externo é um dos maiores causadores de doenças psicológicas, e o transtorno afetivo bipolar não ficaria de fora. Experiências traumáticas, abuso sexual ou psicológico, estresse e mudanças drásticas na vida do indivíduo corroboram para o surgimento da doença. 

O que é dupla personalidade?

Embora seu nome oficial seja transtorno dissociativo de identidade, a maioria conhece apenas como o transtorno de dupla personalidade. Este, anteriormente chamado de transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por cerca de 2 estados de personalidade que se alternam.

O transtorno de dupla personalidade inclui incapacidade de recordar eventos diários, informações pessoais importantes e/ou eventos traumáticos ou estressantes, todo os quais tipicamente não seriam normalmente perdidos com o esquecimento normal.

Causas

Esse distúrbio não tem idade para aparecer e pode acometer tanto homens, quanto mulheres. As causas estão ligadas a traumas opressivos na infância, com situações de abuso ou negligência emocional. Desse modo, o impacto do trauma sofrido faz com que a pessoa desenvolva uma outra personalidade como forma de lidar com o evento traumático.

Dessa forma, o aspecto dissociativo funciona como um mecanismo de defesa e de sobrevivência, pois os episódios traumáticos são dolorosos demais e uma das saídas encontradas por quem sofre do transtorno é justamente desassociando-se desse trauma, dessa parte de si que sofreu.

Segundo o Manual MSD, o transtorno dissociativo de identidade tem uma forma de possessão e não possessão:

Forma de possessão

As identidades geralmente se manifestam como se fossem um agente externo, normalmente um ser ou espírito sobrenatural (mas às vezes outra pessoa), que assumiu o controle da pessoa, fazendo com que a ela fale e aja de uma maneira muito diferente. Nesses casos, as diferentes identidades são muito evidentes (prontamente notadas pelos outros).

Forma de não possessão

Tendem a ser menos evidentes. As pessoas podem sentir uma alteração súbita na forma como veem o self, talvez sentindo como se fossem observadores de sua própria fala, emoções e ações, em vez de o agente. Muitos também têm amnésia dissociativa recorrente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de TDI estão associados à memória, pois os pacientes costumam ter amnésia dissociativa, tipicamente manifestada com lacunas na memória de eventos pessoais do passado, lapsos na memória confiável recente e descoberta da evidência das coisas que fizeram, mas de que não se lembram.

Outros sinais comuns são:

  • ouvir vozes;
  • alucinações visuais, táteis, olfativas e gustativas;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • abuso de drogas;
  • autolesão;
  • automutilação;
  • crises não epilépticas e comportamento suicida.

Diferenças entre bipolaridade e transtorno dissociativo de identidade

A bipolaridade e o transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como dupla personalidade, são duas condições psicológicas distintas que afetam a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta.

Em suma, a bipolaridade está relacionada a alterações de humor extremas, enquanto o transtorno dissociativo de identidade envolve a presença de múltiplas identidades distintas. No entanto, algumas de suas distinções são:

Bipolaridade:

  • afeta o humor;
  • as causas são diversas, de hereditariedade até fatores externos e situações traumáticas;
  • as pessoas bipolares, embora possuam a fase maníaca, não costumam ouvir vozes ou outros tipos de alucinações.

Dupla personalidade:

  • afeta a personalidade;
  • situações traumáticas são o gatilho para despertar a doença;
  • aqueles que sofrem com o TDI podem ouvir vozes e sofrer com alucinações.

Embora sejam bem diferentes, uma coisa é certa: nenhum desses distúrbios têm cura. Mas há tratamento e ele deve ser feito assim que o diagnóstico for realizado. 

Encontre o seu psiquiatra online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.