Crise nervosa e crise de estresse: Veja o que é e os sintomas de crise nervosa

0
40704
crise nervosa

A crise nervosa é o resultado da acumulação de alterações emocionais

Você acorda e está tudo bem. Mas, imagine que, logo em seguida, você discuta com o seu parceiro. No caminho para o trabalho, o trânsito e as buzinas acompanham o trajeto e, no escritório, a cobrança por resultados e a pressão dos superiores é constante.

Como controlar a crise nervosa assim? É realmente muito difícil, afinal, os gatilhos podem estar em qualquer lugar.  O acúmulo de tensão ao longo da rotina vai aumentando e precisa ser liberado de alguma forma. Até que… chega.

Uma crise de estresse e ansiedade é muito difícil e desgastante, mas existem maneiras de conhecer os gatilhos, sintomas e evitar que ela aconteça!

Agende agora uma consulta com psicólogo

O que é crise nervosa?

E o que sabemos das crises nervosas? O termo “crises de estresse” e “crises nervosas” já não são mais usados pelos profissionais de saúde mental. De acordo com o artigo acadêmico “Nervous breakdown”: a diagnostic characterization study”, “o termo amplamente utilizado ‘crise nervosa’ é um rótulo popular para diferentes padrões de perda de controle emocional”.

Além disso, o trabalho aponta que indivíduos nessa situação expressaram: senso de asfixia, medo de morrer, sensação de raiva e tendência a gritar e comportamento agressivo durante o colapso nervoso.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você é nervoso demais

Dessa forma, o termo é utilizado para descrever uma situação tão estressante na vida das pessoas, que, temporariamente, elas ficam incapazes de funcionar normalmente. Ela também pode desencadear ou ser um sintoma de transtornos psicológicos. É sempre bom manter as sessões de terapia em dia para cuidar da saúde emocional.

Nesse sentido, é possível apontar alguns fatores que podem desencadear essa reação. Problemas no relacionamento, pressão no trabalho, traumas psicológicos, abusos e violências são componentes que atuam diretamente na construção desse colapso nervoso.

Conheça a Telavita

Crise nervosa: sintomas

Conhecer os sintomas de uma crise nervosa é fundamental tanto para a pessoa que está inserida nessa situação, como para os demais. Com esse conhecimento, é possível reconhecer com mais facilidade o que está ocorrendo e atuar para diminuir o problema.

Confira abaixo os sintomas de crise nervosa:

Sintomas psicológicos do colapso nervoso

  •  isolamento: a pessoa procura se afastar da companhia de familiares;
  •  dificuldade de concentração: durante o colapso nervoso é difícil manter o foco;
  •  desinteresse: o indivíduo abandona as atividades diárias habituais e não demonstra mais vontade de realizá-las;
  • instabilidade emocional: a pessoa sente-se deprimida e esgotada. Além disso, apresenta explosões emocionais de raiva incontrolável, medo, desamparo ou choro.

LEIA MAIS: O que é crise de ansiedade?

Crise nervosa: sintomas físicos

  • exaustão: o acúmulo de situações desgastantes deixa o indivíduo sem energia;
  • dores de cabeça: o colapso nervoso pode provocar fortes dores de cabeça, além de tontura;
  • dores musculares: a representação física da crise pode resultar em músculos mais rígidos e doloridos;
  • coração acelerado e sudorese: a pessoa sua bastante e fica mais agitada do que o normal;
  • problemas intestinais: o indivíduo sofre com evacuações irregulares e dores na região do estômago;
  • insônia: a pessoa apresenta dificuldades para dormir.

Caso sofra de crises nervosas, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.