Embora já seja uma condição reconhecida pela lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas da Síndrome de Burnout ainda sofrem estigmas, como o de ser apenas frescura ou cansaço. 

O transtorno é caracterizado pelo esgotamento físico, psicológico e emocional. Entretanto, antigamente era conhecido pelo termo “estafa” e, é mais comum do que as pessoas imaginam. 

De modo geral, a Síndrome de Burnout trata-se de um distúrbio emocional resultante de um ambiente corporativo desgastante. Logo, pode ser sequenciado devido a muitas demandas, competitividade e responsabilidade sob a tutela de somente um indivíduo.

De acordo com a International Stress Management Association, 32% dos trabalhadores brasileiros já sofrem com essa condição. Ou seja, praticamente um terço da população está em uma posição prejudicial.

Principais sintomas da Síndrome de Burnout

Os sintomas da Síndrome de Burnout aparecem constantemente na rotina, basta saber identificá-los. No entanto, com tantos indivíduos passando por essa situação, é importante conhecer os gatilhos para auxiliar quem precisa de ajuda. Confira abaixo quais os principais sintomas da síndrome de Burnout: 

Sintomas físicos do Burnout

Exaustão

Talvez essa seja a característica mais marcante do esgotamento profissional. A exaustão é marcada pelo cansaço excessivo, seja ele físico ou mental. Além disso, acumula a fadiga da situação incômoda.

Dores musculares

Essa é a representação física das questões psicossomáticas que afetam o indivíduo. Nesse sentido, os músculos se encontram mais rígidos e doem mesmo sem exercício físico.

Insônia

Por conta da condição estressante em que a pessoa se encontra, ela não consegue dormir. É difícil relaxar nessa situação, por isso, muitos encontram problemas com o sono.

Batimentos cardíacos acelerados e sudorese

O indivíduo está mais tenso por conta do esgotamento emocional, visto isso, a condição reflete em alterações fisiológicas. Os casos de palpitação e pressão alta em pessoas nessa situação é comum.

ebook-saude-mental-nas-empresas

 

Sintomas psicológicos do Burnout

Todavia, os sintomas de Burnout também refletem na questão psicológica. A situação é tão desgastante que a pessoa sofre consequências na mente, o que afeta a qualidade de vida e a capacidade de realizar tarefas da rotina. Os principais sintomas psicológicos da Síndrome de Burnout são:

Dificuldade de concentração

O indivíduo começa a enfrentar dificuldades para focar, até nas atividades mais simples. Além disso, é possível acontecer alguns episódios de lapso de memória, esquecer o que ia fazer no momento ou não se lembrar de eventos importantes.

Irritabilidade

Por conta da situação, o indivíduo pode se irritar com mais facilidade, o que dificulta o convívio com os demais. A pessoa pode enfrentar alguns episódios de agressividade e durante a condição descontar seu estresse em outras pessoas, sem motivo aparente.

Ansiedade

Essa característica é o resultado da angústia e da não resolução imediata da situação. Dessa forma, é comum se sentir encurralado, ansioso e com urgência de resolver questões demoradas.

Baixa autoestima e oscilações de humor

Uma consequência direta do Burnout é a autoestima, que fica abalada e pode exacerbar o pessimismo em algumas pessoas. Ainda, é comum verificar mudanças repentinas no humor.

Como a Telavita pode te ajudar?

 A Síndrome de Burnout pode ser um pesadelo para quem passa por ela. Dessa forma, o melhor tratamento é aquele que é feito com psicoterapia. A Telavita tem um corpo clínico especializado e que atende 100% online.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.