Conhecido internacionalmente pela alegria e folia, o Brasil é o país que goza de uma imagem divertida e exótica no exterior. Fama à parte e, de fato, embasado em números, esse mesmo lugar também é o local mais deprimido da América Latina, com 5,8% da população diagnosticada com depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A previsão, aliás, da mesma organização, não é animadora, daqui a alguns anos a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. Logo, o cuidado com a saúde mental, então, deve ser redobrado. Afinal, viver em uma sociedade cada vez mais competitiva e imagética, devasta a capacidade emocional e realiza pressão psicológica. 

O que é depressão?

Tristeza. Humor deprimido e irritabilidade. Esses são os sintomas iniciais da depressão, porém, para uma pessoa ser diagnosticada com a doença são necessários pelos menos 14 dias apresentando esses sinais de forma constante.

Então, trata-se de um processo até o quadro depressivo. Entretanto, é importante estar atento aos gatilhos que podem desencadear a doença. Morte de familiares, eventos traumáticos ou até preocupação excessiva podem representar o início do distúrbio. Por conta disso, identificar os sintomas o quanto antes para realizar tratamento é fundamental.

Todavia, existem dois vieses de tratamento para depressão: através do uso de medicamentos e por acompanhamento psicológico. Não existe alternativa correta entre os dois, aliás, o trabalho realizado por eles é complementar. Os remédios irão equilibrar os neurotransmissores, como a serotonina, e a terapia irá ajudar a modificar comportamentos e medir os avanços do quadro.

LEIA MAIS: A diferença entre o psicólogo e o psiquiatra

A importância do acompanhamento psicológico para evitar a depressão

Como vimos anteriormente, estamos cada vez mais propensos a desenvolver algum distúrbio mental. Por conta disso, a orientação psicológica renova a sua importância. Logo, a saúde mental é essencial para o desenvolvimento pleno da pessoa e a terapia ajuda a compreender os sentimentos e a lidar com as frustrações.

Conseguir processar a carga emocional investida no dia a dia é difícil e, muitas vezes, as pessoas não conseguem suportar esse fardo.  Dessa forma, acabam tendo problemas de ordem mental e falham em lidar com as emoções sozinhos.

Visto isso, o acompanhamento psicológico é um processo que permite à pessoa lidar com os distúrbios e o complexo vórtex emocional de cada um. O tratamento é realizado com um profissional especialista que, por meio de técnicas, permitirá o paciente a entender melhor a sua própria complexidade. Sendo assim, preserva a saúde emocional e ajuda a tratar de doenças mentais.

A terapia online como alternativa psicológica 

Nesse contexto, surgem cada vez mais possibilidades para os profissionais e os pacientes. A psicologia online já é realidade, ou seja, é possível realizar uma sessão de terapia online. Aliás, fazer terapia online pode ser um caminho interessante, principalmente nos estágios mais avançados da doença quando a pessoa possui dificuldade para sair de casa.

Mas, tão importante quanto tratar um transtorno, é ter a consciência de que cuidar da saúde mental antes que chegue a esse ponto é possível, é prático e deve ser levado em consideração assim como a saúde física. Precisamos quebrar esse tabu a respeito do nosso psicológico, consultas regulares com um psicólogo podem prevenir diversas doenças de acontecerem.

É por isso que empresas têm aderido esse pensamento, procurando cuidar da saúde mental de seus funcionários antes que o número de afastamento por conta de transtornos psicológicos sejam mais prejudiciais do que já são.

LEIA MAIS: A terapia online para quem tem transtorno psicológico

Como funcionam as sessões de psicoterapia online?

A consulta psicológica online é uma inovação que visa o bem-estar e a saúde das pessoas. Por meio dela, é possível entrar em contato com terapeutas a qualquer momento e no local que seja mais confortável para o paciente.

O mais importante dessa nova tecnologia é o fato dela poder ajudar as pessoas sem estar no mesmo espaço físico. Sendo assim, crises súbitas são evitadas e atendimentos que seriam cancelados por falta de tempo do usuário são solucionados. A psicoterapia online, então, atende a pessoa no horário e disponibilidade das pessoas.

O método foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em novembro de 2018. Logo, a nova resolução libera a atuação das terapias online nos mesmos moldes de um atendimento presencial. O espaço digital, então, quebrou preconceitos e está regularizado.

Os benefícios de fazer terapia online 

O atendimento psicológico online oferece muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes. No caso da depressão, ela pode ser vital para tratar pacientes que possuem dificuldade de sair de casa ou que estão passando por alguma crise súbita. Além disso, oferece:

Profissionais especializados

Ao falarmos de depressão, o acompanhamento psicológico com especialista no assunto é vital para o tratamento e melhora do paciente. Nesse sentido, a procura por um psicólogo online pode ser mais fácil, pois no momento da pesquisa já é possível identificar inúmeros profissionais disponíveis e de acordo com as necessidades da consulta psicológica.

Dessa forma, conhecer as formações e especializações da pessoa que irá conduzir o tratamento dá uma garantia maior no sucesso do procedimento. A utilização de uma plataforma que reúne os profissionais, como a Telavita, traz maior segurança da qualidade do profissional e da especialização dele.

Comodidade e praticidade

As terapias online oferecem o melhor ambiente para o paciente: aquele em que ele se sente mais confortável. Dessa forma, no caso da depressão, o acompanhamento psicológico poderá ter uma eficiência melhor, porque o espaço amigável gera segurança para o paciente, o que resulta numa consulta mais aberta.

Além disso, a possibilidade de realizar consulta psicológica online no momento mais adequado para o paciente é essencial para a continuidade do tratamento. A pressa da rotina atrapalha a qualidade e o seguimento das consultas. A regularidade é vital para tratar a depressão.

LEIA MAIS: 7 motivos para fazer uma consulta psicológica online

A Telavita e a inovação nos atendimentos online

A Telavita é uma clínica digital que pretende democratizar e transformar o acesso à saúde e ao bem-estar. Através de conhecimento especializado e inovação, nosso site disponibiliza profissionais capacitados e permite o atendimento personalizado de acordo com as necessidades dos pacientes.

Além disso, contamos com uma equipe exclusiva e dedicada para oferecer a melhor experiência das terapias online aos usuários. No quadro de fundadores estão os empreendedores Andy Bookas, Lucas Arthur de Souza, e a psicóloga Milene Rosenthal.

Dessa forma, o compromisso da empresa é com a saúde emocional das pessoas. No caso da depressão, a plataforma conta com profissionais prontos para ajudar as pessoas e tratar dos sintomas apresentados. De forma rápida e eficiente, a Telavita está pronta para atendê-los.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.