A psiquiatria é a área da medicina que estuda o adoecimento e o sofrimento mental. Seu objetivo é oferecer sempre os melhores cuidados e tratamentos para as pessoas fazendo o uso de medicações.

Em virtude das características e vicissitudes da vida contemporânea, muitos estudos têm indicado um aumento relevante de pessoas apresentando transtornos mentais. Visto isso, com a pandemia da COVID-19 os números de indivíduos com problemas emocionais aumentaram ainda mais em todo o mundo.

Medo, luto, incertezas, insegurança, isolamento social, problemas financeiros e demais estressores psicológicos relacionados à pandemia vêm contribuindo para o adoecimento psíquico das pessoas, agravando ainda mais o cenário que já vinha em curso. 

O estigma quanto a psiquiatria

É sabido que, em situações de estresse, como aquelas que se estabeleceram pela pandemia, bem como outras tantas que acometem as pessoas em suas vidas cotidianas, os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais se tornam ainda mais evidentes.

Infelizmente, em muitas dessas situações, o preconceito e o estigma ainda têm dificultado que muitas pessoas tenham acesso apropriado ao tratamento psiquiátrico. Esse cenário precisa ser modificado. 

A informação, por sua vez, é uma importante ferramenta que tem auxiliado a desmistificar os transtornos mentais, favorecendo com que as pessoas possam encontrar ajuda para lidarem com seus problemas de ordem emocional. Vale salientar que, quanto mais cedo uma pessoa com transtorno mental recebe tratamento, melhores são seus resultados e prognósticos. 

Desse modo, é muito importante que o tratamento especializado na psiquiatria possa ser acessado o quanto antes. Além disso, o tratamento psiquiátrico precoce previne desfechos clínicos que, por vezes, podem ser extremamente graves, como o suicídio. 

LEIA MAIS: 7 sinais de comportamento suicida

Por que buscar ajuda com um tratamento especializado?

Transtornos mentais não tratados podem levar a uma série de problemas para seus portadores, como também para todo o conjunto social, por exemplo, ocasionando aumento no afastamento do trabalho. Esse ponto específico remete também à necessidade de ações concretas de prevenção ao adoecimento psíquico em alguns contextos, como, por exemplo, nas empresas. 

Diversos estudos têm mostrado que a melhora do clima organizacional das empresas, bem como outras ações realizadas no mundo corporativo, está relacionada com a prevenção de transtornos mentais. Psiquiatras, em ações conjuntas com outros profissionais, podem ajudar nessas ações de prevenção ao adoecimento psíquico no mundo do trabalho.

Já no que tange ao tratamento das pessoas com transtornos mentais, a psiquiatria tem evoluído sobremaneira nas últimas décadas. Hoje, existem estratégias terapêuticas disponíveis para o cuidado em psiquiatria, que são extremamente eficazes e seguras. O grande desafio que se impõe para toda a sociedade é favorecer ao máximo o acesso ao cuidado e tratamento psiquiátricos efetivos para as pessoas.

LEIA MAIS: Entenda mais sobre o afastamento do trabalho por questões psicológicas

A democratização ao acesso a psiquiatria

No contexto da melhoria e facilitação do acesso ao tratamento psiquiátrico, nos últimos anos, o advento da telemedicina, com as teleconsultas, tem ajudado muito a favorecer o acesso das pessoas com transtornos mentais ao psiquiatra. 

Essa modalidade de atendimento tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no Brasil e em todo o mundo, ajudando as pessoas a realizarem seu tratamento de modo não-presencial. Nesse cenário, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu, liberou e regulamentou a Telemedicina no país, incluindo o tratamento psiquiátrico. 

Essa prática possibilita que mais pessoas possam acessar o atendimento com psiquiatra, facilitando o acesso ao profissional. A Telavita acredita na importância dessa profissão para oferecer cuidado e tratamento humanizados para seus pacientes, aplacando suas dores e os ajudando a ter uma vida cada vez mais plena.

Encontre o seu psiquiatra online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.