O mundo moderno nos permite resolver tudo numa tela: fazer compras, pagar contas, realizar transferências, pedir um táxi e até comida. Mas, e quando precisamos de um especialista em saúde? A terapia online surgiu como uma alternativa.

Há anos o procedimento era ligar para marcar uma consulta, esperar a disponibilidade, se deslocar até o consultório e correr o risco de atrasos ou cancelamentos, além de não saber o perfil e o currículo do profissional que irá atender. 

Desde novembro de 2018, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) emitiu uma nova resolução que tornou a terapia online completamente liberada. Isso, nos mesmos critérios de um atendimento presencial.

Como funcionam as sessões de psicoterapia online?

As sessões de psicoterapia online oferecem muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes. Essa modalidade pode trazer muitas vantagens para os pacientes, mas isso não quer dizer que seja melhor ou pior do que o atendimento presencial.

Durante a sessão, o terapeuta e o paciente se veem e se ouvem através da plataforma de videochamada. No entanto, eles podem ter uma conversa cara a cara, assim como em uma sessão presencial, e o terapeuta pode fazer perguntas e fornecer feedback ao paciente.

Dessa forma, tanto o ambiente online quanto o presencial, oferecem vantagens e desvantagens. No entanto, isso será pautado pelo tipo de problema do paciente, do quadro em que se encontra, da sua preferência e personalidade.

As particularidades da terapia online e a terapia presencial

O paciente que se encontra relutante em começar o tratamento psicológico, seja por vergonha ou preconceito, pode ver na terapia psicológica online um meio mais confortável para conseguir se abrir.

Entretanto, nas opções de terapia online e terapia presencial, existem pessoas que ainda preferem estar fisicamente no mesmo local que o psicólogo. Isso pois, o que realmente importa é o conforto do paciente e ele estar totalmente à vontade para expressar seus sentimentos e pensamentos.

Um grande ponto a favor da  sessão de terapia online é que ela independe da localidade ou da rotina do paciente, pois fica a critério dele escolher o momento e local do atendimento. Sendo assim, muitos brasileiros que moram no exterior, ou pessoas que precisam viajar com frequência, utilizam e reconhecem esse tipo de atendimento.

A psicologia online tem suas restrições

A psicologia online nem sempre é o mais indicado. Existem casos que precisam de uma atenção maior. Porém, estes são:

Casos de emergência

Uma das normas que o  Conselho Federal de Psicologia (CFP) ainda mantém é que o atendimento online não é permitido em situações de urgência. Diante disso, acidentes ou desastres, e situações de emergência, como de violência ou abuso precisam ser tratados de forma presencial.

Para tais casos, o paciente deve procurar hospitais ou órgãos especializados do governo, como o CVV (Centro de Valorização da Vida).Contudo, os voluntários do CVV atendem pelos números 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná).

Casos em que atividades lúdicas são necessárias

A terapia para crianças possui uma abordagem bem diferente daquela oferecida aos adultos. Logo, para o público infantil, é feito o uso de atividades lúdicas como metodologia para que a criança expresse os sentimentos e pensamentos com mais conforto e leveza. Nesses casos, o presencial é essencial.

O mesmo se aplica para o autismo. Visto isso, por ser um quadro bem delicado e necessitar de técnicas mais robustas que vão além da fala e da conversa, esse transtorno não deve ser tratado através do ambiente online.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.