Como a consulta psicológica na Telavita pode ajudar a evitar depressão

0
242
psicologia para evitar depressão

Conhecido internacionalmente pela alegria e folia, o Brasil é o país que goza de uma imagem divertida e exótica no exterior. Fama à parte e, de fato, embasado em números, esse mesmo lugar também é o local mais deprimido da América Latina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,8% da população possui depressão e a tendência é do número aumentar. Já parou para pensar que seria mais prático evitar depressão do que tratá-la?

A previsão, aliás, da mesma organização, não é animadora: até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. O cuidado com a saúde mental, então, deve ser redobrado. Afinal, viver em uma sociedade cada mais competitiva e imagética, devasta a capacidade emocional e realiza pressão psicológica. A depressão é um dos primeiros problemas.

O que é depressão?

A origem biológica da depressão está na falta de aproveitamento da serotonina, uma substância essencial para a comunicação entre os neurônios. Em outras palavras, ela é um distúrbio que afeta o emocional da pessoa e resulta em tristeza profunda e perda de interesse pelas atividades diárias. A doença afeta não só a mente, mas o corpo também.

Tristeza. Humor deprimido e irritabilidade. Esses são os sintomas iniciais da depressão, porém, para uma pessoa ser diagnosticada com a doença são necessários pelos menos 14 dias apresentando esses sinais.

Então, trata-se de um processo até o quadro depressivo. Entretanto, é importante estar atento aos gatilhos que podem desencadear a doença. Morte de familiares, eventos traumáticos ou até preocupação excessiva podem representar o início do distúrbio. Por conta disso, identificar os sintomas o quanto antes para realizar tratamento é fundamental.

Existem dois vieses de tratamento para depressão: através do uso de medicamentos e por acompanhamento psicológico. Não existe alternativa correta entre os dois, aliás, o trabalho realizado por eles é complementar. Os remédios irão reequilibrar os neurotransmissores, como a serotonina, e a terapia irá ajudar a modificar comportamentos e medir os avanços do quadro.

A importância do acompanhamento psicológico para evitar depressão

Como vimos anteriormente, estamos cada vez mais propensos a desenvolver algum distúrbio mental. Por conta disso, a orientação psicológica renova a sua importância. A saúde mental é essencial para o desenvolvimento pleno da pessoa e a terapia ajuda a compreender os sentimentos e a lidar com as frustrações.

Conseguir processar a carga emocional investida no dia a dia é difícil e, muitas vezes, as pessoas não conseguem suportar esse fardo.  Dessa forma, acabam tendo problemas de ordem mental e falham em lidar com eles sozinhos.

O acompanhamento psicológico é um processo que permite a pessoa a lidar com os distúrbios e o complexo vórtex emocional de cada um. O tratamento é realizado com um profissional especialista que, através de técnicas, permitirá o paciente a entender melhor a própria complexidade. Sendo assim, preserva a saúde mental e ajuda a tratar de doenças mentais.

Nesse contexto, surgem cada vez mais possibilidades para os profissionais e os pacientes. A psicologia online já é realidade, ou seja, é possível realizar uma sessão de terapia online. Aliás, fazer terapia online pode ser um caminho interessante, principalmente nos estágios mais avançados da doença quando a pessoa possui dificuldade para sair de casa.

Mas, tão importante quanto tratar um transtorno, é ter a consciência de que cuidar da saúde mental antes que chegue a esse ponto é possível, é prático e deveria ser levado em consideração assim como a saúde física. Precisamos quebrar esse tabu a respeito do nosso psicológico, consultas regulares com um psicólogo podem prevenir diversas doenças de acontecerem!

É por isso que empresas têm aderido esse pensamento, procurando cuidar da saúde mental de seus funcionários, antes que o número de afastamento por conta de transtornos psicológicos sejam mais prejudiciais do que já são.

Terapias online

A consulta psicológica online é uma inovação que visa o bem-estar e a saúde das pessoas. Por meio dela, é possível entrar em contato com terapeutas online à qualquer momento e no local que seja mais confortável para o paciente.

A terapia online funciona e está revolucionando a forma como as pessoas veem o tratamento da saúde mental. O mais importante dessa nova tecnologia é o fato dela poder ajudar as pessoas sem estar no mesmo espaço físico. Sendo assim, crises súbitas são evitadas e atendimentos que seriam cancelados por falta de tempo do usuário são solucionados. A psicoterapia online, então, atende a pessoa no horário e disponibilidade das pessoas.

A psicologia online foi aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em novembro de 2018. Ou seja, a nova resolução libera a atuação das terapias online nos mesmos moldes de um atendimento presencial. O espaço digital, então, quebrou preconceitos e está regularizada.

O atendimento psicológico online oferece muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes. No caso da depressão, ela pode ser vital para tratar pacientes que possuem dificuldade de sair de casa ou que estão passando por alguma crise súbita.

Profissionais especializados

Ao falarmos de depressão, o acompanhamento psicológico com especialista no assunto é vital para o tratamento e melhora do paciente. Nesse sentido, a procura por um psicólogo online pode ser mais fácil, pois no momento da pesquisa já é possível identificar inúmeros profissionais disponíveis e de acordo com as necessidades da consulta psicológica.

Dessa forma, conhecer as formações e especializações da pessoa que irá conduzir o tratamento dá uma garantia maior no sucesso do procedimento. A utilização de uma plataforma que reúne os profissionais, como a Telavita, traz maior segurança da qualidade do profissional e da especialização dele.

Comodidade e praticidade

As terapias online oferece o melhor ambiente para o paciente: aquele que ele se sente mais confortável. No caso da depressão, o acompanhamento psicológico poderá ter uma eficiência melhor, porque o espaço amigável gera segurança para o paciente, o que resulta numa consulta mais aberta.

Além disso, a possibilidade de realizar consulta psicológica online no momento mais adequado para o paciente é essencial para a continuidade do tratamento. A pressa da rotina atrapalha a qualidade e o seguimento das consultas. A regularidade é vital para tratar a depressão.

Telavita e a inovação nos atendimentos online

A Telavita é uma empresa de psicologia online que pretende democratizar e transformar o acesso à saúde e bem-estar. Através de conhecimento especializado e inovação, a Telavita disponibiliza profissionais capacitados e permite o atendimento personalizado de acordo com as necessidades dos pacientes.

Além disso, a Telavita conta com uma equipe exclusiva e dedicada para oferecer a melhor experiência das terapias online aos usuários. No quadro de fundadores estão os empreendedores Andy Bookas e Lucas Arthur de Souza, e a psicóloga Milene Rosenthal, que procura atuar no mercado de forma séria e comprometida com cada atendimento.

Dessa forma, o compromisso da empresa é com a saúde mental das pessoas. No caso da depressão, a plataforma conta com psicólogos online prontos para ajudar as pessoas e tratar dos sintomas apresentados. De forma rápida e eficiente, a Telavita está pronta para atendê-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.