Como não deixar o trabalho te consumir

trabalho

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Entretanto, a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e a corporativa pode causar grandes danos físicos e psicológicos.

Dessa forma, é comum ver pessoas que trabalham até o ponto de isso afetar as suas vidas. O excesso de tarefas e o acúmulo de horas dentro do escritório podem ser tão desgastantes para o indivíduo que ele começa a ficar doente.

Nesse sentido, transtornos mentais são cada vez mais comuns nos locais de trabalho. Estresse, ansiedade, depressão e síndrome de Burnout são algumas das doenças decorrentes do excesso de tarefas e de pressão no trabalho.

A cada dia que passa aumenta o número de pessoas que procuram terapia para conseguir lidar com as exigências do trabalho e a vida particular. Porém, quem vive tudo isto deve estar se questionando: “O que devo fazer para melhorar isso?”. Bem, vou listar a seguir algumas dicas para que a sua vida não se torne um caos.

Como não deixar o trabalho te consumir

Respeite os seus valores

Só porque você pode fazer “tudo”, não significa que você deva fazer. Decida quais são as coisas mais importantes em sua vida pessoal e profissional. Uma dica: utilize o mesmo calendário para as duas áreas de sua vida para que você não priorize o seu trabalho e esqueça de sua família.

Desconecte-se

Trocar momentos de lazer e descanso por algumas horas a mais no trabalho pode causar grandes problemas no decorrer do tempo. Então, tente fugir dos problemas do trabalho durante o seu tempo livre.

Mesmo que você se sinta mais produtivo respondendo e-mails antes de sair de casa ou finalizando uma apresentação de madrugada, o sacrifício pode não valer a pena. Respeite seu horário de trabalho e deixe o celular de lado ao sair do escritório. Isso pode diminuir suas preocupações e melhorar seus momentos de relaxamento.

LEIA MAIS: Ansiedade no trabalho: Como a ansiedade e medo no trabalho podem atrapalhar

Priorize sua saúde

Muitas vezes, o excesso de trabalho faz a pessoa deixar sua saúde em segundo plano. Entretanto, é importante fazer um check-up periodicamente e não deixar que o emprego atrapalhe seus cuidados com a saúde.

Reserve tempo para suas relações

É extremamente necessário dedicar um tempo às pessoas que nos cercam. Ter momentos ao lado de amigos e familiares é importante para evitar o agravamento de doenças psicológicas.

Além disso, dedicar-se ao relacionamento afetivo é uma excelente forma de dividir os problemas e compartilhar momentos felizes. Por isso, nunca descuide de amigos, família e relacionamentos próximos em função do trabalho.

Não confunda urgente com importante

Só porque algo é urgente, não significa que é importante. E vice-versa. Seja por exigência do chefe ou simplesmente por um volume de tarefas muito alto, a dedicação excessiva ao trabalho pode acabar gerando um desequilíbrio nada saudável na sua vida.

Evite ter que fazer tudo de uma vez, pois isso irá gerar um baixo desempenho nas suas entregas. Dessa forma, priorize suas tarefas para organizar o seu dia.

Abra mão do perfeccionismo

É fundamental evitar que erros passem despercebidos na sua rotina, mas deixe de se preocupar com cada mínimo detalhe. O perfeccionismo pode acabar consumindo muito do seu tempo e causar um desconforto ao longo dos projetos.

Saiba delegar e dizer não

Você não precisa fazer tudo o tempo todo, mesmo sendo um profissional experiente e em posição de liderança. Foque nas atividades mais relevantes, estabeleça prioridades e busque apoio do seu time para realizar o restante.

Além disso, se você sentir que já está com muitas responsabilidades acumuladas, é importante dizer ‘não’ caso alguém solicite sua participação em novos projetos.

LEIA MAIS: Burnout e o esgotamento psicológico no trabalho

Exercite-se

Reserve uma hora por dia para exercícios. Pode ser difícil adaptar sua rotina no começo, mas você vai se sentir cada vez mais motivado conforme for enxergando os resultados.

Faça coisas que você ama

É essencial ter tempo para se dedicar a atividades que te façam bem. Se necessário, saia de férias por alguns dias ou semanas. Viajar com a família, ler um bom livro ou sair com os amigos podem ser ótimas formas de recarregar as energias e sentir que todo seu esforço no trabalho valeu a pena.

Desenvolva habilidades novas

Não deixe que sua carga de trabalho e tarefas rotineiras te impeçam de se tornar um profissional melhor. É possível balancear horários para fazer aquele curso de especialização com que você sempre sonhou ou finalmente começar a aprender uma língua nova. Buscar novos conhecimentos pode trazer a sensação de que seu tempo está sendo bem gasto, além de abrir novas portas na sua carreira.

A importância do equilíbrio

O trabalho é importante em nossas vidas, mas não temos apenas ele. Não podemos nos esquecer que somos um conjunto (profissional, pessoal, afetivo e familiar) e quando uma área fica desequilibra, acaba afetando todo o resto.

Apesar da concepção de equilíbrio ser diferente para cada pessoa, precisamos fortalecer três áreas fundamentais para todos: saúde, família e relacionamentos. Desse modo, a organização do seu dia a dia é um ponto chave, pois através dele as coisas irão fluir mais facilmente e sem tantos problemas.

Mesmo assim, pode ser difícil encontrar esse ponto de equilíbrio. Então, se começar a sentir desânimo, tristeza e falta de motivação, talvez esteja na hora de pedir ajuda de um profissional especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.