A reflexão é uma atividade fundamental no crescimento individual

Todo final do ano é uma oportunidade de pensar em tudo que aconteceu. É um tempo de reflexão. Nesse período, falhas são apontadas e soluções apresentadas. As pessoas querem mudar suas atitudes para alcançar as expectativas que não foram atingidas.

Essa ideia de tempo e prazos que surgem no período de um ano auxilia muito na elaboração de metas pessoais e, principalmente, para a compreensão do que foi realizado até o momento.

Por isso, fazer uma reflexão sobre a vida e sobre tudo o que aconteceu nesses últimos meses permite mudar as percepções ao redor e trilhar novos caminhos. Nesse sentido, é fundamental ser sincero durante o balanço pessoal.

É importante entender que através dessas reflexões diárias, o indivíduo consegue estabelecer metas renovadas e avaliar como será sua performasse em todas as áreas de sua vida.

Pode parecer algo muito simplório, mas quem realiza essa reflexão de ano novo tem uma forma muito mais lógica de se organizar para o próximo ano, além de cumprir o que foi esperado.

Como posso fazer as melhores reflexões?

Uma dica: para essa reflexão pessoal acontecer, pense de maneira individual sobre os assuntos da sua vida. Isto é, separar todos os campos e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma.

“O autoconhecimento é a chave de mudanças. Saiba como a psicologia online pode te ajudar!”

Dessa forma, você pode realizar uma reflexão sobre família, uma reflexão sobre relacionamentos ou até uma reflexão sobre o tempo. O importante é examinar as nuances que cerca cada um de nós, seja no âmbito da saúde ou mesmo no financeiro.

Sendo assim, separamos algumas perguntas práticas e claras que podem ajudá-lo na reflexão da vida:

  • “Qual foi a minha maior dificuldade nesta área?”;
  • “Quais foram as realizações?”;
  • “O que gostaria de conquistar?”;
  • “As metas estabelecidas anteriormente, eu consegui alcançar?”;
  • “Quais são os pontos que preciso desenvolver e aqueles que posso manter?”.

A partir desses simples passos, você conseguirá definir suas reais fraquezas e forças. Porém, é necessário refletir e  reconhecer seus próprios erros, porque só assim encontrará o que é preciso para efetuar as mudanças necessárias.

LEIA MAIS: Saiba como se desligar completamente do trabalho e aproveitar as férias!

Avaliação pessoal e uma reflexão sobre a vida

No processo de autoavaliação é fundamental reconhecer que olhar para trás, abre a possibilidade de crescimento e aprendizado. Somente assim, a pessoa conseguirá compreender com os erros e trilhar o seu caminho.

O importante é não ficar lembrando só das coisas ruins que aconteceram ou dos objetivos que você não conseguiu conquistar. A reflexão sobre a vida também pressupõe reconhecer os sucessos e, assim, aprender a apreciar as pequenas coisas e os pequenos passos que fizeram diferenças.

Além disso, vale lembrar que as situações difíceis trazem maturidade, aliás, tais fatos ajudam muito também no trabalho da empatia. Sendo assim, a pessoa será capaz de se colocar no lugar do próximo com mais facilidade.

Nesse sentido, o agradecimento surge como uma das maiores virtudes. Por isso, reconheça todos os momentos e saiba agradecer. Ainda, aproveite toda a avaliação e faça planos e metas para o futuro, isso é uma forma motivadora de alcançar mais rápido o que se deseja.

LEIA MAIS: Confira 7 dicas para melhorar a autoestima!

Como a reflexão profunda pode ajudar?

A reflexão para o ano novo permite um olhar mais crítico em relação ao futuro, pois pode indicar qualquer mudança válida para conseguir o que anseia.

Então, após o processo de respostas e planejamentos, o indivíduo consegue vislumbrar mais segurança na sua trajetória. A partir disso, ocorrerá também a alegria e disposição para enfrentar os obstáculos e se direcionar ao melhor caminho a percorrer.

Seja em uma reflexão sobre amizade ou até mesmo uma reflexão sobre mentiras, o próprio feedback consiste numa poderosa ferramente de transformação. Ela apreseta caminhos e aprende com os erros do passado.

Todas essas perguntas e dicas servem para serem feitas não só no final do ano, mas a cada semestre ou bimestre. Toda autoavaliação representa caminhos para a evolução e mudanças positivas na vida.

A psicóloga da Telavita, Flavia Romano Barbato (CRP 06/55863), pode te ajudar na sua reflexão e busca pelo autoconhecimento!

flavia romanoPsicóloga com mais de 18 anos de experiência na área clínica. Tenho ampla experiência em pessoas com depressão, ansiedade, pânico, transtorno obsessivo compulsivo, doenças crônicas e graves, autoestima, medos, conflitos pessoais, familiares, amorosos e profissionais. Trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, além disso, com psicoterapia breve em momentos de crise. Estou sempre em constante atualização para ter cada vez mais técnicas para ajudar o meu paciente.

 

“Agende uma consulta com a Flavia aqui!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.