322 milhões de pessoas. Esse é o número que torna a depressão o transtorno mental mais comum do mundo. Os números só crescem, e falar sobre o assunto se tornou inevitável. Afinal, conscientizar é também prevenir o seu aparecimento.

No entanto, há diversos transtornos com sintomas da depressão que são muitas vezes classificados como a própria doença. Entretanto, para fins dessa lista, para compreender quais tipos de depressão que realmente existem, serão tratadas somente aquelas derivações do distúrbio aqui em questão. Então, conheça abaixo os principais tipos de depressão:

Os principais tipos de depressão

A depressão é um transtorno que afeta diversas esferas da vida humana. Tristeza, apatia, desânimo e falta de higiene são alguns de seus sintomas mais pertinentes. No entanto, existem vários tipos de depressão. Conheça eles: 

Depressão maior

Dos principais tipos de depressão, esse é o mais comum entre eles. A pessoa possui humor depressivo e apresenta tristeza profunda. Desânimo, mudanças no sono e no apetite são outros sintomas dessa condição. Além disso, o indivíduo precisa apresentar o quadro por, no mínimo, 2 semanas.

Transtorno depressivo persistente (Distimia)

Trata-se de um transtorno mais leve, porém longevo. A pessoa lida com o mau humor e o desânimo, que devem estar presentes rotineiramente por, pelo menos, 2 anos. Por apresentar sintomas menos agressivos, é mais difícil identificá-lo.

LEIA MAIS: Conheça a depressão distímica

Transtorno afetivo sazonal

Esse tipo de depressão é mais comum em países de clima temperado, como Canadá e Dinamarca. Trata-se de um transtorno que ocorre principalmente no inverno, quando há menor período de luz solar. A falta de exposição ao sol torna as pessoas mais deprimidas.

Depressão psicótica

Qual o tipo de depressão mais grave? Talvez a depressão psicótica seja a resposta correta. Além dos efeitos depressivos, a pessoa precisa conviver com os episódios de delírio e alucinação decorrentes dessa condição. Por conta disso, pode ser considerada o tipo de depressão mais grave.

Leia mais: O que é a depressão psicótica?

Depressão situacional

Dos vários tipos de depressão, esse é aquele mais circunstancial. Isso ocorre, pois depende de eventos específicos, como, por exemplo, a morte de algum ente querido. É normal ficar triste nessas situações, porém a doença aparece quando os sintomas extrapolam o normal e começam a se perpetuar.

Depressão pós-parto

As mulheres com depressão pós-parto apresentam um quadro grave de tristeza profunda, ansiedade e exaustão. Isso dificulta a criação de laços com os filhos, além de dificultar a realização de tarefas diárias para cuidar dos bebês e de si.

LEIA MAIS: Descubra mais sobre a depressão pós parto

Depressão atípica

O nome dá o indicativo de que algo parece fora do lugar. Essa depressão possui algo inusitado: mesmo nesse estado, algum evento pode melhorar o humor da pessoa. É temporário, mas existe uma breve melhora. Além disso, pode intensificar alguns sintomas, como aumentar o apetite ou dormir demais.

Transtorno disfórico pré-menstrual

Essa condição aparece no período que antecede a menstruação e acaba quando o ciclo se inicia. Os sintomas são mais graves do que a tensão pré-menstrual comum. Dessa forma, a pessoa fica incapaz de realizar atividades, pois apresenta sinais de maior tristeza, irritabilidade, desinteresse e oscilação de humor.

Conheça a Telavita

1 COMENTÁRIO

  1. Eu convivo, com isso,é horrível, porque eu não tenho controle da situação,e maioria das pessoas que estão a minha volta,debocha,aponta o dedo enfim é um inferno, não desejo a ninguém, ficar:sem querer banhar,sem querer escovar os dentes,sem querer pentear o cabelo, chorar mesmo quando não há motivos,e como estou desempregada não posso fazer terapia, voltar a usar FLUOXETINA (com ela eu fico ZEN)fico 99%alegre sem choro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.